Giacomo Meyerbeer (1791-1864), Andreas Romberg (1767-1821), Felix Mendelssohn (1809-1847), Carl Maria von Weber (1786-1826) – Klarinettequintete – Klöcker, Consortium Classicum

frontMais um excelente e delicioso cd do selo alemão ORFEO, que desta vez traz quintetos para clarinete de autores não tão conhecidos do grande público, mas não menos belos.
O excelente clarinetista Dieter Klöcker preparou um repertório escolhido a dedo, com obras de compositores que viveram naqueles atribulados e criativos anos entre o final do século XIX e início do século XX (à exceção de Meyerbeer, que nasceu já no final do século XVIII e viveu intensamente o século XIX).  Desde a bela fantasia para clarinete e quarteto de cordas de Meyerbeer, compositor que eu conhecia apenas por sua importância na história da ópera, passando pelo totalmente desconhecido Andreas Romberg, o destaque, em minha opinião, são as duas últimas obras, os quintetos de Mendelssohn e de Weber. Klöcker não precisa se esgoelar para provar o grande músico que é, seu timbre é leve e solto, demonstrando um grande domínio do instrumento.
Enfim, um belo CD, para ser apreciado aos poucos, pois tem alguns tesouros escondidos.
Tenho outro cd do mesmo Klöcker com a mesma temática, digamos assim, quintetos para clarinete, que, dependendo da recepção deste aqui, posso trazer para os senhores. Lhes garanto que a qualidade é a mesma.

01 – Fantasie fur Klarinette und Streichquartet
02 – Quintett Es-Dur op. 57_ I. Allegro
03 – Quintett Es-Dur op. 57_ II. Menuetto. Allegretto – Trio
04 – Quintett Es-Dur op. 57_ III. Larghetto
05 – Quintett Es-Dur op. 57_ IV. Finale. Allegro vivace
06 – Quintett c-moll_ I. Allegro molto
07 – Quintett c-moll_ II. Andante
08 – Quintett c-moll_ III. Allegro
09 – Quintett B-Dur op. 34_ I. Allegro
10 – Quintett B-Dur op. 34_ II. Fantasia. Adagio
11 – Quintett B-Dur op. 34_ III. Menuetto
12 – Quintett B-Dur op. 34_ IV. Rondo. Allegro

Dieter Klöcker – Clarinete
Consortium Classicum

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

2 comments / Add your comment below

  1. O Clarinete é um instrumento fantástico, possui um som doce, o elo perfeito entre o Oboé e o Fagote. Pena que as obras para ele são na maioria desconhecidas pra mim, conheço apenas as obras de Brahms para o instrumento, que por sinal são bastante delicadas e profundas.
    Excelente postagem.

  2. Excelente! Adorei também o Mendelssohn…já o tinha desde a outra vez que foi postado, mas agora está menos comprimido, toca pegar de novo! Obrigada!

Deixe uma resposta