Franz Liszt (1811-1886) – Orchesterwerke – Werk für Klavier & Orchester – CD 1 de 7 – Kurt Masur, Gewandhausorchester Leipzig

Teremos uma overdose de Franz Liszt durante essa semana. Em conversa com outros colegas, comentei que tinha esta caixa que começo a postar hoje, com a obra orquestral do compositor e imediatamente o colega Ammiratore se entusiasmou dizendo que sempre quis conhecer estas gravações do Kurt Masur. Então me propus a postar mais uma coleção. Serão sete volumes, e vou postar um por dia, para fechar uma semana e claro, para os senhores melhor degustarem o material.
Os quatro primeiros CDs se intitulam ‘Weimarer Sinfonische Dichtungen’, os Poemas Sinfônicos de Weimar”, e trazem os doze poemas sinfônicos, além da Sinfonia Faust.
Kurt Masur e a magnífica Orquestra do Gewandhaus de Leipzig dão um show de interpretação, como não poderia deixar de ser, em se tratando de músicos deste nível.
Este primeiro CD já traz uma obra prima indiscutível, ‘Les Preludes’, uma verdadeira aula de orquestração. Creio que seu genro Wagner tenha se inspirado bastante com essa obra.

01. Ce qu’on entend sur la montagne
02. Tasso. Lamento e Trionfo
03. Les Preludes
04. Orpheus

Gewandhausorchester Leipzig
Kurt masur – -Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

3 comments / Add your comment below

  1. Obrigado caríssimo fdpbach ! São obras pouco conhecidas do mestre mas com uma técnica de orquestração que inspirou dentre outros grandes R. Strauss e Dvorak. Apenas acrescentando que nestas obras Liszt focou mais na expressão de ideias poéticas ao criar elementos para atmosferas musicais, associou histórias à música instrumental assim passando a dar um contexto e criando assim os poemas sinfonicos.
    Grande série com o gigante Kurt Masur!
    Obrigado !
    Ammiratore

    1. Pois é, meu caro, eu diria que aprendi bastante com estas postagens. Até então nunca tinha prestado muita atenção em Liszt … talvez um pouco de preconceito, mas sem ter ouvido atentamente. Ao preparar as postagens do concertos para piano, por exemplo, ao pesquisar sobre eles, descobri suas qualidades. Ao menos para alguma coisa esse isolamento social está servindo.

Deixe uma resposta