Joseph Bodin de Boismortier (1689-1755): Sonatas Op. 91 – Wilbert Hazelzet, flauta

Boismortier

6 Sonatas para cravo e flauta, Op. 91

Wilbert Hazelzet, flauta

Gerard de Wit, cravo

 

 

Wilbert explicando o que é um ‘crescendo’ para a turma do PQP Bach
Gilbert de Wit

Os pequenos mestres podem nos proporcionar grandes prazeres! Eu pesquei esta frase na minha pesquisa para escrever estas mal traçadas sobre Joseph Bodin e agora não consigo lembrar onde, para dar algum crédito, pois a frase é danada de boa.
Dia destes postei um disco com música de Wilhelm Friedemann Bach interpretada pelo Hazelzet e trago esta outra face da moeda. Temos agora um repertório francês que mostra a versatilidade do flautista.
Boismortier foi um compositor francês que fez muito sucesso, inclusive econômico, pois foi um dos primeiros músicos a não depender de patrões diretos e editava sua própria música. Seu estilo incorporava os gostos francês e italiano, como a música deste lindo disco exemplifica, bem ao estilo de ‘les goûts réunis’. Ele não se acanhava ao aplicar o princípio de ‘flatter l’oreill’.
Na verdade, a capa deste disco diz muito sobre o mesmo. É uma prova que a escolha da capa adequada é uma arte a parte.
Observe que o título da música coloca o cravo antes da flauta e estas peças são da linhagem da música para cravo que posteriormente incorporou um instrumento melódico ou mesmo um grupo de instrumentos. Prática que remonta a François Couperin e outros mestres franceses.
O livreto que acompanha os arquivos musicais nos conta que em Paris, Boismortier manteve contato com músicos que atuavam nos Concerts Spirituels, como Louis Albert, Jean-Joseph Cassanéa de Mondoville, Jean-Baptiste Senaillé, Jean-Marie Leclair e Michel Blavet. Este último era assim o James Galway, o Jean-Pierre Rampal da época.

 

Joseph Bodin de Boismortier (1689 – 1755)

6 Sonatas para cravo e flauta Op. 91

Sonata em sol maior Op. 91 No. 3

1. Rondement
2. Gayement
3. Air: Gracieusement
4. Gayement

Sonata em sol menor Op. 91 No. 2

5. Gayement
6. Gracieusement
7. Gayement

Sonata em ré maior Op. 91 No. 1

8. Sicilienne
9. Gayement
10. Gracieusement
11. Gayement

Sonata em lá maior Op. 91 No. 5

12. Legerement
13. Gracieusement
14. Gayement

Sonata em mi menor Op. 91 No. 4

15. Gayement
16. Gracieusement
17. Gayement

Sonata em dó menor Op. 91 No. 6

18. Gayement
19. Gracieusement
20. Menuets I et II

Wilbert Hazelzet, flauta

Gerard de Wit, cravo

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 413 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 235 MB

Para os mais jovens amantes da música, o falutista Michel Blavet era o Emmanuel Pahud daqueles dias. Para artistas deste calibre e para audiências de gosto refinado que Joseph Bodin escreveu estas charmosíssimas peças.

Aproveite!

René Denon

5 comments / Add your comment below

  1. Prezado Denon,
    Agradeço por mais essa bela postagem. Se me permite uma correção, que deve ter sido por erro de digitação, o flautista referido no texto é Blavet, e não Bavet. Saudações
    JKEpprecht

  2. Olá, João!
    Obrigado pela mensagem!
    É um prazer saber que você gostou da postagem e agradeço especialmente por apontar o erro no nome do ilustre flautista. Corrigirei no texto, mas deixo aqui meu agradecimento pela sua observação.
    Abração!
    R:D

Deixe uma resposta