Anton Webern (1883-1945): Obra Completa – Disco 6/6

Eis aqui o sexto e último disco da séria Webern´s Complete Works. Devo confessar que minha relação com a música de Webern ainda continua conflituosa. As micro-estruturas que lembram tanto a arte chinesa e japonesa, arte que despreza o excesso e valoriza os detalhes, as delicadezas tão contrárias a minha personalidade de homem ocidental. Pior ainda para um homem da América Latina, acostumado a gritaria e choradeira, a soltar pum alto em pleno jogo do Náutico com um cachorro-quente na mão, e marcas de Ketchup no canto da boca… No entanto há certa agressividade na música de Webern realmente apaixonante. Ouçam as Three Little Pieces for Cello and Piano op. 11 para entender o que estou falando. A obra toda não dura nem 3 minutos, mas a estrutura, dependendo como você “observe”, pode ter infinitas possibilidades. O disco termina com as famosas Variações para Piano op.27, cujo tema (minúsculo) e suas permutações, seguindo com absoluto rigor o procedimento dodecafônico, é a obra mais representativa (popular?!) do mundo weberniano.

Anton Webern (1883-1945): Obra Completa – Disco (6/6)

1 – 2. 2 Pieces for Cello and Piano
3. Movement for Piano
4. Sonatensatz (Rondo) für Klavier (c.1906)
5 – 8. Four Pieces, Op.7 – for violin and piano
9 – 11. Three Little Pieces for Cello and Piano, op.11 (1914)
12. Cello Sonata (1914) – Sehr bewegt
13. Kinderstuck Krystian
14. Piano Piece (1925)
15 – 17. Piano Variations, Op.27

Performed by Gianluca Cascioli, Gidon Kremer, Clemens Hagen, and Krystian Zimerman

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Webern cuidando de sua obra a fim de que ela cresça

CDF Bach

9 comments / Add your comment below

  1. O CDF é um dos meus. A expressão “soltar pum alto em pleno jogo do Náutico com um cachorro-quente na mão, e marcas de Ketchup no canto da boca” aplicada à obra de Anton Weber não deixa de ser uma inovação e tanto na crítica musical.

    Boa essa. O álbum também.

  2. uhuuuuu!!!!
    aguardava ansiosamente por este último… não teho palavras pra te agradecer cdf inho querido… e digo desde já que sou a phavor de qualquer baixaria, seja ela viadagem, briga de mulher, corno correndo atráz de amante nu pela cidade, ou dançar webern bêbado na sacada de casa e haja dito!!! e sou contra esses santistas que só protagonizam cenas de sexo na posição papai-mamãe de luz apagada durante toda a vida.

    abraços a todos!!!

Deixe uma resposta