Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Piano Concertos, n° 17 & 18 – Perahia – ECO


Ah, como adoro os concertos para piano de Mozart… tão bem escritos, tão leves, tão suaves… ótimo para acalmar os ânimos, para sentir aquela famosa paz de espírito…estado tão difícil de se atingir na correria do dia-a-dia… sempre procuro ter um destes concertos no meu mp3 player. Basta ouvirmos um adagio destes concertos. A genialidade de Mozart está presente em cada nota, em cada melodia.
Não sei dizer qual deles é o meu favorito. Em minha juventude rebelde eu tinha uma velha fita cassete com os concertos de n° 19 e 21 com o Rubinstein. Depois comprei aqueles LPs da Archiv, com aquelas belíssimas capas que retratavam algum tipo de flor, e que era interpretado por Malcolm Bilson e os English Baroque Soloists, do Gardiner. Aíi então conheci os concertos de n° 17 e 18. Qual deles era o mais belo nunca consegui definir. E para que, quando não estamos participando de algum concurso? Prestem atenção, por exemplo, no segundo movimento do de n°18, um “andante un poco sostenuto”. São pequenas variações sobre um tema maravilhoso, e cada variação é mais bela que outra.
Mas trago exatamente os de n° 17 e 18, só que com o Murray Pehahia novinho, novinho, e já muito talentoso (mas com esse cabelo?). E regendo a English Chamber Orchestra, excelente grupo de Câmera que gravou muito nos anos 70 e 80, com diversos outros músicos. Tenho outras duas integrais destes mesmos concertos de Mozart, com esta mesma orquestra com a MItsuko Uchida e com o Daniel Baremboim.   Ambas excelentes, nem preciso dizer.
A vida de Murray Perahia é uma vida de superações, e fico muito feliz acompanhando sua trajetória. Devido a um corte no dedão da mão direita, que acabou por infeccionar, acabou afastado do piano e dos palcos por um bom tempo. Mas quando voltou, voltou mais maduro, e como todo bom vinho, ainda melhor intérprete. Gravou Bach, em registros muito elogiados pela imprensa especializada.
Mas o papo aqui é Mozart.

01 – Piano Concerto No.17 in G major K.453 I. Allegro
02 – Piano Concerto No.17 in G major K.453 II. Andante
03 – Piano Concerto No.17 in G Major K.453 III. Allegretto
04 – Piano Concerto No.18 in B-flat major K.456 I. Allegro vivace
05 – Piano Concerto No.18 in B-flat major K.456 II. Andante un poco sostenuto
06 – Piano Concerto No.18 in B-flat major K.456 III. Allegro vivace

Murray Perahia – Piano & Conductor
English Chamber Orchestra

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FDPBach

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  1. Caro FDPBACH,
    também tenho minha história com o Conc.17, mas interpretado pelo Geza Anda (a orquestra não me recordo mais, que pena): um LP antigo, na casa de minha tia, que me caiu nas mãos há, quem sabe, mais de 30 anos. J´pa conhecia o do n.20 (meu pai o tinha, ainda em 78rpm), mas o piano de Geza me capturou. Até hoje tenho minhas dúvidas se o 17 não me soa o mais “arredondado” e completo dos concertos de Mozar. O problema é que temos também o 23 (com aquele 2o movimento de arrebentar qualquer coração), o 24, o 25, além do 20. E o que dizer do 2o movimento do n.9?

  2. Bela postagem, FDP. Amo Mozart. Pra mim ele foi um dos maiores gênios da história. Falando dos concertos dele, sinceramente, faz tempo que não ouço. Mas acho bem elegante e belo o Andante do concerto n.° 21. Uma dúvida difícil de sanar é se os concertos de Mozart são ou não superados pelos de Beethoven. Vai saber…

  3. Grato, FDPBACH, pelo informe! Vou atrás da referida gravação. Por ora, tenho-me deleitado com as interpretações com pianoforte e instrumentos de época (Bilson, Immerseel)… E nao entendo que Beethoven tenha superado Mozart no quesito concertos para piano (e ainda em outros…)

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