Postagem restaurada – Ludwig Van Beethoven (1770-1827): Symphonies – Klemperer (2/6)

PUBLICADO ORIGINALMENTE POR FDP BACH EM 20/10/2012, RESTAURADO POR VASSILY EM 24/3/2020

Continuo com a integral das Sinfonias de Beethoven com Otto Klemperer. Problemas com o uploaded.to e a falta de confiança em qualquer outro servidor de armazenamento me fizeram voltar para o rapidshare.
E aqui o negócio se torna mais sério. Temos a mítica Sinfonia n°3, também conhecida como “Eroica”. Dia destes PQPBach postou uma versão com o Fricsay, e a considerava a mais perfeita que já ouvira. Sugiro então que se faça a comparação entre estes dois gigantes da regência. Talvez Fricsay tenha certa vantagem pelo fato de ter atingido tal maturidade musical tão precocemente, lembrando que ele morreu com 46 anos de idade, ou seja, era mais jovem quando a gravou, enquanto que Klemperer já estava com 85 anos de idade quando encarou o desafio de gravar esta integral. Claro que esta não foi sua única gravação, na verdade, existem dez registros fonográficos que ele realizou desta sinfonia. Algumas em estúdio, outras ao vivo, em broadcasting. O próprio Karajan considera as interpretações da “Eroica” pelo Klemperer a base de suas próprias interpretações.
Alguns podem achar que o bom velhinho desacelerou um pouco na Marcia Funebre (16:53), mas no conjunto a leitura que Klemperer faz desta sinfonia, que é a divisora de águas das sinfonias é, em minha modesta opinião, perfeita. Claro que a orquestra ajuda, mas podemos sentir o pulso do regente alemão controlando cada nuance, cada detalhe da música. Para se ouvir sem medo, e várias vezes. De preferência, sentados em suas melhores poltronas, apreciando um bom vinho.

P.S. – Aos 62 primeiros downloaders deste arquivo peço desculpas, mas troquei os links e disponibilizei as sinfonias de n°2 e 5. O link com a 3ª Sinfonia já está corrigido.

 

01. Symphonie Nr. 3 Es-dur op. 55 – I. Allegro con brio
02. II. Marcia funebre Adagio assai
03. III. Scherzo und Trio Allegro vivace
04. IV. Finale Allegro molto – Poco andante – Presto
05. Grosse Fuge B-dur op. 133

Philharmonia Orchestra
Otto Klemperer

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FDPBach

0 comments / Add your comment below

  1. rsrsrsrsrs o vinho degustado era tipo “sang de boeuf”??? O link disponibilizado se refere ao CD03 com as Sinfonias nos. 2 e 5, e não ao CD02 com a Sinfonia no. 3, conforme informado.
    Contudo, o importante é termos o prazer de ouvir Beethoven com um bom vinho! Obrigado pelo presente.
    Abraço, Sergio

  2. Posso dizer que essa é uma excelente interpretação, com qualidade de som excelente, e tudo que se queira. Klemperer faz um ótimo trabalho com essa sinfonia. É até difícil escolher uma pra considerar “perfeita”, dentre tantos registros que existem. As do Karajan são sempre ótimas, mas daí vem as do Furtwängler, as do Toscanini, as do Fricsay, do Bernstein… e as do Klemperer.

  3. Desculpem, mas tenho outra observação: baixei o arquivo, mas está faltando o 1º movimento. Notei que o arquivo tem 117 MB, enquanto o Rapidshare indica 123 MB. Obrigado por sua atenção!

  4. Em vez da 3 a 5, é verdade. Mas que quinta !!!! Absolutamente soberba. Nunca tinha ouvido. Vou ouvir com mais atenção ainda e compará-la à do Kleiber. Estarei enganado?

    Scherchen disse que a música não é para se entender mas para ouvir.

  5. Baixei duas vezes o arquivo e em não encontrei o 1o movimento da terceira.
    Se voce fizer nova coreção, por favor me informe. Sou fan do Klemperer e tenho muita coisa gravada por ele, mas não as fantásticas sinfonias de Beethoven. As sinfonias 2 e 5 não estou localizando no site.

    1. Harug, as sinfonias de n°2 e 5 ainda não foram postadas. Nem precisa perder seu tempo as procurando. Devo colocá-las no ar até o final de semana.

  6. Olá. Já baixei novamente essa sinfonia no3, realmente está faltando o primeiro movimento, não foi problema no meu dl. Por favor, seria possível repostar?

  7. Pessoal, já baixei várias vezes o cd 2 mas a primeira faixa não vem nunca.

    Alguém sabe onde posso buscar este disco ?

    Obrigado.

    1. Adair, entre no Avax, digite Klemperer na busca; entre os vários arquivos você encontrará este ciclo em formato Flac (incluindo os concertos para piano, com Barenboim).

Deixe uma resposta