Postagem restaurada – Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sonatas Opp. 7, 13 & 14 no. 2 – Emil Gilels #BTHVN250

PUBLICADO ORIGINALMENTE POR FDP BACH EM 7 DE OUTUBRO DE 2008, RESTAURADO POR VASSILY EM 17/3/2020

Minha troca de emails com o mano pqp tem uma característica interessante: o minimalismo. Muitas vezes ficamos semanas sem nos falar, e quando mando notícias, às vezes extensas, ele simplesmente responde com um Ok, ou então, quando informei que estava postando este Gilels ele respondeu simplesmente “já baixando”.

Quando ele me convidou para fazer parte deste blog, mal tinhamos trocado algumas mensagens no Orkut, mas entendíamos que nossa paixão pela causa era a mesma. Quase dois anos depois, temos a grata satisfação de ver os números: 60.000 mil acessos no mês de setembro. O que mais podemos fazer a não ser agradecer? E como ele falou, o retorno no investimento do blog está bem protegido destas quebradeiras do mercado financeiro internacional, não existe queda de bolsa nesta área. A quantidade de blogs existentes que tem a mesma finalidade quintuplicou, alguns peso pesadíssimos como é o caso do Avaxhome e do classicalheaven, entre milhares de outros, mas o PQP Bach resiste oferecendo antes de tudo, qualidade, e não quantidade (um amigo maluco do mano PQP acaba de postar 154 cds da coleção Bach 2000, que teve a direção do Harnoncourt e do Leonhardt no avaxhome, e no seu próprio blog, o Brainle de Champaigne, cujo link está aí ao lado). Jamais me passaria pela cabeça encarar tal desafio, pois o tempo despendido é imenso e, claro, nosso ADSL é uma piada de mau gosto, com suas velocidades ridículas. Se levo em média uma hora para upar um arquivo de 90 MB para o rapidshare, imagine 154 cds…

Mais um cd da coleção das Sonatas de Beethoven interpretadas por Gilels, entre elas a “Patétique”. Beethoven em excelentes mãos. Fiquei feliz com a recepção destes cds, já que se trata de outro bom velhinho já falecido, como comenta o mano pqp, ao defender seu Pollini. Gilels foi um gigante do teclado, não canso de repetir. Logo estarei postando sua gravação dos concertos de Brahms, incluídos na lista da Grammophone como uma das 100 melhores gravações de todos os tempos.

Ludwig van Beethoven (17670-1827) – Sonatas Opp. 7, 13 & 14 nr.2 – Emil Gilels

01 – Sonate No.4 Es-dur op.7 – 1. Allegro molto e con brio
02 – Sonate No.4 Es-dur op.7 – 2. Largo, con gran espressione
03 – Sonate No.4 Es-dur op.7 – 3. Allegro – Minore – Allegro
04 – Sonate No.4 Es-dur op.7 – 4. Rondo. Poco Allegretto e grazioso
05 – Sonate No.8 c-moll op.13 ‘Pathétique’ – 1. Grave – Allegro di molto e con brio
06 – Sonate No.8 c-moll op.13 ‘Pathétique’ – 2. Adagio cantabile
07 – Sonate No.8 c-moll op.13 ‘Pathétique’ – 3. Rondo. Allegro
08 – Sonate No.10 G-dur op.14 No.2 – 1. Allegro
09 – Sonate No.10 G-dur op.14 No.2 – 2. Andante
10 – Sonate No.10 G-dur op.14 No.2 – 3. Scherzo. Allegro assai

Emil Gilels – Piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

9 comments / Add your comment below

  1. Bom dia nobres criadores deste blog. Umas das coisas mais maravilhosas que me aconteceu foi conhecer este blog. Estou deslumbrado. PARABÉNS A TODOS. Muito, Muito Obrigado por este blog. Sem palavra para agradecer a todos. Obrigado mesmo.

  2. Grande gravação!!
    excelente postagem
    vocês irão postar diariamente os outros cds dessa coleção de gilels das sonatas de beethoven?
    abraços
    junior

  3. Junior, estarei postando todos os cds desta coleção, mas aos pouquinhos, para vocês degustarem mais um pouco estes cds que já postei, além do maravilhoso material postado pelos outros colegas.

  4. valeu fdpbach!!eu só queria ter certeza que você iria postar a coleção completa dos cds do gilels tocando as sonatas de beethoven.
    mais pode deixar que musica de qualidade é o que não tem faltado para degustar, depois que encontrei este blog!
    abraços
    junior

Deixe uma resposta