J S Bach (1685-1750): Toccatas – Stepan Simonian, piano

Bach

Toccatas BWV 910 – 916

Stepan Simonian, piano

 

 

Se levarmos em conta apenas a imagem estabelecida pelos retratos de Johann Sebastian Bach chegamos a acreditar que ele já nasceu enrugado, com peruca e cara de quem está sofrendo de gota. Uma espécie assim de Benjamin Button da música.

Stepan Simonian

Mas como todos os outros mortais, Bach passou todas as fases da vida, incluindo uma adolescência sob os cuidados dos irmãos mais velhos. Na juventude foi impetuoso e cabeçudo. No libreto as palavras em inglês usadas para explicar essa fase incluem hothead, brawl e rows (with the employers). Houve até uns dias em uma cadeia.

A música deste álbum é deste tempo de juventude.

O termo toccata é do italiano toccare, assim como o nosso tocar. Tocar qualquer tipo de instrumento de teclado.  Estas peças são obras que foram compostas por Johann Sebastian antes 1708, período de formação e afirmação de sua linguagem pessoal. Assim como os prelúdios e fantasias, as toccatas são peças que emergiram da prática de improvisação, comuns para os músicos especialistas em instrumentos de tecla, como o cravo ou o órgão.

 

Estas sete peças de Bach diferem das outras quatro toccatas escritas para órgão no sentido de terem sido compostas para instrumento de tecla sem pedais. Nas partituras das obras para órgão há uma extra pauta para os pedais. Mesmo assim estas sete toccatas também visavam o treinamento de candidatos a organistas, que não tinham a sua disposição muitos instrumentos para isso. Mesmo os cravos não eram assim abundantes e clavicórdios também eram comumente usados. Para saber mais sobre a diferença entre estes instrumentos você pode acessar este link aqui.

Aqui temos uma gravação feita usando o piano moderno por um artista de origem e formação russa. Ele estudou com Pavel Nersessian e Evgeni Koroliov. A gravação feita pelo selo Genuin é de ótima qualidade técnica e a interpretação do Stepan esbanja beleza e virtuosismo. No entanto é preciso dizer que o setor de artes visuais e capas ainda está em desenvolvimento. Se você tem arroubos puristas e quer comparar com uma gravação feita ao cravo, pode gostar desta postagem aqui. Uma outra gravação interessante, feita por uma pianista muito bem estabelecida nas interpretações das obras de Bach ao piano, pode ser ouvida acessando esta postagem aqui.

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Toccatas

  1. Toccata em fá sustenido menor, BWV 910
  2. Toccata em dó menor, BWV 911
  3. Toccata em ré maior, BWV 912
  4. Toccata em ré menor, BWV 913
  5. Toccata em mi menor, BWV 914
  6. Toccata em sol menor, BWV 915
  7. Toccata em sol maior, BWV 916

Stepan Simonian, piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 220 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 149 MB

Stepan contando as cordas do Grand Piano do lounge do PQP Bach Corp.

Para uma reflexão sobre o tema de qual tipo de instrumento usar na interpretação da música do passado, temos aqui um link para um texto curto, mas excelente, escrito por Rosalyn Tureck.

Para terminar, nosso momento Babel (sem merchandising…).

Crítica escrita por José E. Pérez Díaz, atribuindo 5 estrelas para o disco da postagem.

★ ★ ★ ★ ★

Bach al piano. una versión estupenda.

Reviewed in Spain on 27 November 2018

Un muy buen sonido y un pianista que toca con dominio absoluto. Las obras suenan como lo que son: luminosos y profundos alardes de maestría y musicalidad. Parece que cada vez más pianistas se deciden a acercarse a Bach sin complejos ni fundamentalismos. No es un Bach “romántico”, sino maravillosamente bien tocado.

Aproveite!

René Denon

2 comments / Add your comment below

  1. Fantástico esse texto de Rosalyn Tureck, um tapa na cara dos que tornaram padrão as interpretações chamadas historicamente informadas!

Deixe um comentário