Franz-Joseph Haydn (1732-1809) – Missa Cellensis in honorem Beatissimæ Virginis Mariæ, Hob. XXII:5 – Akademie für Alte Musik Berlin, RIAS Kammerchor, et. sol.

Oficialmente, esta é  a minha primeira postagem no novo PQPBach, que está hospedado em outro domínio, mais livre, leve e solto.

Nestes tempos sombrios em que vivemos, nada como a música de Haydn para nos ajudar a superar estes momentos de incertezas. Uma Missa de Haydn tem um poder único de nos envolver em uma espécie de áurea mística, barrando algum mal que deseje nos atingir. Para os incrédulos, isso pode soar ingênuo, respeito sua opinião, portanto respeitem a nossa. Lhes garanto que não sou nenhum beato, ao contrário, apenas aprecio o belo em suas mais diversas manifestações.
Obra da juventude de Haydn, essa Missa foi composta logo após o compositor assumir como Kappelmaister do Príncipe Nikolaus Esterházy, a “Missa Cellensis in honorem Beatissimæ Virginis Mariæ, Hob. XXII:5” é extensa, mais de uma hora de duração e exige muito da orquestra, dos músicos e dos solistas. Mas nos traz uma satisfação muito grande, uma grande paz de espírito, ao menos em mim causou essa impressão. Amo os corais de Haydn, já declarei em outras postagens que fiz com obras deste genial compositor. 
A interpretação da obra está a cargo da sempre eficiente  Akademie für Alte Musik Berlin, que acompanha outro excepcional conjunto, o “RIAS Kammerchor”, um dos melhores conjuntos corais alemães, todos dirigidos pelo jovem maestro Justin Doyle, que tem a sua disposição um excelente grupo de solistas.   
O booklet em anexo traz todas as principais informações que os senhores precisam, incluindo o libreto da Missa, traduzido em três idiomas. A gravadora Harmonia Mundi nos brinda mais uma vez com uma excelente gravação. 
Admirador confesso que sou do grande compositor austríaco, principalmente de suas missas e sinfonias. Espero que apreciem. 

 JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Missa Cellensis in honorem Beatissimæ Virginis Mariæ, Hob. XXII:5

1. Kyrie eleison I – Chor

2  Christe eleison – Chor 

3 Kyrie eleison II – Chor

4 Gloria in excelsis Deo – Chor

5 Laudamus te – Soprano

6 Gratias agimus tibi – Chor

7 Domine Deus – Alto, Tenor ,Bass

8 Qui tollis peccata mundi Chor – Soprano, Alto

9 Quoniam tu solus Sanctus – Soprano

10 Cum Sancto Spiritu – Chor

11Credo in unum Deum Chor – Soprano

12 Et incarnatus est  Alto, Tenor – Bass 

13 Et resurrexit Chor,Soprano – Tenor

14 Sanctus – Chor

15 Benedictus – Chor

16 Agnus Dei – Bass

17 Dona nobis pacemChor 

Johanna Winkel, soprano (S)
Sophie Harmsen, alto (A)
Benjamin Bruns, tenor (T)
Wolf Matthias Friedrich, bass (B)
RIAS Kammerchor
Akademie für Alte Musik Berlin
Justin Doyle, Direction

BAIXAR AQUI – DOWNLOAD HERE

3 comments / Add your comment below

  1. Bravissimo, duplamente! Finalmente achei vocês de volta, e com este petardo que é esta missa de Haydn! Para mim é a melhor – disparado – das missas do mestre, a ser apreciada no espírito das obras Sturm und Drang. Quem não se arrepiar com o Crucifixus desta missa, sei não… Continuo a apreciar mais a histórica leitura desta obra por Simon Preston e a Academy of Ancient Music, mas esta não fica longe, em termos de qualidade. Maravilhosa oportunidade para se conhecer mais esta obra-prima desconhecida do gênio de Rohrau.

  2. Il m’a fallu un petit moment pour trouver la nouvelle adresse du blog : j’ai cru un moment que PQP Bach m’avait abandonné. Cela m’a vraiment peiné, parce que je lui dois de beaux moments. La joie de le retrouver ici n’en a été que plus grande. Je la souhaite durable.

Deixe uma resposta