Anton Stepanovich Arensky (1861-1906) – Symphony No. 2 in A major, Op. 22, Suite No. 3 ‘Variations’, Op. 33 e Overture to ‘Un songe sur le Volga’, Op. 16 etc

Anton Arensky é um compositor russo bastante interessante pelas proezas realizadas em sua curta vida, o que o coloca dentro dos principais eventos e cenários da música do seu país. O disco que ora é apresentado não possui nada de especial, mas nos fornece uma boa percepção de sua música. Arensky desde muito jovem estabeleceu contato com a música e com bons professores. Um dos casos mais significativos foram as aulas de orquestração com Rinsky-Korsakov.

Como professor, o compositor teve entre os seus pupilos brilhantes, os nomes de Rachmaninov, Scriabin e Glière. Mais tarde, estabeleceu amizade com Tchaikovsky. Essa amizade rendeu importantes frutos para o compositor, pois Tchaikovsky tomou a decisão de ser o seu mentor.

Arensky foi um indivíduo de alma impulsiva. Após ter saído de sua Novgorod e ter ido para a grandiosa e efervescente São Petersburgo, o compositor assimilou algumas das características dos jovens ricos. Era talentoso. Possuía um potencial inquestionável, mas era conduzido por hábitos irreprimíveis. Viciado em jogos de azar, Arensky não conseguia abandonar o vício em álcool. Após conduzir uma vida de exageros, Arensky acabou morrendo ainda muito jovem – com apenas 46 anos de idade.

Enquanto compositor, conseguiu construir uma estilo em que ficam evidentes sua influência dos compositores europeus, principalmente os nomes dos compositores românticos como Mendelssohn e Chopin. Suas composições são permeadas pela presença de temas russos, todavia padrões de fluência composicional e um aguçado senso estético e rítmico, o que transforma em um compositor bastante sofisticado.

O presente disco apresenta algumas de suas composições, sendo as mais relevantes a Suíte nº 3 e a Sinfonia nº 2. A Sinfonia é um trabalho curto – de apenas 22 minutos – composta no ano de 1889. Seu início marcante denota a confiança, o entusiasmo que, talvez, inundava sua alma que experimentava inúmeras novidades. Revela o lado criativo e inteligente do compositor. O que fica de sua música é o charme melódico, a clareza da linguagem rítmica e das texturas agradáveis. Uma boa apreciação!

Anton Stepanovich Arensky (1861-1906) –

01. Overture to ‘Un songe sur le Volga’, Op. 16
02. Introduction to ‘Nal and Damayanti’, Op. 47

Suite No. 3 ‘Variations’, Op. 33
03. Theme. Andante con moto
04. I. Dialogue. Andante sostenuto
05. II. Valse. Allegro
06. III. Marche triomphale. Maestoso
07. IV. Menuet (XVIIIème siècle)
08. V. Gavotte. Allegro
09. VI. Scherzo. Presto
10. VII. Marche funèbre. Adagio non troppo
11. VIII. Nocturne. Andantino
12. IX. Polonaise. Allegro moderato
13. Intermezzo for Orchestra, Op. 13

Symphony No. 2 in A major, Op. 22
14. I. Allegro giocoso
15. II. Romance. Adagio ma non troppo
16. III. Intermezzo. Allegretto
17. IV. Finale. Allegro giocoso e poi fuga

BBC Philharmonic Orchestra

Vassily Sinaisky, regente

BAIXAR AQUI

Arensky numa pose performática para a equipe do PQP Bach

Deixe um comentário