[Restaurado] Maurice Ravel (1875-1937) – Concerto para Piano em Sol Maior, Gaspard de la Nuit e Sonatine

Eu tenho muito a dizer sobre este estranho concerto de 1931 que começa com um estalar de chicote. O que mais me surpreende é o fato de Ravel ter dito que o modelara segundo o Quinteto para Clarinete de Mozart… E falou sério.

É extraordinário o Allegramente inicial, desde o tema executado pelo flautim até as intervenções jazzísticas dos sopros. Porém, minha maior consideração vai para o Adagio assai. Começa com um longo solo de piano e desenvolve-se livre e calmamente, como se fosse uma canção. OK, aqui podemos fazer comparações com o larghetto do Quinteto de Mozart, mas ainda assim com reservas. Um movimento belíssimo. O Presto final é brilhante, curto, mais jazzístico que o primeito movimento e mostra o motivo pelo qual Ravel fora aos EUA conhecer Gershwin.

Ia escrever mais, mas não vou fazê-lo. É que estou ouvindo a gravação e começa o segundo movimento que amo.

Piano Concerto in G
1. Allegramente [8:03]
2. Adagio assai [9:00]
3. Presto [3:51]
Martha Argerich, piano
Berliner Philharmoniker, reg. Claudio Abbado

Gaspard de la nuit
4. Ondine [6:12]
5. Le gibet [6:35]
6. Scarbo [9:15]

Sonatine for Piano
7. Modéré [3:59]
8. Mouvement de menuet [2:59]
9. Animé [3:34]
Martha Argerich, piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

[restaurado por Vassily em 5/6/2021, em homenagem aos oitenta anos da Rainha!]

11 comments / Add your comment below

  1. Clara, Na verdade, a postagem foi minha… é minha a culpa de lhe roubar a postagem… o pobre PQP apenas a publicou… O seu, FDP Bach.

  2. FDP,As minhas humildes desculpas! O PQP acha q andamos mto franceses e q vai haver picardia nas nossas escolhas… :PBeijos de Portugal!

  3. Ola

    Estou procurando esta peça de Ravel, encontrei aqui (supostamente), mas o link não está mais funcionando! Alguem poderia gentilmente me indicar onde posso baixá-la? Grato!

  4. De todas as composições que já ouvi de Ravel,nenhuma é tão linda,sensível e suave quanto o segundo movimento(adagio assai)do concerto para piano em sol maior.

  5. Pois é, o link não está a funcionar e tal como Paulo B também andava eu à procura desta gravação, mas deparei-me com um download indisponível… Seria possível repôr esta obra?

    Obrigada,
    Sara

Deixe uma resposta