Franz Liszt (1811-1886) – Orchesterwerke – Werk für Klavier & Orchester – CD 2 de 7 – Kurt Masur, Gewandhausorchester Leipzig

Neste segundo CD da saga lisztiana temos uma de minhas obras favoritas deste compositor, a ‘Mazeppa’, que conheci em tenra idade, em um velho LP que pertencia a uma tia, intitulado ‘Músicas Ligeiras’. Nunca entendi muito bem esse conceito mas,enfim, ele me apresentou Liszt. Posteriormente Herbert von Karajan me fez admirar ainda mais essa obra em um LP dedicado ao compositor. As informações abaixo foram tiradas da Wikipedia:

“Mazeppa S.100 é um dos treze poemas sinfónicos de Franz Liszt, composto em 1851. É o número 6 dos seus poemas sinfônicos, escritos durante o seu período em Weimar. Conta a história da vida da personagem homónima, Ivan Mazepa, um sedutor de uma nobre dama da Polónia que foi amarrado nu a um cavalo selvagem, que o transportou até à Ucrânia. Aí os cossacos libertaram-no e fizeram dele o seu hetman (titulo dado a oficial de alta patente dos exércitos poloneses e posteriormente, cossacos).
O compositor segue a narrativa huguiana para descrever a cavalgada do herói através das imensas estepes no primeiro andamento. As cordas abordam o tema principal, que se transforma e distorce com seis batidas dos timbales, que evocam a queda do cavaleiro. Após um silêncio, as cordas, o fagote e uma trompa solo traduzem o estupor do acidentado, ressuscitado pelos trompetes em Allegro marziale. Os cossacos colocam Mazeppa à frente do seu exército (ouve-se uma marcha) e o tema do herói desdobra-se para concluir em glória.”

Gosto muito da dinâmica destes Poemas Sinfônicos. Eles são muito intensos, com melodias quase pegajosas, que nos fazem sair assobiando-as posteriormente. E além disso, Liszt era inegavelmente um grande orquestrador. Mas vamos ao que viemos.

01. Prometheus
02. Mazeppa
03. Festklange
04. Heroide Funebre
05. Mephisto Waltz No.2

Gewandhausorchester Leipzig
Kurt Masur – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

 

1 comment / Add your comment below

Deixe um comentário