100 anos de Leonard Bernstein – Piotr Ilich Tchaikovsky (1840-1893) – Symphony nº 5 in E Minor, op. 64, Romeo & Juliet – Bernstein, NYPO

Box 2

Leonard Bernstein (Lawrence, 25 de agosto de 1918 – Nova Iorque, 14 de outubro de 1990). Aqui, todas as postagens desta série.

Poucas sinfonias são tão impactantes quanto a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky. É impossível ficarmos indiferentes a ela. É uma montanha russa de emoções explícitas, que nos levam da alegria à tristeza, da euforia à depressão, e para completar uma obra quase perfeita, tem o mais belo segundo movimento já composto, um Andante cantabile que me arrepia os pelos da nuca só de lembrar-me dele.

Aliás, diga-se de passagem, esse CD é tão escancaradamente emotivo que conclui com a versão de Tchaikovsky para o Romeu & Julieta shakespeareano. De arrepiar. Talvez devido à avançada idade, e possivelmente também devido à doença que o levaria a morte, Bernstein está muito mais comedido nestas gravações, podemos sentir que tira do coração e da alma a força necessária para reger obras tão complexas.

Lembro de ter assistido ao vídeo desta gravação da Quinta Sinfonia, lá nos idos do começo da década de 90, pouco depois da divulgação de sua morte, e lá estava presente a paixão, a emoção. Lenny definitivamente foi único. Faz falta neste novo século.

Piotr Ilich Tchaikovsky – Symphony nº 5 in E Minor, op. 64, Romeo & Juliet

01. Symphont nº 5 Andante – Allegro con anima
02. Symphont nº 5 Andante cantabile, con alcuna licenza
03. Symphont nº 5 Valse. Allegro moderato
04. Symphont nº 6 Finale. Andante maestoso – Allegro vivace
05. Romeo and Juliet, Fantasy-Overture

New York Philharmonic
Leonard Bernstein – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

6 comments / Add your comment below

  1. Esta postagem resultou na Sinfonia nº 6 ” Patética ” !!!!
    Daria para conferir se há algum equívoco!!!
    Grato.Um abraço do Dirceu.

  2. Algo estranho neste link, caro FDP!
    Trata-se da 6ª Sinfonia e falta Romeo & Juliet…
    É possível verificar se o link está correto?

    Abraço

    Milton

  3. Exatamente fdp, essa sinfonia é muito temperamental, ela nos dá tristeza mas nos presenteia com esperança! É minha sinfonia favorita de Tchaikovsky.

Deixe um comentário