Restaurado – Ludwig van Beethoven (1770-1827) – As 9 Sinfonias (CD 4 de 5)

Beethoven chamava a oitava de “minha pequena sinfonia”. Nem tanto. É obra de um Haydn parrudo e um pouco mais mal humorado do que o original. Assim como a sétima, guardo a oitava em meu ventrículo esquerdo, o qual é muito grande (os cardiologistas dizem que é ali, no ventrículo esquerdo, onde o coração bate mais forte).

Otto Maria Carpeaux influenciou muitos brasileiros com seu bom porém pessoalíssimo Nova História da Música. Se bem lembro, ele colocava a sétima sinfonia ou no mesmo nível da nona. Era ele mesmo? Não tenho mais certeza e não estou com vontade de procurar. Durante largo tempo, eu fiz coro a esta opinião com a qual hoje não concordo. E nem é pelo grande movimento coral, mas sim pelo adágio e scherzo imbatíveis. Nada contra a cantoria e o Schiller da nona, claro.

A sétima sinfonia é uma série espetacular de danças, é quase a sinfonia pauleira de Ludwig van com aquele belíssimo Alegretto encravado em seu coração. Em tempo de Olimpíadas, eu certamente dou-lhe a medalha de prata das sinfonias beethovenianas. Voltaremos a esta sinfonia logo mais adiante. Ouvi-a ontem, e o Alegretto quase me fez voltar a concordar com o Carpeaux.

Nosso colega de OPS, Milton Ribeiro, escreveu uma pequena história onde a sétima de Beethoven era quase um personagem. O nome do conto é Da Pretensão Humana. Um homem, ao querer conquistar uma mulher, diz:

– … se queres me conhecer melhor, ouve o segundo movimento da Sétima Sinfonia de Beethoven.

Céus!

Leonard Bernstein – Wiener Philharmoniker – Beethoven, 9 Symphonies (Disk 4)

10. Symph. No.7 in A major, op.92 – I. Poco sostenuto-Vivace
11. II. Allegretto
12. III. Presto
13. IV. Allegro con brio

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

14. Symph. No.8 in F major, op.93 – I. Allegro vivace e con brio
15. II. Allegretto scherzando
16. III. Tempo di Menuetto
17. IV. Allegro vivace

Wiener Philharmoniker
Leonard Bernstein

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP [restaurado por Vassily em 29/5/2020]

9 comments / Add your comment below

  1. PQP,
    Fui olhar o Carpeaux: ” a 7ª é a mais poética de todas (…) é talvez a maior sinfonia que existe”.
    Mesmo muito criticado (“não é do ramo” é o comentário mais comum), acho Carpeaux no mínimo corajoso e instigante, colocando opinião onde outros livros apregoam que só existem obras-primas e igualam o nível de compostores o obras bem diferentes.
    Sou suspeito, pois também considero a Sétima uma das maiores (mas a 5ª e a 9ª a ladeiam)… Também acho estranho a situação das sinfonias beethovianas de números pares, bem abaixo do nível das ímpares – estudos antes das ousadias extremas???

    Ah, e continuo esperando uma alma caridosa que consiga (e disponibilize !!!) a 5ª com Boulez, que já procurei tanto sem exito.

    Grande abraço, Eduardo

    1. Êpa, calma aí. As sinfonias pares não são assim bem abaixo do nível das ímpares não. Tudo bem que a sétima é incontestavelmente melhor que a oitava, mas a segunda sinfonia supera a primeira!

  2. A sétima está sem dúvidas entre as minhas obras preferidas da música como um todo.

    O que a música de Beethoven passa para mim através da sétima não tem descrição. É algo que ocorre também na instigante e obsessiva repetição temática da quinta… claro que o verdadeiro ovo de Colombo está no último movimento da quinta, mas o tema é marcado a ferro em brasa definitivamente na alma no primeiro movimento.

    Enfim, Beethoven foi, é e sempre será um compositor ao qual me entrego de corpo e alma!

    Obrigado, PQP, pela oportunidade!
    Rafs

  3. Eduardo, eu gosto do livro do Carpeaux. OK, é um livro para leigos. E daí? Só os especialistas podem escrever sobre música? Não seria uma limitação.

    O “Eu e a Música” de Carpeaux é muito bom!

  4. quando escuto a setima sinfonia op 92
    me sinto muito aliviado e é um som tao perfeito que tudo ao seu redor para como se o som se esterlaçace entro o tempo e o espaço ocupado
    é demais adoro as sinfoias mas a setima é a melhor

  5. gente sera q alguem poderia me ajudar .eu tinha um dvd q tinha uma mulher q cantava as sinfonias de beethoven ,e eu queria mto saber quem e essa cantora porq no dvd nao tinha o nome dela .obrigado

  6. All is well now. I did try three times yesterday and got No7 for everything every time! Perhaps my mind was not working! Thank you for checking.

Deixe uma resposta