POSTAGENS RESSURRECTAS – Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sonatas para piano (Gilels) – Sinfonias (Walter/Howard) – Sinfonias (Klemperer) #BTHVN250

Caros leitores-ouvintes,

Trata-se de um breve hiato na integral de Beethoven que, de maneira alguma, significa uma interrupção na torrente de postagens com e sobre Beethoven.
Comunicamos a restauração de algumas publicações anteriores cujos links tinham expirado/morrido/ido para o éter e que correspondiam a gravações por demais essenciais para ficarem inativas num blogue que busca sempre ser um repositório da mais excelente música. Todas elas foram originalmente feitas pelo colega FDP Bach, a quem vocês devem sempre – e não só hoje – um agradecimento caloroso por tudo o que ele já lhes trouxe e segue a trazer (e fica a dica: esses agradecimentos fazem muita diferença para quem, como FDP Bach e a maioria de nós outros, esprememos o nem sempre abundante tempo de que dispomos para publicarmos o que de melhor achamos em nossas coleções, enquanto seguimos a praticar o compulsório triatlo de nadar em boletos, suar os sovacos e sobreviver):

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)

SONATAS PARA PIANO por EMIL GILELS
Volume 1 – Sonatas Op. 2 nos. 2 & 3, WoO 47 nos. 1 & 2
Volume 2 – Sonatas Opp. 7, 13, 14 no. 2
Volume 3 – Sonatas Op. 10
Volume 4 – Sonatas Opp. 22 & 26, Variações “Eroica”
Volume 5 – Sonatas Opp. 27 & 28
Volumes 6 & 7 – Sonatas Opp. 31, 49, 53, 57 & 79
Volumes 8 & 9 – Sonatas Opp. 81a, 90, 101, 106, 109, 110

(Nota ESSENCIAL: não se trata de uma integral, pois o gigante de Odessa empacotou antes de completar esta série. Portanto, comportem-se e não me peçam para psicografar as sonatas faltantes ou, pior ainda, incomodar o leonino Emil no Além)

SINFONIAS 1-9 sob OTTO KLEMPERER

Volume 1 – Sinfonias nos. 1 & 6
Volume 2 – Sinfonia no. 3 & Grande Fuga, Op. 133
Volume 3 – Sinfonias nos. 2 & 5
Volume 4 – Sinfonias nos. 4 & 7
Volume 5 – Sinfonia no. 8, Aberturas Leonore & Coriolan
Volume 6 – Sinfonia no. 9, Abertura Prometheus

(Nota essencial: sim, eu vi que a caixa contém 10 CDs; não, não pretendo postar as restantes tão cedo, por motivos de ainda haver pelo menos mais 500 peças de Beethoven para publicar aqui até o aniversário do moço, em dezembro. Agradeço antecipadamente a compreensão)

SINFONIAS 1-9 sob BRUNO WALTER

Volume 1 – Sinfonias nos. 1 & 2 
Volume 2 – Sinfonias nos. 3 & 4
Volume 3 – Sinfonias nos. 5 & 6
Volume 4 – Sinfonias nos. 7 & 8
Volume 5 – Sinfonia no. 9

(Nota essencial: FDP Bach teve a ótima ideia de fazer acompanhar essas interpretações fundamentais das sinfonias por Bruno Walter das engenhosas transcrições que Franz Liszt fez das mesmas obras para piano. Originalmente, nosso colega disponibilizou as duas versões – orquestral e pianística – no mesmo arquivo. Como dispúnhamos das versões separadas, cada leitura de Walter terá a seu lado a de Leslie Howard ao piano)

Espero que desfrutem.

Vassily

3 comments / Add your comment below

  1. Parabéns pela excelente postagem, clássicas interpretações!!
    Duas coisas: Gilels até deixou a integral das sonatas gravadas, mas num selo russo, neste não deu tempo como disse…
    Outra coisa: tenho a integral de Bruno Walter (maravilhosa por sinal) mas anterior, com A NYP (menos a Pastoral, com a de Filadélfia). Conhece? Como analisaria as diferenças?
    Grande abraço!!

  2. Realmente, são registros antológicos e fundamentais, e não por mera questão histórica, por capricho de se respeitar um cânone supostamente forçado. Não, basta ouvir o começo do op.26 com Gilels para que a grandeza, comum a estes mestres, seja, de alguma maneira, sentida. Obrigado.

Deixe um comentário