Postagem restaurada – Ludwig Van Beethoven (1770-1827): Symphonies – Klemperer (3/6)

PUBLICADO ORIGINALMENTE POR FDP BACH EM 24/11/2012, RESTAURADO POR VASSILY EM 25/3/2020

ARQUIVO CORRIGIDO COM NOVO LINK !!!!!!!!!!

Os números dos downloads dos primeiros dois cds são motivadores quando se trata de uma postagem tão longa quanto esta (220 downloads cada cd). Ainda mais morando longe dos grandes centros, com uma estrutura de internet precária como a minha, é preciso paciência para subir tantos cds assim, por isso invejo o colega Bisnaga, que está botando no ar uma coleção imensa como a da Callas.
Mas Beethoven é Beethoven, e por isso preciso dar continuidade na coleção.
Este terceiro CD traz duas sinfonias diferentes em sua concepção. A Quinta Sinfonia dispensa comentários. E adoro o tom haydniano-mozartiano tardio empregado na Segunda Sinfonia. Já comentei em outra integral destas sinfonias que postei que os dois gênios do classicismo são facilmente identificáveis nesta sinfonia mas também já é possível reconhecer a linguagem beethoveeniana se estruturando, criando vida própria, e se impondo. Citando Maynard Ferguson, “a Segunda Sinfonia, op. 36, já é obra de um mestre maduro que está liquidando contas – ou fazendo a paz – com a tradição sinfônica clássica antes de embarcar numa viagem musical sem precedentes. É uma obra que tem características retrospectivas e prospectivas: está firmemente enraizada nas últimas sinfonias de Mozart e Haydn, ao mesmo tempo que prenuncia os desenvolvimentos subsequentes de Beethoven por seus contrastes dinâmicos, modulações inesperadas e movimento propulsivo, tudo controlado por um confiante e fluente classicismo”.
Klemperer continua com total domínio da excepcional Philharmonia Orchestra, e mostra toda sua categoria e maturidade com uma Quinta Sinfonia que pode assustar alguns karajanmaníacos, como eu próprio, mas depois de um tempo entendemos sua proposta e então nos deliciamos com uma das melhores gravações desta sinfonia que já tive a oportunidade de ouvir.

01 Symphony n° 2, op. 36 – 1. Adagio molto – Allegro con brio
02. 2. Larghetto
03. 3. Scherzo and Trio. Allegro
04. 4.  Allegro molto
05. 1. Symphony n°5, em C Minor, op. 67 – Allegro con brio
06. 2. Andante con moto – Piu mosso – Tempo I
07. 3. Allegro –
08. 4. Allegro – Presto

Philharmonia Orchestra
Otto Klemperer – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FDPBach

 

18 comments / Add your comment below

  1. Valeu, FDPBach! A segunda sinfonia é uma de minhas favoritas. E, com o Klemperer, está excelente! Pois é, a quinta tá meio lenta. Bem típico de Klemperer. Mas não deixa de ser como é. Obrigado.

    1. Estranho, tentei baixar e novamente apareceu a n.3!!!

      P.S. sou fã de carteirinha do site!! Venho aqui quase que diariamente!!!! Excepcional!!!

      1. Verdade, mas é rápido especialmente pros padrões do próprio Klemperer, o que valoriza mais ainda sua decisão de dar uma acelerada. Ele sabe bem o que faz, e creio que condiz perfeitamente com o espírito da peça.

      1. olha…nunca a tinha ouvido antes e foi uma grande alegria ouvi-la pela primeira vez, já em andamento numa rádio fm… o interessante foi que eu sabia, tinha certeza que era beethoven, mas fiquei maluco para tentar saber que sinfonia era aquela, rs… fico feliz por encontrá-la aqui.
        aguardo-a ansioso. abraço!

          1. Desculpe, Paulo, trabalhei como um condenado neste final de semana e só agora estou vendo seu questionamento. Se estás falando da 4ª Sinfonia, sim, ela é pouco executada, e gravada é mais comum encontrá-la em integrais do que necesssariamente e gravações avulsas. Não a desmereço, mas creio que pelo fato de estar entre duas das maiores obras da produção beethovenniana, a 3ª e a 5ª, acaba ficando escondida. e lembrando que depois também só tem pedreira… 6ª, 7ª, 9ª…

          2. agradeço-lhe o comentário, fdp. também não a desmereço. mas neste caso é duro fazer uma obra “apenas” ótima, próxima de outras incríveis, pois não? rs…
            continuo tentando conter minha ansiedade pela sua postagem da quarta!
            abraço!

  2. Saudações, não sei se estou bobeando em algo. Quando faço o download do cd 3 e 2, as gravações são iguais embora o texto do site seja diferente. Já tentei diversas vezes e não consigo, embora esta nova postagem.

  3. olá, gostaria de lembrá-los de que este cd 3 de 6, sinfonias nº 2 e 5, está upado como BSK3.rar que corresponde ao mesmo da sinfonia nº 3,

    obrigado, aguardo o link corrigido,

    parabéns por este ótimo site =]

  4. Desculpe ter que chamar a atenção do fato das postagens do CD 2 e do CD 3 estarem repetidas. No caso, o CD 2 está correto, mas o CD 3 está errado. O CD 3 deveria conter as sinfonias 2 e 5. Parece que o erro não foi notado até o momento, pois visito o site quase todo dia e posso dizer que já se passaram semanas e ele não foi corrigido. Acredito que as mensagens não estejam sendo lidas, pois outros visitantes já avisaram sobre este erro. Se alguém tiver como avisar ao postador, para que ele possa acertar tudo, eu agradeço.Tchau.

Deixe uma resposta