W. A. Mozart (1756-1791) – Concertos para Piano Nº 5 a 14 (Brendel/Marriner/St Martin in the Fields)

Alfred Brendel (nasc. 5 jan. 1931) hoje completa 93 anos e vamos aproveitar a data para completar uma série de postagens que vinha lá de 2007, primórdios deste blog e época em que o veterano pianista dava seus últimos concertos e recitais antes de se aposentar. Depois eu, Pleyel, reativei os links em 2019 (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) adicionando algumas opiniões e imagens.

E depois de todo esse tempo, finalmente adicionamos esse lote com quase metade dos concertos do gênio de Salzburgo (aqui estamos excluindo da conta os concertos nº 1 a 4, exercícios infantis nos quais Mozart fez arranjos de música de outros autores). Provavelmente, pensarão vocês, se esses concertos demoraram tanto para aparecer é porque não importam tanto assim. E é verdade que a maior parte das apresentações ao vivo e discos se dedicam à metade final dos concertos para piano de Mozart. Mas no meio de alguns concertos um tanto burocráticos (para o meu gosto, do 5º ao 8º e o 13º), há algumas pérolas aqui. A tarefa de identificar as pérolas depende um pouco do gosto do freguês, mas há uma certa unanimidade sobre o fato de que o concerto divisor de águas, o “nada será como antes” desse grupo é o Concerto nº 9, de apelido “Jeunehomme” (que é mais ou menos o equivalente masculino de “mademoiselle” – senhorita -, ou seja, a forma educada de se chamar com um homem jovem em francês). Esse apelido foi usado por séculos, e é apropriado pois Mozart tinha apenas 21 anos quando o compôs! Mas recentemente descobriram que o concerto provavelmente se referia a Victoire Jenamy, jovem e admirada pianista da época, filha de um amigo de Mozart. Mais um caso de silenciamento do papel de mulheres na História.

Além do nº 9, meu coração bate mais forte pelo 10º, para dois pianos, pelo 11º, pelo 12º e pelo 14º, por motivos bem diferentes referentes a cada um deles. O 10º tem melodias e ritmos que lembram a Marselhesa, hino da França composto poucos anos depois. Os de nº 11 a 13 são os primeiros após a chegada de Mozart em Viena, onde ele teve contato com novas orquestras, com novos amigos e com antigas partituras de mestres como J.S. Bach, de modo que esses três concertos têm uma discreta inclinação para o contraponto bachiano.

Neste blog, além das integrais já postadas com Mitsuko Uchida e com Lili Kraus, destaco ainda as grandes gravações do 12º com Maurizio Pollini e a do 14º com Maria João Pires, que vocês conseguem encontrar pelo mecanismo de busca no alto da tela. Mas o austríaco Brendel e os ingleses da Academy of Saint Martin in the Fields não fazem feio frente a essa concorrência não, pelo contrário, são leituras que apontam para vários detalhes nessas obras que às vezes as outras gravações não apontaram, ou ao menos não do mesmo jeito. A suavidade, os detalhes e a leveza do toque de Brendel, nunca pesado ou sério, nem sempre me agrada quando ele toca Beethoven ou Schubert, mas com Mozart, se a memória não me falha, é sempre excelente.

W. A. Mozart (1756-1791):
Concertos para Piano e Orquestra Nº 5 a 14
Rondós para Piano e Orquestra KV 382 e 386

Alfred Brendel- piano
Neville Marriner – conductor
Academy of Saint Martin in the Fields

Recorded in London, 1970-1984

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (mp3 320 kbps)

Pleyel

2 comments / Add your comment below

  1. Olá, Pleyel!
    Muito bom ter esta postagem de Concertos para Piano de Mozart na interpretação do Brendel com a ASMF e Marriner. É certamente uma referência e uma delícia de se ouvir.
    Além das integrais mencionadas, Uchida e Kraus, entre as minhas primeiras postagens está uma outra integral que gosto muito, de Jenő Jandó, para a Naxos… Aqui estão os endereços:
    https://pqpbach.ars.blog.br/2019/05/04/w-a-mozart-1756-1791-integral-concertos-para-piano-jeno-jando-post-1-de-5/
    https://pqpbach.ars.blog.br/2019/05/12/w-a-mozart-1756-1791-integral-concertos-para-piano-jeno-jando-post-2-de-5/
    https://pqpbach.ars.blog.br/2019/05/17/w-a-mozart-1756-1791-integral-concertos-para-piano-jeno-jando-post-3-de-5/
    https://pqpbach.ars.blog.br/2019/05/21/w-a-mozart-1756-1791-integral-concertos-para-piano-jeno-jando-post-4-de-5/
    https://pqpbach.ars.blog.br/2019/05/25/w-a-mozart-1756-1791-integral-concertos-para-piano-jeno-jando-post-5-de-5/
    https://pqpbach.ars.blog.br/2019/07/16/w-a-mozart-1756-1791-integral-concertos-para-piano-jeno-jando-post-6-de-5/
    Os links para as versões flac e mp3 (320) dos arquivos estão todos ativos. Foi um período de aprendizado e curti demais fazer as postagens.
    Numa outra vertente de interpretação, é bom lembrar das postagens feitas pelo FDP Bach, das gravações feitas por Jos van Immerseel regendo a Anima Eterna desde o teclado. Alas, os links não parecem estar ativos.
    Quem sabe num futuro próximo, uma nova postagem?
    Abração, neste começo de ano-Bruckner,
    René

  2. Uau, que excelente maneira de começar o ano, mergulhando nesse micro universo mozartiano. Levanto pela manhã e a primeira coisa que faço no celular é checar a postagem do PQPbach. Leio tudo e já vou para o Spotify ouvir o disco: por isso que quase nunca faço o download. Agradecido a tod@s…

Deixe um comentário