Postagem restaurada – Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sonatas Op. 2-2 & 3, WoO 47-1 & 2 – Emil Gilels #BTHVN250

PUBLICADO ORIGINALMENTE POR FDP BACH EM 7 DE OUTUBRO DE 2008, RESTAURADO POR VASSILY EM 16/3/2020

Sim, eu sei que tinha prometido a mim mesmo dar um tempo nestas integrais, mas como ando pouco inspirado ultimamente, resolvi encarar a empreitada de postar mais uma integral, desta vez com as Sonatas de Beethoven pelas mãos maravilhosas de Emil Gilels. Meu projeto era colocar o Schubert de Brendel, o Schumann de Kempff, ou até mesmo o Beethoven de Brendel, mas sei que a loucura de final de ano nas aulas vai me deixar absolutamente sem tempo, por isso estou postando o que está mais próximo, esta integral de Gilels está disponível no meu HD, enquanto que as outras opções teriam de ser procuradas na bagunça de meus cds e dvds.Além do mais, não se trata de uma integral, pois faltam algumas sonatas, mas o importante aqui não é a quantidade, e sim a qualidade.

Gilels com certeza é um dos gigantes do piano do Século XX. Suas interpretações de Beethoven e Tchaikovsky estão entre as mais importantes, e isso numa época em que a concorrência era grande e pesada (basta lembrarmos de Rubinstein, Sviatoslav Richter, Wilhelm Kempff, para citar alguns).Foi um dos primeiros artistas soviéticos, junto com outro gigante, David Oistrakh, a excursionar pela Europa, em um período em que isso era pouco comum de acontecer, lembrando que falamos do período stalinista. Comecemos com as sonatas da juventude de Beethoven.

01 – Sonate No.2 A-dur op.2 No.2 – 1. Allegro vivace
02 – Sonate No.2 A-dur op.2 No.2 – 2. Largo appassionato
03 – Sonate No.2 A-dur op.2 No.2 – 3. Scherzo. Allegretto
04 – Sonate No.2 A-dur op.2 No.2 – 4. Rondo. Grazioso
05 – Sonate No.3 C-dur op.2 No.3 – 1. Allegro con brio
06 – Sonate No.3 C-dur op.2 No.3 – 2. Adagio
07 – Sonate No.3 C-dur op.2 No.3 – 3. Scherzo. Allegro
08 – Sonate No.3 C-dur op.2 No.3 – 4. Allegro assai
09 – Sonate Es-dur WoO 47 No.1 – 1. Allegro cantabile
10 – Sonate Es-dur WoO 47 No.1 – 2. Andante
11 – Sonate Es-dur WoO 47 No.1 – 3. Rondo vivace
12 – Sonate f-moll WoO 47 No.2 – 1. Larghetto maestoso – Allegro assai
13 – Sonate f-moll WoO 47 No.2 – 2. Andante
14 – Sonate f-moll WoO 47 No.2 – 3. Presto

Emil Gilels – Piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

5 comments / Add your comment below

  1. Parabéns pela magnífica postagem, temos aqui a melhor “quase-integral” das sonatas do Mestre! Infelizmente, Gilels morreu antes de completar o ciclo (faltaram a nº 1/9/21 e 24)…

    Apesar de toda admiração que tenho por Richter e Pollini (que também não gravaram todas as Sonatas), em Beethoven eu ainda prefiro Gilels.

    Das integrais, qual vocês preferem?

    Eu tenho (e gosto, apesar de conhecer a opinião nada favorável do pqp) a do Ashkenazy e (coletada daqui !) a do Arrau, que não aprecio tanto (especialmente as últimas sonatas e uma Waldstein meio raquítica…). Já vi os DVDs com o Barenboim (corretas mas que não me entusiasmaram) e ouvi falar muito, mas não conheço, a de Gulda (mais antiga) e Goode (mais recente). Também conheço (parcialmente) a de Kempff e de Brendel – que respeito muito, mas não compraria.

    Alguma outra dica?

    Abraço, Eduardo

  2. Eduardo, nunca tive a oportunidade de encontrar esta gravação do Gulda. Com relação ao Baremboim, eu a tenho, mas não me entusiasma tanto.. o Richard Goode gravou em um pianoforte, se não me engano, assim como o Paul Badura-Skoda, que tenho.. gostei muito deste último, aliás, quase entrou ela no lugar do Gilels.

Deixe uma resposta