Postagem restaurada – Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sonatas Op. 10 – Emil Gilels #BTHVN250

PUBLICADO ORIGINALMENTE POR FDP BACH EM 12 DE OUTUBRO DE 2008, RESTAURADO POR VASSILY EM 18/3/2020

Estou muito feliz com a receptividade de meus últimos posts. No Chopin de Kristian Zimerman já tivemos 271 downloads e com o Beethoven do Gilels já foram quase 100 downloads em menos de 3 dias. Com o Listz de Andsnes, tivemos 111 downloads em menos de três dias. Média excelente. Uma curiosidade: tentei baixar o cd duplo deste norueguês tocando Schubert (as últimas quatro sonatas) do avaxhome, no dia segunte à sua apresentação aqui em minha cidade: pois o rapidshare não havia apagado seus links, sendo que dois dias antes eu os testei e estavam todos funcionando perfeitamente? Coincidência ou dedo durismo, não sei…Enfim, mais chato que isso é o problema que estou tendo com o teclado de meu notebook, que comprei há pouco menos de dois meses.. o cursor insiste em pular para outro lugar enquanto estou escrevendo alguma coisa. Irritante, para não dizer outra coisa.

Pois então, eis mais três sonatas de Beethoven interpretadas pelo grande Emil Gilels. Muitos foram os elogios que ouvi sobre este pianista, um dos maiores de sua geração: sua interpretação é limpa, sem exageros, não se importa com performances mirabolantes e sim procura tirar da música sua essência: a melodia.  Minha colega de blog, Clara Schumann, elogiou a clareza de seu fraseado. Pelo que li, o supra sumo desta “integral” é sua Hammerklavier. Veremos… dia destes ainda ouvi esta sonata interpretada por uma jovem pianista russa (jovem à época em que gravou), Galina alguma coisa (desculpem, me atrapalho um pouco com os sobrenomes russos). A juventude desta moça atrapalhou um pouco a interpretação, que achei um tanto quanto abafada, talvez problemas de gravação, mas em certos momentos a achei meio apática, e isso não creio que algum engenheiro de som consiga resolver.

Mas estas 3 sonatas op. 10 trazem um pouco mais da genialidade beethoveniana, nesta fase já começando a tomar forma, tal qual um diamante bruto sendo lapidado. E Emil Gilels, do alto de sua experiência, e claro, talento, dá forma à estas obras primas do repertório pianístico.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) – 3 Sonatas op. 10 – Emil Gilels

01 – Sonate No.5 c-moll op.10 No.1 – 1. Allegro molto e con brio
02 – Sonate No.5 c-moll op.10 No.1 – 2. Adagio molto
03 – Sonate No.5 c-moll op.10 No.1 – 3. Finale. Prestissimo
04 – Sonate No.6 F-dur op.10 No.2 – 1. Allegro
05 – Sonate No.6 F-dur op.10 No.2 – 2. Allegretto
06 – Sonate No.6 F-dur op.10 No.2 – 3. Presto
07 – Sonate No.7 D-dur op.10 No.3 – 1. Presto
08 – Sonate No.7 D-dur op.10 No.3 – 2. Largo e mesto
09 – Sonate No.7 D-dur op.10 No.3 – 3. Menuetto (Allegro) & Trio
10 – Sonate No.7 D-dur op.10 No.3 – 4. Rondo (Allegro)

Emil Gilels – Piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP Bach

1 comment / Add your comment below

  1. Schnabel,Gilels e Pollini são meus intérpretes favoritos em Beethoven.O primeiro eu acabei de baixar a integral, o Gilels ja to baixando!!e Pollini ainda espero baixar os cd’s que faltam.
    Mais uma vez agradeço a você pelo post FDP Bach.
    Abraços
    Junior

Deixe uma resposta