ERRATA – BTHVN250 – A Obra Completa de Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Trios para violino, viola e violoncelo, Op. 9 – The Leopold Trio

Minha babada de republicar gravações já postadas anteriormente aplicou-se a todos trios para cordas de Beethoven. Assim, e exatamente como fiz ontem, restaurei a gravação do trio Mutter-Giuranna-Rostropovich na postagem original, e refiz minha postagem com a sensacional versão do Leopold Trio para os Op. 9.

Ludwig – sempre o descabelado inquieto em notável evolução! À guisa dos enormes saltos estilísticos entre as sonatas para piano Op. 2 para a “Grande” Op. 7, e aquele, maior ainda, desta para as sonatas Op. 10, quem ouve estes trios do Op. 9 depois das primeiras tentativas de Beethoven no gênero se impressiona com seus progressos. Aqui, num claro ensaio para os quartetos de cordas vindouros, que o fariam abandonar para sempre os trios, há muitos dos gestos que ficariam familiares a nós outros nas décadas seguintes: a elaboração sinfônica de obras para conjuntos de câmara; a criatividade dentro do uso estrito da sonata-forma; a alternância de movimentos cheios de verve com expressivos adagios. Eles são especialmente prevalentes no primeiro trio da trinca, enquanto no terceiro nosso renano favorito esbalda-se em sua tonalidade-assinatura, a de dó menor, trabalhando habilmente a constrição e a angústia por ela inspiradas rumo a um afirmativo final em tonalidade maior. Numa tentativa, talvez, de fazer justiça às suas provavelmente nada queridas memórias como violista na corte de Bonn, Beethoven dá à viola várias passagens elaboradas, deixando-a quase em pé de igualdade com seus parceiros menos molestados por bullying instrumental. E a radiante interpretação do Leopold Trio só nos consegue deixar a viva impressão de que as sessões de gravação devam ter sido pura delícia.

Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)

Três Trios para violino, viola e violoncelo, Op. 9

No. 1 em Sol maior
1 – Adagio – Allegro con brio
2 – Adagio ma non tanto and cantabile
3 – Scherzo – Allegro
4 – Presto

No. 2 em Ré maior
5 – Allegretto
6 – Andante quasi allegretto
7 – Menuetto – Allegro
8 – Rondo – Allegro

No. 3 em Dó menor
9 – Allegro con spirito
10 – Adagio con espressione
11 – Scherzo – Allegro molto e vivace
12 – Finale – Presto

The Leopold String Trio
Isabelle van Keulen, 
violino
Lawrence Power, 
viola
Kate Gould, 
violoncelo

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

#BTHVN250, por René Denon

Vassily

Deixe um comentário