Johann Sebastian Bach (1685-1750): Cantates Pour Alto BWV 35, 54, 170

61Va-6VnL2L._SX355_FDP resolveu postar outro álbum da Harmonia Mundi, e outra gravação de cantatas de nosso pai à cargo do Collegium Vocale de Philippe Herreweghe. Desta vez, ele tem uma presença ilustríssima, Andreas Scholl, o maior contra-tenor da atualidade. E são exatamente cantatas para esse raríssimo registro vocal. Alguns regentes, entre eles Helmuth Rilling e Tom Koopman, deixaram a interpretação destas cantatas à cargo de uma contralto, enquanto outros, como é o caso de Harnoncourt e de Herreweghe, se utilizam desse registro masculino.

Eis o texto da própria Harmonia Mundi que apresenta essa gravação em seu site: “The voice of the Holy Ghost? According to German theological tradition, which Bach knew very well, the alto voice was the very symbol of that of the Holy Ghost. These three solo cantatas do not contradict the rule, although we do not always know for whom Bach wrote them: it was neither a woman nor a castrato, so it could only be a falsetto or an extremely accomplished boy. These works demand enormous vocal virtuosity. Their extraordinary musical variety embraces sublime consolatory lullabies, a faithful echo of an organ concerto (BWV 170), and the dramatic qualities of an oratorio.”

A voz de Andreas Scholl é de uma beleza única, diria até um dom divino. Creio que seja uma bela postagem para inaugurar nosso novo endereço.

P.S. – Sempre gosto de recomendar o site http://www.bach-cantatas-com como referência para as cantatas. Lá se encontra o texto da cantata, traduzido para diversas línguas, em alguns casos o próprio português, além de diversos textos que as analisam em profundidade.

Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Cantates Pour Alto BWV 35, 54, 170

01 – BWV 170.1 Aria; Vergnügte Ruh! beliebte Seelenlust!
02 – BWV 170.2 Rec; Die Welt, das Sündenhaus
03 – BWV 170.3 Aria; Wie jammern mich doch die verkehrten Herzen
04 – BWV 170.4 Rec; Wer sollte sich demnach
05 – BWV 170.5 Aria; Mir ekelt mehr zu leben

06 – BWV 54.1 Aria Wilderstehe doch der Sünde
07 – BWV 54.2 Rec; Die Art verruchter Sünden
08 – BWV 54.3 Aria; Wer Sünde tut, der ist vom Teufel

09 – BWV 35.1 Concerto
10 – BWV 35.2 Aria; Geist und Seele wird verwirret
11 – BWV 35.3 Rec; Ich wundre mich
12 – BWV 35.4 Aria;  Gott hat alles wohlgemacht!
13 – BWV 35.5 Sinfonia
14 – BWV 35.6 Rec; Ach, starker Gott, lass mich
15 – BWV 35.7 Aria; Ich wünsche nur bei Gott zu leben

Collegium Vocale
Phillipe Herreweghe – Director
Andreas Scholl – Alto

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Scholl: espetacular!
Scholl: espetacular!

PQP

8 comments / Add your comment below

  1. Caríssimo,

    estamos reunindo esforços na tradução das cantatas sacras do Mestre. Faltam apenas 40 traduções para a última flor do Lácio. As traduções estão dispostas, por hora, no seguinte blog:

    http://www.cantatasdebach.blogspot.com/

    Assim que terminar ,- esperamos até o fim deste ano – procuraremos alguma editora para publicar este grande trabalho, uma vez que trata-se de um empreendimento completamente inédito no Brasil.

    Saudações Bachianas!

  2. David,

    perdão pelo esqucimento em citar seu trabalho hercúleo na tradução das cantatas. Nas próximas postagens, farei a citação, com certeza.

    FDP Bach

  3. Saudações. Cheguei a vocês atraves do umque tenha e desde então se tornaram a minha referência. Vocês são realmente um oasis de cultura. Muito obrigado pelo que tem postado. Abnegados como vocês, pois deve dar um trabalho razoável, é que mantem vivo o bom gosto musical, o que pode ser verificado pelo número de acessos ao vosso blog. Enfim não consigo expressar com palavras a emoção de encontrar neste blog verdadeiras joias.
    Obrigado pelas cantatas, só estou sentindo falta do oratório de natal (tudo no seu devido tempo). A minha discografia é mínima mas se interessar tenho uma paixão segundo são joão(do pai de vocês)) com Eugen Jochum como regente da concertgebown de amsterdam , gravação de 1967 remasterizada. Mais uma vez muito obrigado a vocês por este trabalho.

    Marino Gibertoni

  4. Caro 21º,

    Agradecemos a atenção! A Sociedade Bach do Brasil – ainda a comunidade “Eu acredito em Bach” do orkut- está concentrando todos seus esforços para publicar essas cantatas no mercado editorial brasileiro juntamente com a fundação da SBB no começo de Janeiro de 2008.
    Parabéns por esse maravilhoso.

    Bach Salva, Bach Cura

  5. Caro Marino, fuçando em meus cds, achei a versão da Paixão Segundo João com a direção de Jochum. O Blog agradece a gentileza de seu oferecimento. E estou à ouvindo agora… esse coral inicial, «Herr, unser Herrscher» deve fazer estremecer as estruturas dos palcos e igrejas onde a obra é apresentada.
    A seu dispor,
    FDP Bach.

  6. Olá, primeiramente gostaria de parabenizá-los caros Pqp, Fdp e Clara por este belíssimo espaço.
    Olhando para os grandes compositores postados nesta página sinto apenas a falta de Nicolo Paganini. Gostaria, humildemente de pedir, se for possível os 24 caprichos que venho a tanto procurando.

    Obrigado

  7. Obrigado, Herr Bach, funcionou. E por falar em funcionar, o link acima, para os Caprichos de Paganini, está ativo, ao contrário do que informa um comentário. Quem quiser baixar, pode. Eu baixei. Muito bom.
    Abraços

Deixe uma resposta