Dmitri Shostakovich (1906-1975) – Integral das Sinfonias – A Décima-quinta (CDs 8 de 11) (*)

(*) A numeração dos CDs obedece à edição original; como fiz as postagens obedecendo a ordem das sinfonias, principalmente a das mais importantes, as finais, a numeração dos CDs ficou desencontrada, mas saibam que este post encerra mais esta série.

A Sinfonia Nº 15 está entre as maiores do mestre russo e possui grande alegria e desespero sob sua aparente tranqüilidade. É uma obra consistente, com movimentos melodiosos apoiando-se harmonicamente um no outro. Não há nada sobrando nem faltando. O primeiro movimento é felicíssimo e aparentado com a Sinfonia Nº 9 e com o primeiro movimento do Concerto Nº 2 para piano e orquestra. Ele evoca os brinquedos infantis e possui em seu cerne um dos temas da Guilherme Tell, de Rossini.

O Adagio é belo e triste com longos solos de violoncelo e também do trombone e da tuba; há a inserção do Tema do Destino (ou da Morte) que Wagner escreveu para seu Nibelungo. O Alegretto, em tom de deboche, é levado pelo clarinete.

O movimento final é o mais longo de todos: há evocações ao compositor — o motivo DSCH reaparece acompanhado pelo Tema do Destino em clara alusão às doenças e à morte próxima de Shostakovich –, mas a sinfonia é finalizada serenamente após várias intervenções de cantabiles violinos. O final, quase todo a cargo da percussão, é delicado. Um verdadeiro achado. Um despedida sem desespero, um aceno algo irônico, de um grande mestre.

Mas o que queria mesmo dizer é que esta sinfonia exerce um efeito magnético (palavras de Lauro Machado Coelho) sobre os ouvintes. É impossível não ceder a ela, ouvindo e reouvindo. Tenho vários amigos que concordam: há algo nela que nos instiga, anima, estimula, incita, algo que espicaça nossa curiosidade. O que será?

SYMPHONY No.15 in A Major, Op.141
6. Allegretto
7. Adagio. Largo. Adagio. Largo
8. Allegretto
9. Adagio. Allegretto. Adagio. Allegretto

Recorded: May 27, 1974
Moscow Philharmonic Orchestra
Kirill Kondrashin, Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

9 comments / Add your comment below

  1. Caro PQP, muito obrigado por mais esta integral completa. Confesso que ainda não ouvi a maioria das sinfonias baixadas, mas gosto muito do que já ouvi e o resto fica baixado para ser escutado à primeira oportunidade.

    Uma dúvida: a 13a. sinfonia de Shostakovich realmente vem duplicada na integral de Kondrashin (versão normal + premiere) ou esta última foi um brinde do blog?

  2. Não foi brinde, apesar de que TUDO AQUI É BRINDE!!!

    No original, há o registro da espetacular e aguardada estréia e um registro ao vivo. São bastante diferentes. Uma melhor que a outra!

  3. PQP!

    Logo mais tem mais ! O wanderer de Schubert e a fantasia op.17 de Schumann (The Originals), deve estar chegando essa semana aqui!

  4. Lais.

    Devo postar as últimas sonatas para piano de Schubert com MP daqui alguns dias. Quando chegar, manda a ADORADA E IDOLATRADA (POR MIM) FANTASIA WANDERER.

    Obrigado e um beijo de Porto Alegre a Salvador (moras em Salvador, certo?)

  5. Caro 21º.
    É necessário que divulguemos, o mais que pudermos, o excelente trabalho que você vem fazendo. Os espaços que você tem aberto para todos os que desejam um País “Musicalmente Poliglota” é do maior interesse e deve receber aplausos.
    Aproveitei a oportunidade e peguei, também, a Beethoven-Pollini que a Lais lhe ofereceu. É verdade que prefiro o “Pollini mais jovem”. Talvez porque fosse mais espontanemanete expressivo. Mas… …estou dizendo isto sem ter ouvido e visto a Sonata . Mas já que escrevi, fica como está. Se me arrepender “desdigo” tudo..
    Um grande abraço. Edson

  6. Olá pessoal do PQP,

    Conheço todas as sinfonias de Shostakovich. O fetichismo por ouvir a 8 sinfonia com Kondrashin foi tão grande que decidi comprar a edição com as 15 sinfonias. Aos que gostam do compositor recomendo a compra. A edição é de luxo e a gravação memorável. Conheço as 15 sinfonias regidas por maestros diferentes mas nenhuma se compara a de Kondrashin.

    Um grande abraço a todos

Deixe uma resposta