Igor Stravinski (1882-1971) – A História do Soldado (redução)

Este disco é um problema. Dele, eu apenas tenho a redução para clarinete, violino e piano da História do Soldado. A obra está completa. Vale a pena baixar. E como! É um CD de primeiríssima linha com o trio de mulheres checas dando tudo… A redução foi escrita pelo próprio Stravinski. A História do Soldado raramente consta dos programas de concerto e, quando aparece, é realizada somente em versão instrumental, ou seja, sem a parte cênica. Aqui, temos a redução da redução, pois em concertos é retirada a narração e as cenas, aqui temos também a retirada de alguns movimentos e uma radical redução do instrumental.

No CD original, há também obras de Bartók, Milhaud, Kachaturian…

Suíte de “A História do Soldado” – Redução de Igor Stravinski

1. Marcha do Soldado
2. O Violino do Soldado
3. Pequeno Concerto
4. Tango – Valsa
5. A Dança do Diabo

Ludmila Peterková – Clarinet
Gabriela Demeterová – Violin
Markéta Cibulková – Piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

1 comment / Add your comment below

  1. Este é um trio para clarinete, violino e piano sobre movimentos da “História do Soldado”.

    É mais ou menos o mesmo procedimento dos “Três movimentos de Petruchka” para piano.

    A suíte da “História”, que mantém a mesma instrumentação da pantomima completa (para orquestra de câmara de porte bem pequeno, feita para poder ser ambulante), tem vários movimentos a mais, embora também não tenha toda a música da peça (principalmente as várias repetições).

    Mesmo com bastante falação, a “História do soldado” completa é bastante divertida, vale conhecer. Não sou francófono para entender tudo no original, mas há várias boas gravações em inglês. Diferentemente de óperas, traduções não afetam essa obra.

Deixe um comentário