Francis Poulenc (1899-1963): Concertos for Keyboard Instruments

Reza a lenda que Poulenc era “meio monge, meio mau rapaz”. Conhecendo sua biografia, talvez a forma mais clara de decodificação da lenda seja dizer logo que ele era um gay assumido e tranquilo (“Sabes que sou sincero na minha fé católica, sem excessos de messianismo, tanto como sou sincero na minha sexualidade Parisiense”). E que compunha muito boa música, acrescentamos.

O disco que postamos é maravilhoso, trazendo algumas de suas obras mais presentes no repertório. Acho que só não são mais divulgadas em função de ele gostar da utilização do órgão nelas. Ele dá um colorido especialíssimo às obras do compositor, mas, fala sério, é um trambolho.

A música de Poulenc é de primeira linha. É moderna, elegante, tem profundidade e um estranho doce-amargo fruto de sua personalidade ao mesmo tempo alegre e melancólica. Vale a pena ouvir!

Francis Poulenc (1899-1963): Concertos for Keyboard

1. Concerto for 2 Pianos in D Minor, FP 61: I. Allegro ma non troppo 8:05
2. Concerto for 2 Pianos in D Minor, FP 61: II. Larghetto 5:19
3. Concerto for 2 Pianos in D Minor, FP 61: III. Finale: Allegro molto 5:59

4. Concert champetre, FP 49: I. Allegro 10:54
5. Concert champetre, FP 49: II. Andante 6:28
6. Concert champetre, FP 49: III. Finale: Presto 8:31

7. Organ Concerto in G Minor 21:54

Hansjörg Albrecht, órgão e regência
Yara Tal e Andreas Groethuysen, pianos
Peter Kofler, cravo
Babette Haag, percussão e tímpanos
Bach Collegium München

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Poulenc com um amigo
Poulenc com um amigo

PQP

7 comments / Add your comment below

  1. O curioso destes concertos, especialmente o campestre, é que a sua sonoridade sabe a algo ‘comportado’, nos remetendo ao barroco e ao clássico, mas percebemos enfim que tudo está ‘fora do lugar’. rs O segundo movimento do concerto duplo para pianos é encantador. No de órgão parece que o instrumento solo foi arremessado do alto do Empire State mas continua tocando. Enfim, música fascinante.

  2. O CD é ok, gostei. Mas outra coisa que o teu blogue tem de bom, para além da música, é o teu humor, pessoalíssimo, atrevido, criativo. e francamente divertido. Agradece-se muito, sobretudo no meio da música clássica, em que abundam os comportamentos enfadonhos, bolorentos e chatos. Obrigado!

Deixe um comentário