ERRATA – BTHVN250 – A Obra Completa de Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Trio para violino, viola e violoncelo, Op. 3 – Serenata, Op. 8 – The Leopold Trio

 

 

Da mesma forma que eu, tolinho, fiz com os quartetos com piano, acabei colocando aqui uma gravação já postada anteriormente pelo colega FDP Bach. Assim, os trios de cordas com Anne-Sophie Mutter, Bruno Giuranna e Slava Rostropovich voltam ao seu lugar de origem, na postagem original, e eu aqui passo a lhes alcançar a linda gravação do Leopold Trio.

O trio de cordas evoluiu da formação inicialmente em voga – dois violinos e violoncelo, no feitio das trio-sonatas – para a de violino, viola e violoncelo por influência de Boccherini e, principalmente, de Haydn, que foi por pouco tempo tutor de Beethoven e, sem dúvidas, o mais influente compositor daquele finalzinho de século XVIII. Outras tantas obras para esta formação mais moderna foram compostas por Johann Albrechtsberger – organista da Stephansdom e autor, entre tantas outras, das mais hilariantes composições jamais postadas neste blog -, com quem Beethoven escolheu ter aulas de contraponto e composição desde que decidira ficar em Viena, pois deixara Bonn em caráter oficialmente temporário, sem ter, no entanto, qualquer intenção séria de voltar.

Com tantas influências próximas, e motivado pelo sucesso das publicações de seus Opp. 1 e 2, que postergara em função da consolidação de sua carreira de virtuose do piano e da busca de pisar com mais firmeza os terrenos da composição, parece natural que tenha escolhido compor e publicar cinco trios para violino, viola e violoncelo em relativamente rápida sucessão. Os dois primeiros, que aqui apresentamos, foram compostos em seis movimentos e são muito semelhantes em forma. Embora somente o segundo tenha sido chamado de “serenata”, ambos apresentam sucessões de movimentos lentos com danças, após um movimento de abertura. O sensacional e infelizmente extinto Leopold Trio faz jus à pujança do garoto renano, com o bônus da habitual qualidade do som da Hyperion. Suas interpretações vigorosas e tecnicamente impecáveis para as peças têm seus melhores momentos nos breves arroubos de inovação que o jovem compositor começa a mostrar em obras ademais bastante convencionais, servindo-nos um bom aperitivo do que será a trinca de trios muito melhor acabados do Op. 9 – que também lhes apresentaremos, com os mesmos intérpretes, dentro em muito breve.

Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)

Trio em Mi bemol maior para violino, viola e violoncelo, Op. 3
Composto antes de 1794
Publicado em 1796
Dedicado à condessa von Browne

1 – Allegro con brio
2 – Andante
3 – Menuetto: Allegretto
4 – Adagio
5 – Menuetto: Moderato
6 – Finale: Allegro

Serenata em Ré maior para violino, viola e violoncelo, Op. 8
Composto entre 1796-1797
Publicado em 1797

7 – Marcia: Allegro – Adagio
8 – Menuetto: Allegretto
9 – Adagio – Scherzo: Allegro molto – Adagio – Allegro molto – Adagio
10 – Allegretto alla polacca
11 – Andante quasi allegretto – Variation 1 – Variation 2 – Variation 3 – Variation 4  – Allegro – Tempo I
12 – Marcia: Allegro

The Leopold String Trio
Isabelle van Keulen,
violino
Lawrence Power,
viola
Kate Gould,
violoncelo

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Não se enganem pelo retrato borocoxô: o Leopold Trio é pura energia!
#BTHVN250, por René Denon

Vassily

Deixe um comentário