Jean Sibelius (1865-1957) – Violin Concerto, op. 47, Carl Nielsen (1865-1931) – Violin Concerto, op. 33 – Baiba Skride, Tampere Philharmonic Orchestra, Santtu-Matias Rouvali

Cover

LINK CORRIGIDO EM 30/12/2021

PQPBach é doido por essa moça nascida na Letônia há pouco mais de trinta e sete anos, Baiba Skride. Postou dois cds dela no começo do ano tecendo altos elogios. Resolvi então trazer para os senhores um pouco mais do talento dessa moça, tocando um dos monumentos violinísticos do romantismo, o belíssimo concerto de Sibelius. A moça sua sangue e tira leite de pedra aqui. Vale cada minuto da audição. Como comentei em postagem anterior, vamos dar voz à nova geração, pois ela tem muito a dizer. Pelo menos aqui na música.
Bem, não estou trazendo apenas o Concerto de Sibelius, mas também o de Nielsen, com o qual não mantenho uma relação muito amistosa, mas deve ser alguma mania minha. Talvez se o ouvir mais, com atenção, possa vir a admirá-lo. Então, um sueco e um finlandês, direto das terras geladas, e tocados com uma paixão que poucas vezes ouvi nestas obras, principalmente no Sibelius. Lembro de Viktoria Mullova em começo de carreira, lá nos anos 80, encarando-o com Seiji Ozawa, mas Baiba Skride também bate um bolão aqui. Vale conferir.

CD 1

01. Violin Concerto in D minor, Op.47 – I. Allegro moderato
02. Violin Concerto in D minor, Op.47 – II. Adagio di molto
03. Violin Concerto in D minor, Op.47 – III. Allegro, ma non tanto
04. Serenade in D major
05. Serenade in G minor

CD 2

01. Violin Concerto – I. Präludium Largo
02. Violin Concerto – II. Allegro cavalleresco
03. Violin Concerto – III. Poco Adagio
04. Violin Concerto – IV. Rondo Allegretto scherzando

Baiba Skride – Violin
Tampere Philharmonic Orchestra
Santtu-Matias Rouvali – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Baiba Skride
Baiba Skride em momento fashion

5 comments / Add your comment below

    1. Facto. Acontece. Perdoemos-lhe (risos…), já que PQP nos faz um bem danado… Tudo sempre tão bom e incrivelmente bem justificado. Amo! Obrigado. (De um português em Portugal)…

Deixe um comentário