Este disco não tem nada a ver com Bach, OK? Inclusive Torelli morreu antes de meu pai escrever seus verdadeiros e justamente ouvidíssimos Concertos de Brandenburgo. Apesar do esforço do Charivari Agréable, Torelli tem dificuldades para decolar. A coisa não anda. Seus concertos para trompete são largamente divulgados, mas estes, para cordas, servem apenas para aquecimento. Vi agora que Torelli nasceu em Verona e Verona é legal, né? Se há uma cidade italiana da qual gostei foi Verona. Mas confesso que brochei demais agora de manhã ouvindo essas 43 faixas. O efeito é que quase esqueci a felicidade de ver ontem a desclassificação do Grêmio pelo Juventude — escrevo na manhã de segunda-feira (25/4/2016), bem entendido.
Giuseppe Torelli (1658-1709): The Original Brandenburg Concertos
1 Concerto №1 in G major: Presto – Adagio 1:51
2 Concerto №1 in G major: Allegro 1:13
3 Concerto №1 in G major: Adagio 1:17
4 Concerto №1 in G major: Allegro 1:45
5 Concerto №2 in E minor: Allegro 1:39
6 Concerto №2 in E minor: Adagio 1:41
7 Concerto №2 in E minor: Presto 1:14
8 Concerto №3 in B minor: Allegro 1:43
9 Concerto №3 in B minor: Adagio 1:10
10 Concerto №3 in B minor: Allegro 1:26
11 Concerto №4 in D major: Adagio 0:23
12 Concerto №4 in D major: Allegro 1:01
13 Concerto №4 in D major: Adagio 1:44
14 Concerto №4 in D major: Allegro 1:26
15 Concerto №5 in G minor: Presto 1:01
16 Concerto №5 in G minor: Presto – Adagio 0:46
17 Concerto №5 in G minor: Allegro 1:37
18 Concerto №6 in C minor: Allegro 2:04
19 Concerto №6 in C minor: Adagio 1:37
20 Concerto №6 in C minor: Allegro 1:27
21 Concerto №7 in C major: Allegro 1:05
22 Concerto №7 in C major: Adagio e staccato 1:08
23 Concerto №7 in C major: Allegro 1:24
24 Concerto №8 in F major: Adagio 0:47
25 Concerto №8 in F major: Allegro 1:40
26 Concerto №8 in F major: Adagio 1:21
27 Concerto №8 in F major: Allegro 1:18
28 Concerto №9 in A minor: Presto 1:40
29 Concerto №9 in A minor: Adagio 1:03
30 Concerto №9 in A minor: Allegro 1:32
31 Concerto №10 in D minor: Adagio 2:12
32 Concerto №10 in D minor: Allegro 0:43
33 Concerto №10 in D minor: Largo 1:20
34 Concerto №10 in D minor: Presto 1:36
35 Concerto №11 in B flat major: Allegro 1:05
36 Concerto №11 in B flat major: Largo e staccato 1:38
37 Concerto №11 in B flat major: Allegro 1:33
38 Concerto №12 in A major: Allegro – Adagio 1:47
39 Concerto №12 in A major: Largo 1:07
40 Concerto №12 in A major: Allegro 1:55
41 Sonata a 4 in A minor: Largo – Allegro 2:57
42 Sonata a 4 in A minor: Grave 1:52
43 Sonata a 4 in A minor: Allegro 2:25
Um excelente disco de música moderna. A grande estrela do CD é o norte-americano George Tsontakis (1951) que esmerilha duas peças extraordinárias, abrindo e fechando os trabalhos. É impossível não se apaixonar pelo longo oratório para piano e orquestra representado por Man of Sorrows, assim como pela Waldstein-like Sarabesque. Dentre as outras obras, o destaque fica para a Sonata de Berg, o mais deglutível — e, quem sabe, o mais talentoso compositor — da Segunda Escola de Viena.
Tsontakis: Man of Sorrows & Sarabesque,
Berg: Sonata, Webern: Piano Variations,
Schoenberg: Sechs Kleine Klavierstucke
Tsontakis: Man of Sorrows
1. Ecce Homo 2:12
2. Es Muss Sein 9:32
3. Lacrymosa 2:55
4. Gethsemane 9:35
5. Jesu Joy 8:20
6. Vir Dolorum 6:12
Schönberg :
6. kleine Klavierstücke op.19
7. Leicht 1:06
8. Langsam 0:55
9. Sehr Langsam 1:04
10. Rasch Aber Leicht 0:30
11. Etwas Rasch 0:36
12. Sehr Langsam 2 1:11
Berg : Sonate pour piano op.1
13. Piano Sonata
Webern : Variations pour piano op.27
14. Massig 1:54
15. Schnell 0:44
16. Fliessend 3:59
Tsontakis: Sarabesque
17. Sarabesque 5:47
Stephen Hough, piano
Dallas Symphony Orchestra
Andrew Litton
Toumani Diabaté é um dos músicos africanos mais importantes da atualidade. Toca kora, uma espécie de harpa com 21 cordas exclusiva da África Ocidental, levando-a a públicos de todo o mundo. Com o seu virtuosismo e criatividade excepcionais, mostra o que a kora pode.
Toumani Diabaté nasceu em Bamako, a capital do Mali, em 1965 numa família de Griots (casta de músicos / historiadores), que conta com 71 gerações de executantes de kora. O mais notável foi o seu pai, Sidiki Diabaté (c.1922-96), eleito Rei da Kora no prestigiado Black Arts Festival Festac em 1977 e ainda hoje uma inspiração para todos os tocadores de kora. Toumani Diabaté cresceu num ambiente preenchido por música, mas foi na verdade um autodidacta na aprendizagem da kora, sem receber ensinamentos diretos do seu pai que não fossem ouvir a sua música.
Nas décadas de 1960 e 1970, o meio musical de Bamako era influenciado pelos sons de fora, especialmente pela música negra americana: a música soul era particularmente popular, tal como Jimi Hendrix, Jimmy Smith e grupos de rock britânico como Led Zeppelin. Tanto a exposição a estas sonoridades como os grupos modernos de Bamako seriam importantes para o desenvolvimento musical de Toumani .
Começou a tocar kora aos 5 anos, altura em que o goveno maliano tinha um programa de incentivo aos grupos tradicionais. Estreou-se em público aos 13 anos e em 1984 juntou-se ao grupo que acompanhava a grande diva Kandia Kouyaté, a cantora griot mais conhecida do Mali, com quem percorreu o continente africano .
Embora não tenha aprendido directamente com o seu pai, Toumani Diabaté prosseguiu o seu ideal de desenvolver a kora como instrumento solista, elevando-a a um outra nível. Descobriu um modo de tocar o baixo, o acompanhamento rítmico e a melodia solista ao mesmo tempo, um método que o levou aos palcos de todo o mundo. Veio à Europa pela primeira vez em 1986, acompanhando outra cantora maliana, Ousmane Sacko, e acabou por permanecer em Londres por sete meses. Nesse período, gravou o seu primeiro álbum a solo: Kaira. Foi um disco pioneiro – o primeiro de kora solo de sempre – e mantém-se um best seller até hoje. No mesmo ano apresentou-se pela primeira vez no festival WOMAD, causando um impacto significativo .
No Reino Unido trabalhou formalmente com músicos de várias tendências e contactou com diferentes tradições, como a música clássica indiana, de onde proveio a ideia jugalbandi (diálogo musical entre dois instrumentos) que se tornou uma característica marcante da sua música .
Colaborou com o grupo espanhol Ketama dando origem ao álbum Songhai, uma síntese perfeita da kora com o flamenco. Considerando a experimentação como uma parte do griot moderno, forma em 1990 a Symmetric Orchestra – um equilibrio entre a tradição e a modernidade e entre as contribuições de músicos de países próximos. Senegal, Guiné, Burkina Faso, Costa do Marfim e Mali foram todos parte do Império Mandé medieval. A orquestra estreia-se em cd com Shake the Whole World (1992, Japão e Mali) e atinge o auge com Boulevard de l’Indépendance em 2005, gerando grande aclamação da crítica e uma extensão digressão internacional. Entretanto têm-se apresentado em locais como o Carnegie Hall de Nova Iorque e festivais de Jazz como os de Nice e de Montréal1 .
Ainda na década de 1990, em Bamako, Toumani reúne à sua volta um conjunto de músicos talentosos como Bassekou Kouyaté (ngoni) e Keletigui Diabaté (balafon), cultivando uma abordagem jazz-jugalbandi-griot instrumental que se pode ouvir no álbum Djelika de 1995. Depois do álbum Songhai, grava New Ancient Strings em duo com o também tocador de kora Ballake Sissoko; um tributo ao álbum Cordes Anciennes que nos anos 70 juntou os pais dos dois músicos. Com o disco Kulanjan, de 1999, celebra as ligações entre os blues e a música do ocidente africano com o músico norte-americano Taj Mahal. Em MALIcool, ao lado do trompetista Roswell Rudd, é já o free-jazz que serve de referência. A estes juntam-se as participações em inúmeros projectos discográficos como nomes como Ali Farka Touré, Salif Keita, Damon Albarn, Kasse Madi Diabaté e Bjork1 .
Em 2004, Toumani Diabaté recebeu o Ziryab des Virtuoses, um prêmio da UNESCO concedido no Mawazine Festival organizado pelo rei Mohammed VI de Marrocos. É directo da Mandinka Kora Productions, que promove a kora no Mali através de workshops, festivais e vários eventos culturais. Ensina kora e música tradicional moderna no Conservatório de Artes, Cultura e Multimédia Balla Fasseke, inaugurado em Bamako no fim de 2004 .
Em 2004, Toumani Diabaté começou a trabalhar com o World Circuit para uma trilogia de álbuns gravados no Hotel Mandé em Bamako, participando em dois títulos: In the Heart of the Moon em dueto com Ali Farka Touré, álbum vencedor de um Grammy, e Boulevard de l’Indépendance pela Symmetric Orchestra .
Em 2008 foi editado The Mandé Variations, o primeiro álbum de kora solo desde Kaira, há cerca de 20 anos. O álbum Ali and Toumani, recém lançado, em parceria com Ali Farka Touré, foi pontuado com 8.3 pela Pitchfork .
Em 2011, Diabaté tocou kora no projeto “A Curva da Cintura” ao lado dos músicos brasileiros Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra. Além das gravações do álbum em um estúdio de Bamako, “A Curva da Cintura” gerou um documentário para a MTV Brasil.
Fonte: Wikipedia
Toumani Diabaté: The Mandé Variations
1. Si naani 10:27
2. Elyne Road 8:47
3. Ali Farka Toure 6:15
4. Kaounding Cissoko 6:20
5. Ismael Drame 5:42
6. Djourou Kara Nany 6:49
7. El Nabiyouna 5:59
8. Cantelowes 6:57
Um piano e um barítono que canta “silenciosamente”. É isso, apenas isso, mas é muito. Silent Songs é um ciclo de 24 canções escritas entre 1974 e 77. São duas horas lentas, de texturas semelhantes e de dinâmica baixa. A música parece romântica. O acompanhamento de piano é feito de delicados arpejos. Os poemas são todos de grandes autores. São canções tristes de amores perdidos, nostalgia e exílio. As melodias trabalham o cerne de cada poema. Eu recomendo, mas não para todos… Silvestrov é também um poeta. Dos grandes.
Valentin Silvestrov (1937): Silent Songs (2004)
CD1
01. Song Can Tend The Ailing Spirit (Baratynsky)
02. There Were Some Storms And Blizzards (Baratynsky)
03. La Belle Dame Sans Merci (Keats)
04. O Melancholy Time (Pushkin)
05. Farewell, O World, O Earth (Shevchenko)
06. What Meaning Has My Name For You (Pushkin)
07. I Will Tell You With Unswerving Frankness (Mandelstam)
08. I’m Drinking To Mary (Pushkin)
09. Winter Journey (Pushkin)
10. White, A Solitary Sail (Lermontov)
11. I Met You (Tyutchev)
12. The Isle (Shelley)
CD2
01. Eleven Songs. Something tender, blue, unspoken (Yesenin)
02. Autumn Song (Yesenin)
03. Swamps and marshes (Yesenin)
04. Winter Evening (Pushkin)
05. Three Songs. When the cornfield, yellowing, stirs (Lermontov)
06. I set out on the road alone (Lermontov)
07. Mountain summits (Lermontov)
08. Five songs. Elegy. Verses Composed at Night, at a Time of Insomnia (Pushkin)
09. Choral. A vengeful God (Tyutchev)
10. Meditation. It’s time, my friend, it’s time (Pushkin)
11. Ode. Schubert on water (Mandelstam)
12. Postludium. Those sweet companions (Zhukovsky)
13. Four songs. My lashes are pricking (Mandelstam)
14. I don’t know when (Mandelstam)
15. For the thunderous grandeur of ages to come (Mandelstam)
16. The oaks drink from a cold vessel (Mandelstam)
Sergey Yakovenko – Baritone
Ilya Scheps – Piano
Valentin Silvestrov – Piano
Um bom disco. Peças de sabor popular e antigo, apesar de que Goya (1776-1828) não foi tão antigo assim. La Real Cámara e o soprano Marta Almajano levam a coisa com dignidade. Eu esperava algo mais agitado ou apaixonado, já que os biógrafos atribuem a Goya todo o tipo de aventuras quando jovem, como a de ter se tornado toureiro em Roma e ter se envolvido em inúmeras aventuras amorosas. Além disso, parte importante de sua obra é bizarra e estranha, em referência à moral e à alma humana.
Vários compositores: Música en Tiempos de Goya Anônimos, José Castell, Pablo Esteve, Antonio Guerrero, Blas de Laserna, Francisco Courcelle, Domenico Scarlatti, Nicolás Conforto, etc.
1. El Zorongo del Naváo
2. El Dulce de América
3. Sequidillas a solo ‘El hombre en el matrimonio’
4. Overture for 2 violins
5. Agraviado Arianate: Rezitado
6. Agraviado Arianate: Copla
7. Ruiseñor que volando
8. La bella Serrana: El Meloncillo
9. Contradanza del aire
10. El abuelo y la nieta: Quando Bastiana
11. El abuelo y la nieta: Piensa en la Nobia el Nobio
12. La bella Serrana: Porfía por porfía
13. Contradanza del avestruz
14. Ah! va ese disparate: Ay, Cupidillo
15. Lamentación 2 del Viernes Santo de Tiple Solo, violines con sordina y violón obligado
16. Sinfonia No.5 for 2 violins and continuo in A minor
17. Il Barbaro m’affretta: Recitativo
18. Il Barbaro m’affretta: Aria
Marta Almajano, soprano
La Real Cámara
Emilio Moreno
Um bom disco de música antiga, trecho da história da música ao qual o blog não tem se dedicado com muita frequência. É uma bela reunião de compositores da cidade em obras compostas entre 1550 e 1630, quando PQP Bach não tinha ainda nascido. É um belo retrato do que faziam os contemporâneos de Monteverdi. Recomendo o CD sem nenhuma hesitação. O grupo de Sempe é uma perfeição só, mas mesmo assim dá saudades de David Munrow!
Vários compositores: Venezia Stravagantissima – Dances, Canzonas, and Madrigals, 1550-1630
Incerto, Antonio
1 The Funerals- 00:04:29
2 Il primo libro de balli: Pass’e mezzo Moderno- 00:04:18
Guami, Gioseffo
3 Canzon No. 24 a 8- 00:02:50
Vecchi, Orazio
4 Mostrav’ in ciel- 00:01:57
Mainerio, Giorgio — Il primo libro de balli (excerpts)- 00:09:09
5 Tedesca e Saltarello 00:02:43
6 Pass’e mezzo Antico 00:04:09
7 Pass’e mezzo della Paganina e Saltarello 00:02:17
Picchi, Giovanni
8 Intavolatura di balli: Ballo alla Polacha- 00:01:50
Canale, Floriano
9 Canzoni da sonare, Book I: Canzona, “La Balzana a 8”- 00:03:20
Vecchi, Orazio
10 Gioite tutti in suoni- 00:02:48
Mainerio, Giorgio
11 Il primo libro de balli: Ballo Anglese e Saltarello- 00:03:21
Lappi, Pietro
12 Canzona, “La Negrona”- 00:02:53
Zanetti, Gasparo
13 Intrada del Marchese di Caravazzo- 00:02:00
Gabrieli, Giovanni
14 Canzon II- 00:02:35
Picchi, Giovanni
15 Intavolatura di balli: Ballo Ongaro- 00:02:04
Vecchi, Orazio
16 So ben mi ch’ha bon tempo- 00:09:52
Guillemette Laurens
Capriccio Stravagante
Skip Sempe
Nos comentários a um post anterior, alguém ficou cantando as maravilhas de Helmuth Rilling e de sua integral de Cantatas. E eu respondi que tinha a Coleção Completa de Cantatas Sacras e Seculares de Bach sob a regência do dito cujo. Dá 77 CDs. Então, no entusiasmo e por acaso, peguei o Vol. 38. Ouçam que CD espetacular! O final da 75 pode ser meia-boca, mas o resto é lindo, de uma felicidade total. Minha preferência total é pela 175. Confiram aí!
J. S. Bach (1685-1750): Cantatas 175, 165, 75 (Vol. 38 da coleção completa de Rilling)
Um extraordinário álbum triplo. O russo Igor Levit interpreta três obras de variações de diferentes épocas com galhardia e categoria. As Goldberg todo mundo conhece, as Diabelli são imerecidamente menos conhecidas, mas é uma das principais obras pianísticas de Beethoven. O povo unido jamais será vencido! (The People United Will Never Be Defeated!), escritas sobre uma canção do chileno Sergio Ortega torna espetacular, esquerdista e multinacional este trabalho. A propósito, Levit é um jovem de 28 anos que sabe escolher repertório.
E ele vem cheio de recomendações. Com seu disco de 2013, onde tocava as Últimas Sonatas de Beethoven, ele ganhou o prêmio maior do BBC Music Magazine e o Echo 2014 como melhor gravação do ano. Sua segunda gravação, as Seis Partitas de J.S. Bach recebeu Gramophone’s Disc of the Month. Respeitem Igor Levit.
Goldberg Variations, Bwv 988 – Aria With 30 Variations
A1 Aria 4:25
A2 Var. 1 a 1 Clav. 1:55
A3 Var. 2 a 1 Clav. 1:50
A4 Var. 3 – Canone all’ Unisono a 1 Clav. 1:57
A5 Var. 4 a 1 Clav. 1:06
A6 Var. 5 a 1 ovvero 2 Clav. 1:20
A7 Var. 6 – Canone alla Seconda a 1 Clav. 1:22
A8 Var. 7 a 1 ovvero 2 Clav. Al tempo di Giga 1:51
A9 Var. 8 a 2 Clav. 1:52
A10 Var. 9 – Canone alla Terza a 1 Clav. 2:07
A11 Var. 10 – Fughetta a 1 Clav. 1:40
A12 Var. 11 a 2 Clav. 1:44
A13 Var. 12 – Canone alla Quarta 2:05
A14 Var. 13 a 2 Clav. 5:36
A15 Var. 14 a 2 Clav. 2:02
A16 Var. 15 – Canone alla Quinta a 1 Clav. Andante 4:17
A17 Var. 16 – Ouverture a 1 Clav. 2:55
A18 Var. 17 a 2 Clav. 1:48
A19 Var. 18 – Canone alla Sesta a 1 Clav. 1:27
A20 Var. 19 a 1 Clav. 1:25
A21 Var. 20 a 2 Clav. 1:48
A22 Var. 21 – Canone alla Settima 2:43
A23 Var. 22 a 1 Clav. Alla breve 1:37
A24 Var. 23 a 2 Clav. 2:05
A25 Var. 24 – Canone all’ Ottava a 1 Clav. 2:34
A26 Var. 25 a 2 Clav. 8:00
A27 Var. 26 a 2 Clav. 2:01
A28 Var. 27 – Canone alla Nona a 2 Clav. 1:34
A29 Var. 28 a 2 Clav. 2:13
A30 Var. 29 a 1 ovvero 2 Clav. 1:53
A31 Var. 30 – Quodlibet a 1 Clav. 1:45
A32 Aria da capo 4:29
Diabelli Variations – 33 Variations on a Waltz by Anton Diabelli, Op. 120
B1 Tema. Vivace 0:47
B2 Var. 1 – Alla Marcia maestoso 1:52
B3 Var. 2 – Poco allegro 0:49
B4 Var. 3 – L’istesso tempo 1:32
B5 Var. 4 – Un poco piu vivace 0:59
B6 Var. 5 – Allegro vivace 0:52
B7 Var. 6 – Allegro ma non troppo e serioso 1:41
B8 Var. 7 – Un poco piu allegro 1:00
B9 Var. 8 – Piu vivace 1:34
B10 Var. 9 – Allegro pesante e risoluto 1:59
B11 Var. 10 – Presto 0:33
B12 Var. 11 – Allegretto 1:04
B13 Var. 12 – Un poco piu moto 0:47
B14 Var. 13 – Vivace 1:05
B15 Var. 14 – Grave e maestoso 5:01
B16 Var. 15 – Presto scherzando 0:34
B17 Var. 16 – Allegro 0:54
B18 Var. 17 0:58
B19 Var. 18 – Poco moderato 1:58
B20 Var. 19 – Presto 0:42
B21 Var. 20 – Andante 2:24
B22 Var. 21 – Allegro con brio, Meno allegro, Tempo 1:22
B23 Var. 22 – Allegro molto (alla ‘Notte e giorno faticar’ di Mozart) 0:50
B24 Var. 23 – Allegro assai 0:51
B25 Var. 24 – Fughetta. Andante 2:44
B26 Var. 25 – Allegro 0:45
B27 Var. 26 0:56
B28 Var. 27 – Vivace 0:53
B29 Var. 28 – Allegro 0:55
B30 Var. 29 – Adagio ma non troppo 1:18
B31 Var. 30 – Andante, sempre cantabile 2:14
B32 Var. 31 – Largo, molto espressivo 5:18
B33 Var. 32 – Fuga. Allegro, Poco adagio 3:11
B34 Var. 33 – Tempo di Menuetto moderato (ma non tirarsi dietro) 3:31
The People United Will Never Be Defeated! – 36 Variations on ¡El pueblo unido jamás sera vencido!
C1 Thema. With determination 1:30
C2 Var. 1 – Weaving, delicate but firm 1:01
C3 Var. 2 – With firmness 0:57
C4 Var. 3 – Slightly slower, with expressive nuances 1:10
C5 Var. 4 – Marcato, with determination 0:59
C6 Var. 5 – Dreamlike, frozen, a little slower, Tempo 1:39
C7 Var. 6 – Same tempo as beginning, Slower, Tempo, Slower 1:14
C8 Var. 7 – Tempo (Lightly, impatiently) 0:53
C9 Var. 8 – With agility, not too much pedal, crisp 1:15
C10 Var. 9 – Evenly 1:30
C11 Var. 10 – Comodo, recklessly 1:12
C12 Var. 11 – Tempo I. Like fragments of an absent melody, in strict time 1:05
C13 Var. 12 1:32
C14 Var. 13 2:18
C15 Var. 14 – A bit faster, optimistically 1:15
C16 Var. 15 – Flexible, like an improvisation 1:47
C17 Var. 16 – Same tempo as preceding, with fluctuations, much pedal, expansive, with a victorious feeling 1:42
C18 Var. 17 – Left hand strictly. Right hand freely, roughly in space 1:23
C19 Var. 18 1:46
C20 ar. 19 – With energy 0:39
C21 Var. 20 – Crisp, precise 0:34
C22 Var. 21 – Relentless, uncompromising 0:49
C23 Var. 22 – Very expressionate 0:44
C24 Var. 23 – As fast as possible, with some rubato 0:25
C25 Var. 24 3:12
C26 Var. 25 2:39
C27 Var. 26 – In a militant manner 1:15
C28 Var. 27 – Tenderly, with a hopeful expression, Cadenza, Fiercely 5:35
C29 Var. 28 1:22
C30 Var. 29 0:32
C31 Var. 30 2:55
C32 Var. 31 1:00
C33 Var. 32 1:00
C34 Var. 33 1:13
C35 Var. 34 1:00
C36 Var. 35 1:02
C37 Var. 36 – Improvisation 6:44
C38 Thema. Tempo I
Acabou. Pronto. Temos a obra completa de Bach disponível . É uma coleção bastante desigual — muitas vezes temos registros de primeira linha, às vezes há escolhas de segunda ou terceira linhas — , mas é excelente e não dá para parar em pé sem conhecer. Claro que seguiremos postando Bach como doidos, não há como parar e grande parte da graça da música erudita está na comparação e no diálogo entre as interpretações. Mas isso aqui acabou. Foram apenas 153 CDs, correto? Contei um dia, agora esqueci.
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 12, CD 7
—————————————————
BWV1066 Orchestral Suite 1 in C major 1 Ouverture
BWV1066 Orchestral Suite 1 in C major 2 Courante
BWV1066 Orchestral Suite 1 in C major 3 Gavotte I and II
BWV1066 Orchestral Suite 1 in C major 4 Forlane
BWV1066 Orchestral Suite 1 in C major 5 Menuet I and II
BWV1066 Orchestral Suite 1 in C major 6 Bourrée I and II
BWV1066 Orchestral Suite 1 in C major 7 Passepied I and II
BWV1067 Orchestral Suite 2 in B minor 1 Ouverture
BWV1067 Orchestral Suite 2 in B minor 2 Rondeau
BWV1067 Orchestral Suite 2 in B minor 3 Sarabande
BWV1067 Orchestral Suite 2 in B minor 4 Bourrée I and II
BWV1067 Orchestral Suite 2 in B minor 5 Polonaise,Double
BWV1067 Orchestral Suite 2 in B minor 6 Menuet
BWV1067 Orchestral Suite 2 in B minor 7 Badinerie
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 12, CD 8
—————————————————
BWV1068 Orchestral Suite 3 in D major 1 Ouverture
BWV1068 Orchestral Suite 3 in D major 2 Air
BWV1068 Orchestral Suite 3 in D major 3 Gavotte I and II
BWV1068 Orchestral Suite 3 in D major 4 Bourrée
BWV1068 Orchestral Suite 3 in D major 5 Gigue
BWV1069 Orchestral Suite 4 in D major 1 Ouverture
BWV1069 Orchestral Suite 4 in D major 2 Bourrée I and II
BWV1069 Orchestral Suite 4 in D major 3 Gavotte
BWV1069 Orchestral Suite 4 in D major 4 Menuet I and II
BWV1069 Orchestral Suite 4 in D major 5 Réjouissance
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 12, CD 9
—————————————————
BWV1044 Concerto for flute,violin and harpsichord in A minor 1 Allegro
BWV1044 Concerto for flute,violin and harpsichord in A minor 2 Adagio ma non tanto e dolce
BWV1044 Concerto for flute,violin and harpsichord in A minor 3 Alla breve
BWV1055R Concerto for oboe d’amore in A major 1 Allegro
BWV1055R Concerto for oboe d’amore in A major 2 Larghetto
BWV1055R Concerto for oboe d’amore in A major 3 Allegro ma non tanto
BWV1052R Concerto for violin in D minor 1 Allegro
BWV1052R Concerto for violin in D minor 2 Adagio
BWV1052R Concerto for violin in D minor 3 Allegro
BWV1045 Sinfonia in D major
Franz Brüggen
Marie Leonhardt, cravo
Gustav Leonhardt, cravo
Leonhardt-Consort
Gustav Leonhardt (BWV 1044)
Alice Harnoncourt
Jörg Schaeftlein
Concentus Musicus Wien
Nikolaus Harnoncourt
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 12, CD 10
—————————————————
BWV1046a Sinfonia in F major 1 Allegro
BWV1046a Sinfonia in F major 2 Adagio
BWV1046a Sinfonia in F major 3 Menuetto
BWV1050a Brandemburg Concerto N. 5 (early version) 1 Allegro
BWV1050a Brandemburg Concerto N. 5 (early version) 2 Adagio
BWV1050a Brandemburg Concerto N. 5 (early version) 3 Allegro
BWV1064R Concerto for three violins in D major 1 Allegro
BWV1064R Concerto for three violins in D major 2 Adagio
BWV1064R Concerto for three violins in D major 3 Allegro
Um belo CD da Akademie für Alte Musik Berlin. Johann Sebastian teve três filhos geniais. O primeiro fui eu, PQP. O segundo foi mano CPE, o melhor compositor dentre nós. E o terceiro foi WF, nosso primogênito e estranho irmão. Era também alcoolista, mas isso não se nota durante a audição desta maravilha. Wilhelm Friedemann — um bêbado, como dissemos, e homem difícil — foi também o filho favorito de papai. Escreveu música de grande variedade rítmica e harmônica, como as que este CD mostra. O Concerto para Cravo é riquíssimo em seu jogo entre solista e orquestra. As Sinfonias diferem em temperamento: uma é formal e elegante; outra é nervosa e divertida. Da mesma forma, os dois adágios e fugas aqui registrados diferem enormememte. Um nos deixa feliz, o outro é grave. WF tem voz própria e não soa como papai nem com nosso irmão mais conhecido, CPE Bach. Ele é mais peculiar e totalmente imprevisível. Este disco está cheio de surpresas.
W. F. Bach (1710-1784): Sinfonias, Concerto para Cravo
Sinfonie D-dur Fk 64
I. Allegro e maestoso 3:10
2 II. Andante 2:39
3 III. Vivace 3:01
Adagio & Fuge d-moll Fk 65´
4 I. Adagio 4:34
5 II. Fuge 4:52
Concerto für Cembalo, Streicher und Basso continuo e-moll Fk 43
6 I. Allegretto 9:15
7 II. Adagio 10:01
8 III. Allegro assai 5:33
Adagio & Fuge f-moll
9 I. Trio & Adagio 4:09
10 II. Fuge 3:13
Sinfonie F-dur Fk671
11 I. Vivace 3:48
12 II. Andante 5:03
13 III. Allegro 3:39
14 IV. Menuetto I & II 2:48
Raphael Alpermann, cravo
Akademie für Alte Musik Berlin
Stephan Mai
Nem terminou e já estou com saudades das postagens desta grande coleção. É a penúltima e vale a pena como poucas. Estão aqui todos os Concertos para Cravo(s) do mestre, interpretados por Gustav Leonhardt e agregados. (Não que Harnoncourt seja exatamente um agregado…) São registros clássicos que até hoje permanecem como o gold standard dos concertos. Tinha-os apenas em vinis importados a peso de ouro nos anos 70. São os concertos que costumo chamar de “atléticos”, pois não há muito espaço para contemplação e a coisa vai quase sempre rápida, imparable. Adoro. Grande música onde o débil som do cravo não parece confrontar a orquestra, mas aderir a ela. Na próxima postagem da série Bach 2000, os quatro CDs finais e mais lágrimas.
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 12, CD 4
—————————————————
BWV1055 Concerto for harpsichord in A major 1 Allegro
BWV1055 Concerto for harpsichord in A major 2 Larghetto
BWV1055 Concerto for harpsichord in A major 3 Allegro ma non tanto
BWV1056 Concerto for harpsichord in F minor 1 Allegro
BWV1056 Concerto for harpsichord in F minor 2 Largo
BWV1056 Concerto for harpsichord in F minor 3 Presto
BWV1054 Concerto for harpsichord in D major 1 Allegro
BWV1054 Concerto for harpsichord in D major 2 Adagio e sempre piano
BWV1054 Concerto for harpsichord in D major 3 Allegro
BWV1053 Concerto for harpsichord in E major 1 Allegro
BWV1053 Concerto for harpsichord in E major 2 Siciliano
BWV1053 Concerto for harpsichord in E major 3 Allegro
BWV1057 Concerto for harpsichord and two recorders in F major 1 Allegro
BWV1057 Concerto for harpsichord and two recorders in F major 2 Andante
BWV1057 Concerto for harpsichord and two recorders in F major 3 Allegro assai
Gustav Leonhardt, cravo
Franz Brüggen, flauta
Jeannette Van Wingerden, flauta
Leonhardt-Consort
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 12, CD 5
—————————————————
BWV1052 Concerto for harpsichord in D minor 1 Allegro
BWV1052 Concerto for harpsichord in D minor 2 Adagio
BWV1052 Concerto for harpsichord in D minor 3 Allegro
BWV1063 Concerto for three harpsichords in D minor 1 Allegro
BWV1063 Concerto for three harpsichords in D minor 2 Alla Siciliana
BWV1063 Concerto for three harpsichords in D minor 3 Allegro
BWV1061 Concerto for two harpsichords in C major 1 Allegro
BWV1061 Concerto for two harpsichords in C major 2 Adagio ovvero Largo (Quartetto tacet)
BWV1061 Concerto for two harpsichords in C major 3 Fuga Vivace
BWV1064 Concerto for three harpsichords in C major 1 Allegro
BWV1064 Concerto for three harpsichords in C major 2 Adagio
BWV1064 Concerto for three harpsichords in C major 3 Allegro
Gustav Leohardt, cravo
Anneke Uittenbosch, cravo
Alan Curtis, cravo
Leonhardt-Consort
Gustav Leonhardt
Herbert Tachezi, cravo
Concentus Musicus Wien
Nikolaus Harnoncourt
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 12, CD 6
—————————————————
BWV1062 Concerto for two harpsichords in C minor 1 Allegro
BWV1062 Concerto for two harpsichords in C minor 2 Andante e piano
BWV1062 Concerto for two harpsichords in C minor 3 Allegro assai
BWV1060 Concerto for two harpsichords in C minor 1 Allegro
BWV1060 Concerto for two harpsichords in C minor 2 Largo ovvero Adagio
BWV1060 Concerto for two harpsichords in C minor 3 Allegro
BWV1065 Concerto for four harpsichords in A minor 1 Allegro
BWV1065 Concerto for four harpsichords in A minor 2 Largo
BWV1065 Concerto for four harpsichords in A minor 3 Allegro
BWV1059R Concerto for harpsichord in D minor 1 Allegro
BWV1059R Concerto for harpsichord in D minor 2 Adagio
BWV1059R Concerto for harpsichord in D minor 3 Presto
BWV1058 Concerto for harpsichord in G minor 1 Allegro
BWV1058 Concerto for harpsichord in G minor 2 Andante
BWV1058 Concerto for harpsichord in G minor 3 Allegro assai
Gustav Leohardt, cravo
Anneke Uittenbosch, cravo
Eduard Müller, cravo
Janny van Wering, cravo
Leonhardt-Consort
Gustav Leonhardt
Um bom disco dos excelentes Steven Isserlis e Richard Egarr. Nenhuma dessas peças foi escrita para violoncelo e cravo, mas isso pouco importa. As sonatas de Bach para viola da gamba e cravo podem não ter sido concebidas para essa combinação, mas são criações tão sublimes que a identidade dos instrumentos… deixa pra lá. O que conta é a musicalidade dos artistas. Steven Isserlis não faz nenhuma tentativa de fazer seu violoncelo imitar a ressonância da gamba. Reivindica a música para seu instrumento com linhas vigorosamente articuladas, técnica robusta e episódios cantabili de primeira linha. De fato, é esta maravilhosa qualidade de canto que se destaca nessas performances. Sua presença é sentida sobretudo nos movimentos lentos, é claro, mas também nos rápidos.
J. S. Bach / Handel / Scarlatti: Sonatas para Viola da Gamba
Sonata in G major BWV1027 for viola da gamba and harpsichord
J.S. Bach
1 Adagio 3:35
2 Allegro ma non tanto 3:22
3 Andante 2:32
4 Allegro moderato 3:03
Sonata in D minor KK90
Domenico Scarlatti
5 Grave 2:58
6 Allegro 4:28
7 Largo – Allegro 3:19
Sonata in G minor BWV1029 for viola da gamba and harpsichord
8 Vivace 4:57
9 Adagio 5:00
10 Allegro 3:48
Violin Sonata in G minor HWV364b
George Frederick Handel
11 Andante larghetto 1:57
12 Allegro 1:40
13 Adagio 0:42
14 Allegro 2:10
Sonata in D major BWV1028 for viola da gamba and harpsichord
J.S. Bach
15 [Adagio] 1:40
16 [Allegro] 3:33
17 Andante 4:06
18 Allegro 3:53
19 Ich ruf’ zu dir, Herr Jesu Christ BWV639, de J. S. Bach 2:54
Céus, estamos chegando vivos na reta final de nossa empreitada! Já estou até com saudades. E a Caixa 12 começa bem: as interpretações dos concertos são difíceis de bater. Já havia dito neste blog que as duas melhores gravações que conheço dos Brandemburgo são a do Collegium Aureum e a de Giovanni Antonini com seu Il Giardino Armonico. E a coleção traz Antonini e sua tchurma em sua versão algo agressiva, mas viva, viva, viva de fazer inveja a todos aqueles que fizeram uma abordagem acadêmica e respeitosa. Não, não precisa. Bach responde à intrepidez do italiano rendendo ainda mais. E Harnoncourt e o Concentus Musicus dão uma resposta à altura nestes maravilhosos concertos para violino. Um show, sem dúvida.
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 12, CD 1
—————————————————
BWV1043 Concerto for Two Violins in D minor 1 Vivace
BWV1043 Concerto for Two Violins in D minor 2 Largo,ma non tanto
BWV1043 Concerto for Two Violins in D minor 3 Allegro
BWV1042 Concerto for Violin in E major 1 Allegro
BWV1042 Concerto for Violin in E major 2 Adagio
BWV1042 Concerto for Violin in E major 3 Allegro assai
BWV1041 Concerto for Violin in A minor 1 Allegro
BWV1041 Concerto for Violin in A minor 2 Andante
BWV1041 Concerto for Violin in A minor 3 Allegro assai
BWV1056R Concerto for Violin in G minor 1 Allegro
BWV1056R Concerto for Violin in G minor 2 Largo
BWV1056R Concerto for Violin in G minor 3 Presto
BWV1060R Concerto for Oboe and Violin in D minor 1 Allegro
BWV1060R Concerto for Oboe and Violin in D minor 2 Adagio
BWV1060R Concerto for Oboe and Violin in D minor 3 Allegro
Alice Harnoncourt, violino
Walter Pfeiffer, violino (BWV 1043)
Jörg Schaeftlein, violino (BWV 1060R)
Concentus Musicus Wien
Nikolaus Harnoncourt
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 12, CD 2
—————————————————
BWV1046 Brandenburg Concerto 1 in F major 1 Allegro
BWV1046 Brandenburg Concerto 1 in F major 2 Adagio
BWV1046 Brandenburg Concerto 1 in F major 3 Allegro
BWV1046 Brandenburg Concerto 1 in F major 4 Menuetto, Trio, Menuetto, Polonaise, Menuetto, Trio, Menuetto
BWV1047 Brandenburg Concerto 2 in F major 1 Allegro
BWV1047 Brandenburg Concerto 2 in F major 2 Andante
BWV1047 Brandenburg Concerto 2 in F major 3 Allegro assai
BWV1048 Brandenburg Concerto 3 in G major 1 Allegro
BWV1048 Brandenburg Concerto 3 in G major 2 Adagio
BWV1048 Brandenburg Concerto 3 in G major 3 Allegro
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 12, CD 3
—————————————————
BWV1049 Brandenburg Concerto 4 in G major 1 Allegro
BWV1049 Brandenburg Concerto 4 in G major 2 Andante
BWV1049 Brandenburg Concerto 4 in G major 3 Presto
BWV1050 Brandenburg Concerto 5 in D major 1 Allegro
BWV1050 Brandenburg Concerto 5 in D major 2 Affettuoso
BWV1050 Brandenburg Concerto 5 in D major 3 Allegro
BWV1051 Brandenburg Concerto 6 in B-flat major 1 Allegro
BWV1051 Brandenburg Concerto 6 in B-flat major 2 Adagio ma non tanto
BWV1051 Brandenburg Concerto 6 in B-flat major 3 Allegro
A ideia e o repertório são notáveis, Giovanni Antonini é competentíssimo, mas algo aqui não funcionou. O disco é bom, mas não é apaixonante como poderia ser. Ou talvez seja eu o problema, em razão de todo o amor que tenho pela Sinfonia Nº 22 de Haydn, O Filósofo. Vocês sabem como são as exigências do amor. A gente prefere assim e não assado, devagarinho aqui, acelerando ali, sem ou com grosserias, enfim. Também o fato de ter recém ouvido extensivamente os Haydn de Sigiswald Kuijken deve ter atrapalhado. A gente fica mais exigente… Mas Antonini é muito talentoso e vai se recuperar nas próximas gravações desta coleção recém iniciada na Alpha.
Franz Joseph Haydn (1732-1809): Sinfonias Nº 46, 22 “O Filósofo” e 47 / Wilhelm Friedemann Bach (1710-1784): Symphony in F major for strings and continuo
Haydn — Symphony No. 46 in B Major, Hob. I:46
1 I. Vivace 7:34
2 II. Poco adagio 7:27
3 III. Menuet: Allegretto – Trio 2:06
4 IV. Finale: Presto e scherzando 5:57
Symphony No. 22 in E-Flat Major, Hob. I:22 “Philosopher” (Original 1764 Version)
5 I. Adagio 7:18
6 II. Presto 4:06
7 III. Menuetto – Trio 2:22
8 IV. Finale: Presto 2:55
W.F. Bach — Symphony in F major for strings and continuo
9 I. Vivace 4:15
10 II. Andante 3:52
11 III. Allegro 3:15
12 IV. Menuetto I-II 2:13
Symphony No. 47 in G Major, Hob. I:47
13 I. Allegro 7:50
14 II. Un poco adagio 6:34
15 III. Menuet al roverso – Trio al roverso 2:00
16 IV. Finale: Presto assai 5:25
Clique aqui para todo o Bach 2000.Este quinteto de CDs é maravilhoso, diferentemente do anterior. GOSTARIA QUE ALGUÉM INFORMASSE OS INTÉRPRETES, POIS SALVEI OS CDs SEM ELAS. A Arte da Fuga é tocada em órgão, A Oferenda Musical está linda, algumas sonatas que sempre ouvi em violoncelo ou na gamba são tocadas pela flauta e ganharam enorme vida, apesar do amor de tenho pelo cello e pelas gambi (principalmente das mulheres). Enfim, quem baixar fará uma bela colheita.
Com este grupo, fechamos a caixa 11 da Obra Completa de Bach. Vamos agora para a décima-segunda e ÚLTIMA, que tem apenas 10 CDs.
Bom fim de semana!
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 9
—————————————————
BWV1025 Trio in A major for violin and harpsichord 1 Fantasia
BWV1025 Trio in A major for violin and harpsichord 2 Courante
BWV1025 Trio in A major for violin and harpsichord 3 Entrée
BWV1025 Trio in A major for violin and harpsichord 4 Rondeau
BWV1025 Trio in A major for violin and harpsichord 5 Sarabande
BWV1025 Trio in A major for violin and harpsichord 6 Menuett
BWV1025 Trio in A major for violin and harpsichord 7 Allegro
BWV1026 Fuga in G minor for violin and basso continuo 1 Allegro
BWV1027 Sonata in G major for viola da gamba and harpsichord 1 Adagio
BWV1027 Sonata in G major for viola da gamba and harpsichord 2 Allegro ma non tanto
BWV1027 Sonata in G major for viola da gamba and harpsichord 3 Andante
BWV1027 Sonata in G major for viola da gamba and harpsichord 4 Allegro moderato
BWV1028 Sonata in D major for viola da gamba and harpsichord 1 Adagio
BWV1028 Sonata in D major for viola da gamba and harpsichord 2 Allegro
BWV1028 Sonata in D major for viola da gamba and harpsichord 3 Andante
BWV1028 Sonata in D major for viola da gamba and harpsichord 4 Allegro
BWV1029 Sonata in G minor for viola da gamba and harpsichord 1 Vivace
BWV1029 Sonata in G minor for viola da gamba and harpsichord 2 Adagio
BWV1029 Sonata in G minor for viola da gamba and harpsichord 3 Allegro
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 10
—————————————————
BWV1030 Sonata in B minor for flute and harpsichord 1 Andante
BWV1030 Sonata in B minor for flute and harpsichord 2 Largo e dolce
BWV1030 Sonata in B minor for flute and harpsichord 3 Presto
BWV1032 Sonata in A major for flute and harpsichord 1 Vivace
BWV1032 Sonata in A major for flute and harpsichord 2 Largo e dolce
BWV1032 Sonata in A major for flute and harpsichord 3 Allegro
BWV1034 Sonata in E minor for flute and harpsichord 1 Adagio ma non tanto
BWV1034 Sonata in E minor for flute and harpsichord 2 Allegro
BWV1034 Sonata in E minor for flute and harpsichord 3 Andante
BWV1034 Sonata in E minor for flute and harpsichord 4 Allegro
BWV1035 Sonata in E major for flute and harpsichord 1 Adagio ma non tanto
BWV1035 Sonata in E major for flute and harpsichord 2 Allegro
BWV1035 Sonata in E major for flute and harpsichord 3 Siciliano
BWV1035 Sonata in E major for flute and harpsichord 4 Allegro assai
BWV1038 Sonata in G major for flute,violin and basso continuo 1 Largo
BWV1038 Sonata in G major for flute,violin and basso continuo 2 Vivace
BWV1038 Sonata in G major for flute,violin and basso continuo 3 Adagio
BWV1038 Sonata in G major for flute,violin and basso continuo 4 Presto
BWV1039 Sonata in G major for two flutes and basso continuo 1 Adagio
BWV1039 Sonata in G major for two flutes and basso continuo 2 Allegro ma non presto
BWV1039 Sonata in G major for two flutes and basso continuo 3 Adagio e piano
BWV1039 Sonata in G major for two flutes and basso continuo 4 Presto
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 11
—————————————————
BWV1080 Art of Fugue 01 Contrapunctus 1
BWV1072 Canon Trias Harmonica
BWV1073 Canon a 4 Voc perpetuus
BWV1074 Canon a 4
BWV1075 Canon a 2 perpetuus
BWV1076 Canon triplex à 6 Voc
BWV1077 Canone doppio sopr’il Soggetto
BWV1078 Canon super Fa Mi,a 7 post Tempus Musicum
BWV1086 Canon Concordia discors
BWV1013 Partita in A minor for solo flute 1 Allemande
BWV1013 Partita in A minor for solo flute 2 Corrente
BWV1013 Partita in A minor for solo flute 3 Sarabande
BWV1013 Partita in A minor for solo flute 4 Bourrée Anglaise
BWV1031 Sonata in E-flat major for flute and harpsichord 1 Allegro Moderato
BWV1031 Sonata in E-flat major for flute and harpsichord 2 Sicilienne
BWV1031 Sonata in E-flat major for flute and harpsichord 3 Allegro
BWV1033 Sonata in C major for flute and basso continuo 1 Andante
BWV1033 Sonata in C major for flute and basso continuo 2 Presto
BWV1033 Sonata in C major for flute and basso continuo 3 Allegro
BWV1033 Sonata in C major for flute and basso continuo 4 Adagio
BWV1033 Sonata in C major for flute and basso continuo 5 Menuet
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 13
—————————————————
BWV1080 Art of Fugue 01 Contrapunctus 1
BWV1080 Art of Fugue 02 Contrapunctus 2
BWV1080 Art of Fugue 03 Contrapunctus 3
BWV1080 Art of Fugue 04 Contrapunctus 4
BWV1080 Art of Fugue 05 Contrapunctus 5
BWV1080 Art of Fugue 06 Contrapunctus 6
BWV1080 Art of Fugue 07 Contrapunctus 7
BWV1080 Art of Fugue 08 Contrapunctus 8
BWV1080 Art of Fugue 09 Contrapunctus 9
BWV1080 Art of Fugue 10 Contrapunctus 10
BWV1080 Art of Fugue 11 Contrapunctus 11
BWV1080 Art of Fugue 12 Canon alla Ottava
BWV1080 Art of Fugue 13 Canon alla Duodecima
BWV1080 Art of Fugue 14 Canon alla Decima
BWV1080 Art of Fugue 15 Canon
BWV1080 Art of Fugue 16 Contrapunctus 13,a 3 – 1 rectus
BWV1080 Art of Fugue 17 Contrapunctus 13,a 3 – 2 inversus
BWV1080 Art of Fugue 18 Contrapunctus 12,a 4 – 1 rectus
BWV1080 Art of Fugue 19 Contrapunctus 12,a 4 – 2 inversus
Um disco belíssimo, algo que não pode passar em branco mesmo! Lembro ter achado Christian Tetzlaff meio mão-pesada em sua versão para as Sonatas e Partitas Solo de Bach, mas também pudera, o cara é um romântico nato. Nasceu para este repertório. Os irmãos Tetzlaff — violino e cello, Christian e Tanya — e o excelente pianista Lars Vogt formam um conjunto de notável equilíbrio e estão cabeça com cabeça com o Beaux Arts, com a diferença de que a qualidade de som é melhor aqui. Seu diálogo é contínuo, quente e compreensivo. O repertório é aquilo, né? Os Trios Nº 1 e 2 moram no ventrículo esquerdo — local onde o coração bate mais forte — deste que vos escreve. Jamais cansarei de ouvi-los e de descobrir novidades neles.
Johannes Brahms (1833-1897): The Piano Trios
CD1:
Piano Trio No.2 in C major, Op.87
01. I. Allegro moderato (09:14)
02. II. Andante con moto (07:55)
03. III. Scherzo: Presto (04:51)
04. IV. Finale: Allegro giocoso (06:20)
Piano Trio No.3 in C minor, Op.101
05. I. Allegro energico (07:08)
06. II. Presto non assai (03:28)
07. III. Andante grazioso (04:06)
08. IV. Allegro molto (05:48)
CD2:
Piano Trio No.1 in B major, Op.8 (revised 1889 version)
01. I. Allegro con brio – Tranquillo (13:39)
02. II. Scherzo: Allegro molto (06:30)
03. III. Adagio (07:42)
04. IV. Finale: Allegro (06:33)
Christian Tetzlaff, violin
Tanja Tetzlaff, cello
Lars Vogt, piano
Essa gravação de Nikolaus Harnoncourt como violoncelista das notáveis Suítes de Bach é muito inferior às que normalmente postamos em nosso guichê. Mas… O cara é uma lenda. Uma lenda justa, justíssima, como regente e escritor. Porém, ele nunca seria lembrado por estas gravações.
Já as Sonatas para Violino e Cravo recebem melhor tratamento de seus executantes. A presença de Harnoncourt como violoncelista no contínuo das sonatas (CD 7) é perfeita. Mas não sei porque a Coleção Bach 2000 fez algumas escolhas. Espero que a coisa volte logo a um nível artístico de primeira linha, apesar de estarmos na reta final da Coleção. Por que a qualidade caiu justo agora? Para não concorrer com as gravações mais recentes, e que se repetem cada vez melhores, da grande obra? Pode ser. Harnoncourt é um grande teórico, um enorme regente — e não apenas de música barroca — , mas não é uma “first choice” como violoncelista, ainda mais nas Suítes.
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 5
—————————————————
BWV1007 Cello Suite 1 in G major 1 Prélude
BWV1007 Cello Suite 1 in G major 2 Allemande
BWV1007 Cello Suite 1 in G major 3 Courante
BWV1007 Cello Suite 1 in G major 4 Sarabande
BWV1007 Cello Suite 1 in G major 5 Menuet I
BWV1007 Cello Suite 1 in G major 6 Menuet II
BWV1007 Cello Suite 1 in G major 7 Gigue
BWV1008 Cello Suite 2 in D minor 1 Prélude
BWV1008 Cello Suite 2 in D minor 2 Allemande
BWV1008 Cello Suite 2 in D minor 3 Courante
BWV1008 Cello Suite 2 in D minor 4 Sarabande
BWV1008 Cello Suite 2 in D minor 5 Menuet I
BWV1008 Cello Suite 2 in D minor 6 Menuet II
BWV1008 Cello Suite 2 in D minor 7 Gigue
BWV1009 Cello Suite 3 in C major 1 Prélude
BWV1009 Cello Suite 3 in C major 2 Allemande
BWV1009 Cello Suite 3 in C major 3 Courante
BWV1009 Cello Suite 3 in C major 4 Sarabande
BWV1009 Cello Suite 3 in C major 5 Bourrée I
BWV1009 Cello Suite 3 in C major 6 Bourrée II
BWV1009 Cello Suite 3 in C major 7 Gigue
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 6
—————————————————
BWV1010 Cello Suite 4 in E-flat major 1 Prélude
BWV1010 Cello Suite 4 in E-flat major 2 Allemande
BWV1010 Cello Suite 4 in E-flat major 3 Courante
BWV1010 Cello Suite 4 in E-flat major 4 Sarabande
BWV1010 Cello Suite 4 in E-flat major 5 Bourrée I
BWV1010 Cello Suite 4 in E-flat major 6 Bourrée II
BWV1010 Cello Suite 4 in E-flat major 7 Gigue
BWV1011 Cello Suite 5 in C minor 1 Prélude
BWV1011 Cello Suite 5 in C minor 2 Allemande
BWV1011 Cello Suite 5 in C minor 3 Courante
BWV1011 Cello Suite 5 in C minor 4 Sarabande
BWV1011 Cello Suite 5 in C minor 5 Gavotte I
BWV1011 Cello Suite 5 in C minor 6 Gavotte II
BWV1011 Cello Suite 5 in C minor 7 Gigue
BWV1012 Cello Suite 6 in D major 1 Prélude
BWV1012 Cello Suite 6 in D major 2 Allemande
BWV1012 Cello Suite 6 in D major 3 Courante
BWV1012 Cello Suite 6 in D major 4 Sarabande
BWV1012 Cello Suite 6 in D major 5 Gavotte I
BWV1012 Cello Suite 6 in D major 6 Gavotte II
BWV1012 Cello Suite 6 in D major 7 Gigue
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 7
—————————————————
BWV1014 Sonata 1 in B minor for violin and harpsichord 1 Adagio
BWV1014 Sonata 1 in B minor for violin and harpsichord 2 Allegro
BWV1014 Sonata 1 in B minor for violin and harpsichord 3 Andante
BWV1014 Sonata 1 in B minor for violin and harpsichord 4 Allegro
BWV1015 Sonata 2 in A major for violin and harpsichord 1 Adagio
BWV1015 Sonata 2 in A major for violin and harpsichord 2 Allegro
BWV1015 Sonata 2 in A major for violin and harpsichord 3 Andante Un Poco
BWV1015 Sonata 2 in A major for violin and harpsichord 4 Presto
BWV1016 Sonata 3 in E major for violin and harpsichord 1 Adagio
BWV1016 Sonata 3 in E major for violin and harpsichord 2 Allegro
BWV1016 Sonata 3 in E major for violin and harpsichord 3 Adagio ma non tanto
BWV1016 Sonata 3 in E major for violin and harpsichord 4 Allegro
BWV1017 Sonata 4 in C minor for violin and harpsichord 1 Largo
BWV1017 Sonata 4 in C minor for violin and harpsichord 2 Allegro
BWV1017 Sonata 4 in C minor for violin and harpsichord 3 Adagio
BWV1017 Sonata 4 in C minor for violin and harpsichord 4 Allegro
BWV1018 Sonata 5 in F minor for violin and harpsichord 1 Lamento
BWV1018 Sonata 5 in F minor for violin and harpsichord 2 Allegro
BWV1018 Sonata 5 in F minor for violin and harpsichord 3 Adagio
BWV1018 Sonata 5 in F minor for violin and harpsichord 4 Vivace
Alice Harnoncourt
Nikolaus Harnoncourt
Herbert Tachezi
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 8
—————————————————
BWV1019 Sonata 6 in G major for violin and harpsichord 1 Allegro
BWV1019 Sonata 6 in G major for violin and harpsichord 2 Largo
BWV1019 Sonata 6 in G major for violin and harpsichord 3 Allegro
BWV1019 Sonata 6 in G major for violin and harpsichord 4 Adagio
BWV1019 Sonata 6 in G major for violin and harpsichord 5 Allegro
BWV1019a Sonata 6a in G major 1 Adagio
BWV1019a Sonata 6a in G major 2 Cantabile,ma un poco adagio
BWV1019a Sonata 6a in G major 3 (harpsichord solo)
BWV1019a Sonata 6a in G major 4 Violino solo e Basso l’accompagnato
BWV1021 Sonata in G major 1 Adagio
BWV1021 Sonata in G major 2 Vivace
BWV1021 Sonata in G major 3 Largo
BWV1021 Sonata in G major 4 Presto
BWV1023 Sonata in E minor 1 Prelude,Adagio ma non troppo
BWV1023 Sonata in E minor 2 Allemanda
BWV1023 Sonata in E minor 3 Gigue
Dia desses, numa das dezenas de pedidos que recebemos, alguém estava solicitando as Obras para Alaúde de Bach. Aí estão. A gravação anterior, que eu mesmo tinha postado, era INFINITAMENTE MELHOR. Mas, o que fazer? Não posso passar meus dias revalidando links. Já nosso amigo Zehetmair vai muitíssimo bem nas extraordinárias Sonatas e Partitas de papai. Estamos na reta final das obras completas de Bach. Alvíssaras!
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 1
—————————————————
BWV0995 Suite in G minor for Lute 1 Prelude
BWV0995 Suite in G minor for Lute 2 Allemande
BWV0995 Suite in G minor for Lute 3 Courante
BWV0995 Suite in G minor for Lute 4 Sarabande
BWV0995 Suite in G minor for Lute 5 Gavotte I and II en Rondeau
BWV0995 Suite in G minor for Lute 6 Gigue
BWV0996 Suite in E minor for Lute Harpsichord 1 Praeludio (Passagio,Presto)
BWV0996 Suite in E minor for Lute Harpsichord 2 Allemande
BWV0996 Suite in E minor for Lute Harpsichord 3 Courante
BWV0996 Suite in E minor for Lute Harpsichord 4 Sarabande
BWV0996 Suite in E minor for Lute Harpsichord 5 Bourrée
BWV0996 Suite in E minor for Lute Harpsichord 6 Gigue
BWV0997 Suite in C minor for Lute Harpsichord,Lute 1 Prelude
BWV0997 Suite in C minor for Lute Harpsichord,Lute 2 Fuga
BWV0997 Suite in C minor for Lute Harpsichord,Lute 3 Sarabande
BWV0997 Suite in C minor for Lute Harpsichord,Lute 4 Gigue,Double
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 2
—————————————————
BWV0998 Prelude,Fugue and Allegro in E-flat major for harpsichord – 1 Prelude
BWV0998 Prelude,Fugue and Allegro in E-flat major for harpsichord – 2 Fuga
BWV0998 Prelude,Fugue and Allegro in E-flat major for harpsichord – 3 Allegro
BWV0999 Prelude in C minor for Lute
BWV1000 Fugue in G minor for Lute
BWV1006a Suite in E major for Lute 1 Prelude
BWV1006a Suite in E major for Lute 2 Loure
BWV1006a Suite in E major for Lute 3 Gavotte en Rondeau
BWV1006a Suite in E major for Lute 4 Menuet I
BWV1006a Suite in E major for Lute 5 Menuet II
BWV1006a Suite in E major for Lute 6 Bourrée
BWV1006a Suite in E major for Lute 7 Gigue
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 3
—————————————————
BWV1002 Partita 1 in B minor for Solo Violin 1 Allemande
BWV1002 Partita 1 in B minor for Solo Violin 2 Courante
BWV1002 Partita 1 in B minor for Solo Violin 3 Sarabande
BWV1002 Partita 1 in B minor for Solo Violin 4 Tempo di Borea
BWV1001 Sonata 1 in G minor for Solo Violin 1 Adagio
BWV1001 Sonata 1 in G minor for Solo Violin 2 Fuga (Allegro)
BWV1001 Sonata 1 in G minor for Solo Violin 3 Siciliana
BWV1001 Sonata 1 in G minor for Solo Violin 4 Presto
BWV1003 Sonata 2 in A minor for Solo Violin 1 Grave
BWV1003 Sonata 2 in A minor for Solo Violin 2 Fuga
BWV1003 Sonata 2 in A minor for Solo Violin 3 Andante
BWV1003 Sonata 2 in A minor for Solo Violin 4 Allegro
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 11, CD 4
—————————————————
BWV1004 Partita 2 in D minor for Solo Violin 1 Allemanda
BWV1004 Partita 2 in D minor for Solo Violin 2 Corrente
BWV1004 Partita 2 in D minor for Solo Violin 3 Sarabanda
BWV1004 Partita 2 in D minor for Solo Violin 4 Giga
BWV1004 Partita 2 in D minor for Solo Violin 5 Ciaccona
BWV1005 Sonata 3 in C major for Solo Violin 1 Adagio
BWV1005 Sonata 3 in C major for Solo Violin 2 Fuga
BWV1005 Sonata 3 in C major for Solo Violin 3 Largo
BWV1005 Sonata 3 in C major for Solo Violin 4 Allegro assai
BWV1006 Partita 3 in E major for Solo Violin 1 Preludio
BWV1006 Partita 3 in E major for Solo Violin 2 Loure
BWV1006 Partita 3 in E major for Solo Violin 3 Gavotte en Rondeau
BWV1006 Partita 3 in E major for Solo Violin 4 Menuet I and II
BWV1006 Partita 3 in E major for Solo Violin 5 Bourrée
BWV1006 Partita 3 in E major for Solo Violin 6 Gigue
Aqui está mais um volume desta espetacular série com as Cantatas de Johann Sebastian Bach por um de seus principais intérpretes, Sir John Elliot Gardiner.
É coleção para se guardar para o resto de suas vidas, degustando-as aos poucos, para melhor apreciar.
CD A
1 – 7 Cantata, BWV 9 ‘Es ist das Heil uns Kommen her’
8 – 12 Cantata, BWV 170 ‘Vergnügte Ruh, beliebte Seelenlust’
13. Der Gerechte kommt um (Kuhnau attrib. Bach)
CD B
1 – 11 Cantata, BWV 186 ‘Ärgre dich, o Seele, nicht’
12-18 Cantata, BWV 107 ‘Was willst du dich betrüben’
19-25 Cantata, BWV 187 ‘Es wartet alles auf dich’
Monteverdi Choir
English Baroque Soloists
John Elliot Gardiner – Conductor
Uma gravação primorosa das Sonatas para Viola da Gamba de J. S. Bach. Tudo muito colorido com a imensa colaboração de Richard Egarr ao órgão, cravo e pianoforte. Além das três Sonatas, que não preencheriam decentemente o tempo médio de um CD, temos peças avulsas de diversas outras obras, retiradas das Suítes para Violoncelo Solo, do Cravo Bem Temperado, do Concerto Italiano, etc. A interpretação do trio Wispelwey, Egarr e Yeadon é fantástica, pura alegria e prazer de tocar que é repassado para o ouvinte.
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Gamba Sonates • Riddle Preludes • Baroque Perpetua
1 Prelude In G (After Prelude In C, BWV 846, From ‘Das Wohltemperierte Clavier 1’) 1:58
Sonate 1* In G, BWV 1027 (Violoncello Piccolo, Organ, Cello)
2 Adagio 3:46
3 Allegro Ma Non Tanto 3:32
4 Andante 2:13
5 Allegro Moderato 3:01
6 Siciliano (From Harpsichord Concerto In E, BWV 1053) 4:41
7 Prelude In D (After Prelude From Cello Suite No 1 In G, BWV 1007) 2:12
17 Largo (From Harpsichord Concerto In f, BWV 1056) 2:39
Cello [Baroque Cello] – Daniel Yeadon (tracks: 2 to 5, 14 to 16)
Cello [Violoncello Piccolo] – Pieter Wispelwey (tracks: 1 to 17)
Fortepiano – Richard Egarr (tracks: 8 to 11)
Harpsichord – Richard Egarr (tracks: 14 to 16)
Organ – Richard Egarr (tracks: 2 to 5)
Para quem quer ou gosta de raridades, este trecho do Bach 2000 é sensacional. O CD9 da Caixa 10 é feito de pequenas peças desconhecidas. Porém, o mais interessante, em minha opinião, localiza-se nas caixas 10 e 11. Ali estão transcrições de Bach para concertos de seus contemporâneos. Há concertos de Vivaldi, Torelli, Marcello, Telemann e de desconhecidos, sempre transcritos para o cravo. Estamos na reta final da postagem dos 153 CDs da obra completa de Bach, Te mete!
Ah, importante! Alguém poderia me informar quem são os cravistas destes CDs???
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 10, CD 9
—————————————————
BWV0822 Suite in G minor 1 Ouverture
BWV0822 Suite in G minor 2 Aria
BWV0822 Suite in G minor 3 Gavotte en Rondeau
BWV0822 Suite in G minor 4 Bourrée
BWV0822 Suite in G minor 5 Menuett I,II,III
BWV0822 Suite in G minor 6 Gigue
BWV0836 Allemande in G minor (Clavier-Büchlein vor W.F.Bach)
BWV0813a Minuet in C minor
BWV0832 Suite (Partita) in A major 1 Allemande
BWV0832 Suite (Partita) in A major 2 Air pour le Trompettes
BWV0832 Suite (Partita) in A major 3 Sarabande
BWV0832 Suite (Partita) in A major 4 Bourrée
BWV0832 Suite (Partita) in A major 5 Gigue
BWV0946 Fugue in C major (after Albinoni)
BWV0947 Fugue in A minor
BWV0948 Fugue in D minor
BWV0949 Fugue in A major
BWV0950 Fugue in A major (after Albinoni)
BWV0923 Prelude in B minor
BWV0951 Fugue in B minor (after Albinoni)
BWV0953 Fugue in C major (Clavier-Büchlein vor W.F.Bach)
BWV0961 Fughetta in C minor
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 10, CD 10
—————————————————
BWV0972 Concerto in D major after Vivaldi’s L’estro armonico,Op.3 No.9 – 1 Allegro
BWV0972 Concerto in D major after Vivaldi’s L’estro armonico,Op.3 No.9 – 2 Larghetto
BWV0972 Concerto in D major after Vivaldi’s L’estro armonico,Op.3 No.9 – 3 Allegro
BWV0973 Concerto in G major after Vivaldi’s Concerti a cinque stromenti,Op.7 No.2 – 1 Allegro
BWV0973 Concerto in G major after Vivaldi’s Concerti a cinque stromenti,Op.7 No.2 – 2 Largo
BWV0973 Concerto in G major after Vivaldi’s Concerti a cinque stromenti,Op.7 No.2 – 3 Allegro
BWV0975 Concerto in G minor after Vivaldi’s La stravaganza,Op.4 No.6 – 1 Allegro
BWV0975 Concerto in G minor after Vivaldi’s La stravaganza,Op.4 No.6 – 2 Largo
BWV0975 Concerto in G minor after Vivaldi’s La stravaganza,Op.4 No.6 – 3 Giga,Presto
BWV0976 Concerto in C major after Vivaldi’s L’estro armonico,Op.3 No.12 – 1 Allegro
BWV0976 Concerto in C major after Vivaldi’s L’estro armonico,Op.3 No.12 – 2 Largo
BWV0976 Concerto in C major after Vivaldi’s L’estro armonico,Op.3 No.12 – 3 Allegro
BWV0978 Concerto in F major after Vivaldi’s L’estro armonico,Op.3 No.3 – 1 Allegro
BWV0978 Concerto in F major after Vivaldi’s L’estro armonico,Op.3 No.3 – 2 Largo
BWV0978 Concerto in F major after Vivaldi’s L’estro armonico,Op.3 No.3 – 3 Allegro
BWV0980 Concerto in G major after Vivaldi’s La stravaganza,Op.4 No.1 – 1 Allegro
BWV0980 Concerto in G major after Vivaldi’s La stravaganza,Op.4 No.1 – 2 Largo
BWV0980 Concerto in G major after Vivaldi’s La stravaganza,Op.4 No.1 – 3 Allegro
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 10, CD 11
—————————————————
BWV0974 Concerto in D minor after Alessandro Marcello’s Oboe Concerto No.2,in Concerti a cinque,Amsterdam c1717 – 1 Allegro
BWV0974 Concerto in D minor after Alessandro Marcello’s Oboe Concerto No.2,in Concerti a cinque,Amsterdam c1717 – 2 Adagio
BWV0974 Concerto in D minor after Alessandro Marcello’s Oboe Concerto No.2,in Concerti a cinque,Amsterdam c1717 – 3 Presto
BWV0977 Concerto in C major after an unknown source (perhaps Vivaldi) – 1 Allegro
BWV0977 Concerto in C major after an unknown source (perhaps Vivaldi) – 2 Adagio
BWV0977 Concerto in C major after an unknown source (perhaps Vivaldi) – 3 Giga
BWV0979 Concerto in B minor after Giuseppe Torelli,violin concerto in D minor – 1 Adagio,Allegro
BWV0979 Concerto in B minor after Giuseppe Torelli,violin concerto in D minor – 2 Adagio
BWV0979 Concerto in B minor after Giuseppe Torelli,violin concerto in D minor – 3 Allegro
BWV0979 Concerto in B minor after Giuseppe Torelli,violin concerto in D minor – 4 Andante
BWV0979 Concerto in B minor after Giuseppe Torelli,violin concerto in D minor – 5 Adagio
BWV0979 Concerto in B minor after Giuseppe Torelli,violin concerto in D minor – 6 Allegro
BWV0981 Concerto in C minor after a violin concerto by Benedetto Marcello – 1 Adagio
BWV0981 Concerto in C minor after a violin concerto by Benedetto Marcello – 2 Vivace
BWV0981 Concerto in C minor after a violin concerto by Benedetto Marcello – 3 Grave
BWV0981 Concerto in C minor after a violin concerto by Benedetto Marcello – 4 Prestissimo
BWV0982 Concerto in B-flat major after Duke Johann Ernst of Saxe-Weimar,Six Concerts – 1 Allegro
BWV0982 Concerto in B-flat major after Duke Johann Ernst of Saxe-Weimar,Six Concerts – 2 Adagio
BWV0982 Concerto in B-flat major after Duke Johann Ernst of Saxe-Weimar,Six Concerts – 3 Allegro
BWV0983 Concerto in G minor after an unknown source – 1 Allegro
BWV0983 Concerto in G minor after an unknown source – 2 Adagio
BWV0983 Concerto in G minor after an unknown source – 3 Allegro
BWV0984 Concerto in C major Duke Johann Ernst of Saxe-Weimar,Six Concerts – 1 Allegro
BWV0984 Concerto in C major Duke Johann Ernst of Saxe-Weimar,Six Concerts – 2 Adagio e affetuoso
BWV0984 Concerto in C major Duke Johann Ernst of Saxe-Weimar,Six Concerts – 3 Allegro assai
BWV0985 Concerto in G minor after Georg Philipp Telemann – 1 Allegro
BWV0985 Concerto in G minor after Georg Philipp Telemann – 2 Adagio
BWV0985 Concerto in G minor after Georg Philipp Telemann – 3 Allegro
BWV0986 Concerto in G major after an unknown source – 1 Allegro
BWV0986 Concerto in G major after an unknown source – 2 Adagio
BWV0986 Concerto in G major after an unknown source – 3 Allegro
BWV0987 Concerto in D minor after an unknown source – 1 Adagio,Presto
BWV0987 Concerto in D minor after an unknown source – 2 Allegro
BWV0987 Concerto in D minor after an unknown source – 3 Adagio
BWV0987 Concerto in D minor after an unknown source – 4 Vivace
Estou me privilegiando de uma internet ultra rápida, que está permitindo que eu consiga subir estes arquivos em alguns segundos, ao contrário de minha casa, onde amargo até uma hora aguardando o upload destes mesmos arquivos.
Aqui está o terceiro volume. Divirtam-se, enquanto ainda consigo realizar este feito, com direito a arquivos em formato .flac, com melhor qualidade.
A
1-6 Cantata, BWV 24 ‘Ein ungefärbt Gemüte’
7-12 Cantata, BWV 185 ‘Barhmherziges Herze der ewigen Liebe’
13-17 Cantata, BWV 177 ‘Ich ruf zu dir, Herr Jesu Christ’
18-24 Cantata, BWV 71 ‘Gott ist mein König’
B
1-5 Cantata, BWV 131 ‘Aus der Tiefen rufe ich, Herr, zu dir’
6-12 Cantata, BWV 93 ‘Wer nur den lieben Gott lässst walten’
13-19 Cantata, BWV 88 ‘Siehe, ich will viel Fischer aussenden’
Este segundo volume, composto por dois cds, já está em formato .flac, por esse motivo o arquivo ficou maior. Provavelmente os próximos também seguirão neste formato.
CD A
1 – 13 – Cantata, BWV 2 ‘Ach Gott, vom Himmel sieh darein’
14 – 14. – Heinrich Schütz_ SWV386 ‘Die Himmel erzählen die Ehre Gottes’
15 – 28 – Cantata, BWV 76 ‘Die Himmel erzählen die Ehre Gottes’
Lisa Larson – Soprano
Daniel Taylor – Alto
James Gilchrist – Tenor
Stephen Varcoe – bass
CD B
1 – 11 Cantata, BWV 21 ‘Ich hatte viel Bekümmernis’
12 – 17 Cantata, BWV 135 ‘Ach, Herr, mich armen Sünder’
18 – 20 Concerto in A Minor for Flute Violin and Harpsichord, BWV 1044
Katharine Fuge – Soprano
Robin Tyson – Alto
Vernon Kirk – Tenor
Jonathan Brown – Bass
Monteverdi Choir
The English Baroque Soloists
John Elliot Gardiner
Olha, nem sei bem do que se trata essas 10 canções (lieder) de Mahler arranjadas pelo grande compositor italiano Luciano Berio. Conhecia algumas, outras não.
Claro, pois o que interessa neste CD é mais um raro registro da célebre Sinfonia de Berio. A Sinfonia foi uma encomenda da Filarmônica de Nova York para seu 125º aniversário. Composta em 1968-69 para orquestra e oito vozes amplificadas, é um inovador trabalho pós-serial, com vários vocalistas comentando sobre tópicos musicais, literários e políticos numa viagem aparentemente alucinada de citações e passagens dissonantes. As oito vozes não são usadas de maneira habitual. Frequentemente não cantam, mas falam, sussurram e gritam palavras de Claude Lévi-Strauss, cujo O Cru e o Cozido fornece boa parte do texto. Há também trechos do romance de Samuel Beckett O Inominável, instruções da partitura de Gustav Mahler para o 3º movimento da Sinfonia Nº 2, A Ressurreição — utilizada loucamente no terceiro movimento de Berio — , e grafites parisienses de maio de 1968. A estreia foi regida por Leonard Bernstein que escreveu que a Sinfonia era representante da nova direção que a música clássica estava tomando após a década pessimista dos anos sessenta. Foi, efetivemente, uma quebra naquela pasmaceira derivada da Segunda Escola de Viena.
Berio disse mais ou menos isso: “Tentar definir a música é quase como tentar definir a poesia, ou seja: trata-se de uma operação felizmente impossível, considerando a futilidade de querer estabelecer uma fronteira entre o que é música e o que não é, entre poesia e não-poesia. Talvez a música seja justamente isto: a procura de uma fronteira constantemente deslocada.”
A famosa Sinfonia de Berio está por toda a rede. São centenas de artigos que analisam uma das principais obras musicais do vanguardismo musical do século XX. Ela foi dedicada à Leonard Bernstein, que a estreou, mas na verdade homenageia toda a história da música, principalmente em seu terceiro movimento em que ouve-se claramente Mahler, Mahler, Mahler mas também Debussy, Bach e Schoenberg.
Ao ouvinte com pouca vivência em música moderna, sugiro começar a audição pelo terceiro movimento. Ali está o cerne da Sinfonia. Na segunda parte da Sinfonia há um tributo à memória de Martin Luther King. As oito vozes remetem-nos aos sons que constituem o nome do mártir negro até a enunciação completa e inteligível do seu nome.
1 Lieder und Gesänge, Book 3: XI. Ablösung im Sommer 1:37
2 Lieder und Gesänge, Book 3: X. Zu Straβburg auf der Schanz 3:49
3 Lieder Und Gesänge, Book 3: XIII. Nicht Wiedersehen! 4:32
4 Lieder und Gesänge, Book 2: VI. Um schlimme Kinder artig zu machen 1:49
5 Lieder und Gesänge, Book 1: II. Erinnerung 2:47
6 Lieder und Gesänge, Book 1: III. Hans und Grete 2:03
7 Lieder und Gesänge, Book 2: VII. Ich ging mit Lust 4:26
8 Lieder und Gesänge, Book 1: I. Frühlingsmorgen 1:59
9 Lieder und Gesänge, Book 1: V. Phantasie aus “Don Juan” 2:24
10 Lieder und Gesänge, Book 3: XII. Scheiden und Meiden 2:38
Matthias Goerne
BBC Symphony Orchestra
Josep Pons
11 Sinfonia: I. 5:56
12 Sinfonia: II. O King 4:34
13 Sinfonia: III. In ruhig fliessender Bewegung 12:23
14 Sinfonia: IV. 3:14
15 Sinfonia: V. 7:11
The Synergy Vocals
BBC Symphony Orchestra
Josep Pons
Uma pena, estou com pouco tempo para comentar, mas acho que o título acima é suficientemente sedutor. O Concerto Italiano é uma peça indescritível — talvez Bach tenha escrito o melhor concerto de Vivaldi de todos os tempos… A Abertura Francesa é portentosa, as Variações Goldberg é a obra que mais amo neste mundo (prefiro outras interpretações), as Sonatas… Chega! Apenas baixem e ouçam!
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 10, CD 5
—————————————————
BWV0971 Italian Concerto in F major 1 Allegro moderato
BWV0971 Italian Concerto in F major 2 Andante (D minor)
BWV0971 Italian Concerto in F major 3 Presto
BWV0831 French Overture (Partita) in B minor 1 Ouverture
BWV0831 French Overture (Partita) in B minor 2 Courante
BWV0831 French Overture (Partita) in B minor 3 Gavotte I and II
BWV0831 French Overture (Partita) in B minor 4 Passepied I and II
BWV0831 French Overture (Partita) in B minor 5 Sarabande
BWV0831 French Overture (Partita) in B minor 6 Bourrée I and II
BWV0831 French Overture (Partita) in B minor 7 Gigue
BWV0831 French Overture (Partita) in B minor 8 Echo
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 10, CD 7
—————————————————
BWV0964 Sonata in D minor 1 Adagio
BWV0964 Sonata in D minor 2 Fuga,Allegro
BWV0964 Sonata in D minor 3 Andante
BWV0964 Sonata in D minor 4 Allegro
BWV0965 Sonata in A minor 1 Adagio
BWV0965 Sonata in A minor 2 Fuga,Allegro
BWV0965 Sonata in A minor 3 Adagio
BWV0965 Sonata in A minor 4 Presto
BWV0965 Sonata in A minor 5 Allemande
BWV0965 Sonata in A minor 6 Courante
BWV0965 Sonata in A minor 7 Sarabande
BWV0965 Sonata in A minor 8 Gigue
BWV0966 Sonata in C major 1 Praeludium
BWV0966 Sonata in C major 2 Fuga
BWV0966 Sonata in C major 3 Adagio
BWV0966 Sonata in C major 4 Allegro
BWV0966 Sonata in C major 5 Allemande
BWV0966 Sonata in C major 6 Courante
BWV0966 Sonata in C major 7 Sarabande
BWV0966 Sonata in C major 8 Gigue
BWV0968 Sonata in G major 1 Adagio
BWV0968 Sonata in G major 2 Fuga
BWV0968 Sonata in G major 3 Largo
BWV0968 Sonata in G major 4 Allegro assai
BWV0954 Fugue in B-flat major,Allegro
Andreas Staier, cravo
—————————————————
Bach 2000 – Caixa 10, CD 8
—————————————————
BWV0833 Prelude and Partita in F major 1 Praeludium,Andante
BWV0833 Prelude and Partita in F major 2 Allemande
BWV0833 Prelude and Partita in F major 3 Courante
BWV0833 Prelude and Partita in F major 4 Sarabande
BWV0833 Prelude and Partita in F major 5 Double,Allegro
BWV0833 Prelude and Partita in F major 6 Air,Allegro
BWV0896 Prelude and Fugue in A major 1 Praeludium
BWV0896 Prelude and Fugue in A major 2 Fuga
BWV0899 Prelude and Fughetta in D minor 1 Praeludium
BWV0899 Prelude and Fughetta in D minor 2 Fuga
BWV0901 Prelude and Fughetta in F major 1 Praeludium
BWV0901 Prelude and Fughetta in F major 2 Fughetta
BWV0902 Prelude and Fughetta in G major 1 Praeludium
BWV0902 Prelude and Fughetta in G major 2 Fuga
BWV0906 Fantasia and Fugue in C minor 1 Fantasia
BWV0906 Fantasia and Fugue in C minor 2 Fuga
BWV0921 Prelude (Fantasia) in C minor
BWV0922 Prelude (Fantasia) in A minor
BWV0929 Prelude (Minuet-Trio) in G minor
BWV0917 Fantasia in G minor
BWV0918 Fantasia in C minor
BWV0846a Well-Tempered Clavier 1 Prelude 1 in C major
BWV0847a Well-Tempered Clavier 1 Prelude 2 in C minor
BWV0851a Well-Tempered Clavier 1 Prelude 6 in D minor
BWV0855a Well-Tempered Clavier 1 Prelude 10 in E minor
Michele Barchi, cravo
Olivier Baumont, cravo (BWV 846a, 847a, 851a e 855a)
Andreas Staier, cravo (BWV 918)