(*) A numeração dos CDs obedece à edição original; como fiz as postagens obedecendo a ordem das sinfonias, principalmente a das mais importantes, as finais, a numeração dos CDs ficou desencontrada, mas saibam que este post encerra mais esta série.
A Sinfonia Nº 15 está entre as maiores do mestre russo e possui grande alegria e desespero sob sua aparente tranqüilidade. É uma obra consistente, com movimentos melodiosos apoiando-se harmonicamente um no outro. Não há nada sobrando nem faltando. O primeiro movimento é felicíssimo e aparentado com a Sinfonia Nº 9 e com o primeiro movimento do Concerto Nº 2 para piano e orquestra. Ele evoca os brinquedos infantis e possui em seu cerne um dos temas da Guilherme Tell, de Rossini.
O Adagio é belo e triste com longos solos de violoncelo e também do trombone e da tuba; há a inserção do Tema do Destino (ou da Morte) que Wagner escreveu para seu Nibelungo. O Alegretto, em tom de deboche, é levado pelo clarinete.
O movimento final é o mais longo de todos: há evocações ao compositor — o motivo DSCH reaparece acompanhado pelo Tema do Destino em clara alusão às doenças e à morte próxima de Shostakovich –, mas a sinfonia é finalizada serenamente após várias intervenções de cantabiles violinos. O final, quase todo a cargo da percussão, é delicado. Um verdadeiro achado. Um despedida sem desespero, um aceno algo irônico, de um grande mestre.
Mas o que queria mesmo dizer é que esta sinfonia exerce um efeito magnético (palavras de Lauro Machado Coelho) sobre os ouvintes. É impossível não ceder a ela, ouvindo e reouvindo. Tenho vários amigos que concordam: há algo nela que nos instiga, anima, estimula, incita, algo que espicaça nossa curiosidade. O que será?
SYMPHONY No.15 in A Major, Op.141
6. Allegretto
7. Adagio. Largo. Adagio. Largo
8. Allegretto
9. Adagio. Allegretto. Adagio. Allegretto
Recorded: May 27, 1974
Moscow Philharmonic Orchestra
Kirill Kondrashin, Conductor
PQP!
Você ja assistiu Pollini tocar a Sonata 32 de Beethoven em vídeo?
Se não viu, esta é mais uma contribuição no fortalecimento da nossa amizade Polliniana.
Se já viu, os demais aproveitem!
http://www.youtube.com/watch?v=3kA8O6rv76U
http://www.youtube.com/watch?v=JIA0Cxg-1BM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CmatC5JCOW0&feature=related
Lais, minha amiga!
Peguei lá o Pollini, imagina se não?
Obrigado. Beijo!
Caro PQP, muito obrigado por mais esta integral completa. Confesso que ainda não ouvi a maioria das sinfonias baixadas, mas gosto muito do que já ouvi e o resto fica baixado para ser escutado à primeira oportunidade.
Uma dúvida: a 13a. sinfonia de Shostakovich realmente vem duplicada na integral de Kondrashin (versão normal + premiere) ou esta última foi um brinde do blog?
Não foi brinde, apesar de que TUDO AQUI É BRINDE!!!
No original, há o registro da espetacular e aguardada estréia e um registro ao vivo. São bastante diferentes. Uma melhor que a outra!
PQP!
Logo mais tem mais ! O wanderer de Schubert e a fantasia op.17 de Schumann (The Originals), deve estar chegando essa semana aqui!
Lais.
Devo postar as últimas sonatas para piano de Schubert com MP daqui alguns dias. Quando chegar, manda a ADORADA E IDOLATRADA (POR MIM) FANTASIA WANDERER.
Obrigado e um beijo de Porto Alegre a Salvador (moras em Salvador, certo?)
Caro 21º.
É necessário que divulguemos, o mais que pudermos, o excelente trabalho que você vem fazendo. Os espaços que você tem aberto para todos os que desejam um País “Musicalmente Poliglota” é do maior interesse e deve receber aplausos.
Aproveitei a oportunidade e peguei, também, a Beethoven-Pollini que a Lais lhe ofereceu. É verdade que prefiro o “Pollini mais jovem”. Talvez porque fosse mais espontanemanete expressivo. Mas… …estou dizendo isto sem ter ouvido e visto a Sonata . Mas já que escrevi, fica como está. Se me arrepender “desdigo” tudo..
Um grande abraço. Edson
Olá pessoal do PQP,
Conheço todas as sinfonias de Shostakovich. O fetichismo por ouvir a 8 sinfonia com Kondrashin foi tão grande que decidi comprar a edição com as 15 sinfonias. Aos que gostam do compositor recomendo a compra. A edição é de luxo e a gravação memorável. Conheço as 15 sinfonias regidas por maestros diferentes mas nenhuma se compara a de Kondrashin.
Um grande abraço a todos
O arquivo foi deleteado. Haveria possibilidade de um re-upload? Adoro o grande Shostakovich!