Debussy (1862 – 1918) – Préludes – Hiroko Sasaki, piano (Pleyel, 1873) ֍ #DEBUSSY160

 

Claude Debussy

Préludes

Hiroko Sasaki, piano

 

O número 790 da 11th Avenue de NYC fica próximo a endereços famosos para os amantes da música – Carnegie Hall, Lincoln Center for Performing Arts e, uns três quarteirões dali, a Broadway.

Foi neste lugar que a pianista Hiroko Sasaki terminou a sua busca por um piano para realizar a gravação dos Prelúdios, de Debussy. O projeto já vinha amadurecendo há muitos anos e finalmente ela estava na fase de encontrar um instrumento adequado para realiza-lo, assim como o imaginava. No endereço citado, há uma firma de restauração de pianos de concerto e para colecionadores, a Klavierhaus. E foi buscando entre os pianos lá dispostos que ela avistou um piano realmente diferente –  vermelho com uma suntuosa decoração de apliques folheados a ouro, Chinoiserie – à Louis XV.

 

Ela o experimentou quase que por diversão e se apaixonou por ele. O instrumento é um piano Pleyel, construído em 1873 pela Pleyel, Lyon & Cie, de Paris. Foi construído em uma estrutura original de cravo, que o coloca ainda mais em uma situação sui-generis.

Hiroko conta que tocou alguns dos prelúdios no lindo piano e percebeu que havia encontrado o instrumento para realizar o seu projeto. Nem tudo estava perfeito, no entanto. Havia limitações, especialmente no volume de som a que nos acostumamos perceber nas interpretações de alguns prelúdios. Mas, os outros aspectos falaram mais alto e adaptações foram feitas pela pianista. O antigo piano lhe revelou coisas sobre essa música que ela ainda não percebera. Assim, espero que você ao ouvir o disco também descubra ou reencontre aspectos que essa maravilhosa música certamente pode lhe oferecer.

A famosa pianista Mitsuko Uchida arranjou para que a garota de Hiroko Sasaki, de 13 anos, deixasse o Japão para estudar na Yehudi Menuhin School, na Inglaterra. Aos 16 anos ela foi estudar com o lendário Leon Fleisher, no Curtis Institute, completando seus estudos em 1994. Além de carreira solo, Hiroko faz parte de um conjunto camerístico, o Amadeus Trio, ao lado de David Teie e Timothy Baker.

Essa postagem também faz parte das comemorações pelos 160 anos do nascimento de Claude Debussy (#DEBUSSY160) e eu escolhi esta gravação dos Prelúdios, que eu tanto gosto. É claro, esta é apenas uma gravação entre tantas, mas a cada audição, mesmo de não tão famosos intérpretes, consigo desfrutar dessa maravilhosa música.

O que você não pode deixar de ouvir?

Em se tratando dos Prelúdios, há muitos pequenos tesouros sonoros com os quais você pode se deleitar. A Catedral Submersa, no primeiro livro, certamente chama a atenção e gruda na memória. Mas há outros também, como o hiperativo Le vent dans la plaine. Mais um dos meus favoritos é Les sons et parfums tournent dans l’air du soir, pelo seu nome e atmosfera inebriante.

No livro 2, não deixe de passar pela Puerta del Vino, com toda a sua espanholice e deixe-se carregar pelos últimos dois – Les tierces alternées (o único título sem poesia, ou com poesia concreta) e os Fogos de Artifício, comemorando um 14 de julho, viva a França!

Claude Debussy (1862 – 1918)

Préludes – Livre 1

  1. Danseuses de Delphes
  2. Voiles
  3. Le vent dans la plaine
  4. Les sons et les parfums tournent dans l’air du soir
  5. Les collines d’Anacapri
  6. Des pas sur la neige
  7. Ce qu’a vu le vent d’ouest
  8. La fille aux cheveux de lin
  9. La serenade interrompue
  10. La cathedrale engloutie
  11. La danse de Puck
  12. Minstrels

Préludes – Livre 2

  1. Brouillards
  2. Feuilles mortes
  3. La puerta del vino
  4. Les fees sont d’exquises danseuses
  5. Bruyeres
  6. General Lavine – eccentric
  7. La terrasse des audiences du clair de lune
  8. Ondine
  9. Hommage a S. Pickwick Esq. P.P.M.P.C
  10. Canope
  11. Les tierces alternees
  12. Feux d’artifice

Hiroko Sasaki, piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 176 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 165 MB

Hiroko Sasaki

When acclaimed pianist Hiroko Sasaki was looking for an instrument to record the Debussy Preludes on, she happened to spot a strange looking instrument, which turned out to be a Pleyel concert grand built in 1873, and she instantly fell in love with it. The piano, built in a beautifully ornamented harpsichord case, offers her the special sonorities, dynamics and colours that she thinks are essential in Debussy, who himself owned a Pleyel piano, his favourite instrument.

The result is fascinating, the familiar music is clothed in a new sound, the pianissimos seem to come from “a piano without hammers”, as Debussy wanted it. But an instrument needs a master to sound great, and Hiroko Sasaki does marvels with these 24 character pieces, full of atmosphere, caprice and imagination.

Louis XV Chinoiserie…

“exquisite proportion, rare poetic understatement, and a connoisseur’s in-depth grasp of many unusual textual options.”

— Musical America

Debussy: Preludes Books I and II review – beautiful sound Debussy would have recognised

Hiroko Sasaki’s performances, on an immaculately restored piano from 1873, have a sense of rightness about them

— Andrew Clements

Não perca, especialmente descubra que as fadas são dançarinas exóticas!

René Denon

Se você gostou dos Prelúdios de Debussy, não deve deixar de visitar essa postagem aqui:

Debussy (1862-1918): Préludes – Paul Jacobs, piano

Paul Jacobs foi um pianista muito especial… As suas outras gravações de obras de Debussy para o selo Nonesuch poderão ser encontradas nas duas próximas postagens:

Debussy (1862-1918): Images e Estampes – Paul Jacobs

Debussy (1862-1918): Études – Paul Jacobs

Deixe um comentário