Antonin Dvorák – Violin Concerto In A Minor, Op.53, Max Bruch: Violin Concerto No.1 In G Minor, Op.26, Alexander Konstantinovich Glazunov (1835-1936) – Violin Concerto In A Minor, Op.82 – Martzy, Morini, RIAS Symphony Orchestra Berlin

cover

LINK ATUALIZADO !!!

Ferenc Fricsay viveu pouco mas intensamente. Tinha o toque de Midas, tudo o que gravou é valioso demais, é ouro puro. E este CD que ora vos trago não poderia deixar de ser uma gema, devidamente lapidada pelo talento e virtuosismo não apenas do maestro, mas também de suas duas incríveis solistas, Johanna Martzy e Erika Morini. Da primeira eu já ouvira falar, algumas citações e alguns cds na internet. Erika Morini me era uma perfeita desconhecida até então.
Começando por Johanna Martzy, o que ela faz com o Concerto de Dvorák é algo de outro mundo. Mesmo tendo sido gravada em Mono, esta foi a melhor versão que ouvi nos últimos tempos. Era húngara, nascida em 1924, mas morreu jovem, meros 54 anos de idade,  (o que diabos tem na água que se toma na Hungria para terem tantos talentos por lá?). A paixão com que ela toca este concerto é de arrepiar.
Erica Morini era austríaca, nascida em 1904, filha de músico, e cedo se revelou uma grande musicista. O velho caso de talento precoce.
Mas vamos ao que viemos. Um CDzaço, daqueles que merecem ter um lugar de destaque na prateleira.

01 – Violin Concerto in A minor, op. 53- 1. Allegro ma non troppo – Quasi moderato
02 – Violin Concerto in A minor, op. 53- 2. Adagio, ma non troppo
03 – Violin Concerto in A minor, op. 53- 3. Finale (Allegro giocoso, ma non troppo)

Johanna Martzy – Violin
RIAS Symphony Orchestra Berlin
Ferenc Fricsay – Conductor

04 – Violin Concerto no. 1 in G minor, op. 26- 1. Vorspiel (Allegro moderato)
05 – Violin Concerto no. 1 in G minor, op. 26- 2. Adagio
06 – Violin Concerto no. 1 in G minor, op. 26- 3. Finale (Allegro energico)
07 – Violin Concerto in A minor, op. 82- 1. Moderato
08 – Violin Concerto in A minor, op. 82- 2. Andante sostenuto
09 – Violin Concerto in A minor, op. 82- Tempo I
10 – Violin Concerto in A minor, op. 82- Cadenza
11 – Violin Concerto in A minor, op. 82- 3. Allegro

Erika Morini – Violin
Radio-Symphonie-Orchester Berlin
Ferenc Fricsay – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

8 comments / Add your comment below

  1. Ouro puro. Esse CD merece o título de IMPERDÍVEL. Concordo com sua opinião sobre Ferenc Fricsay. O início da Deutsche Gramophon deve muito a Fricsay, era um regente jovem com uma carreira promissora. Sua interpretação das sinfonias de Beethoven é fantástica, anterior aos modismos de Karajan (e na minha opinião, bem melhor que a de Karajan).

    Uma observação importante: O concerto de Glazunov foi ripado errado, a ordem dos movimentos ficou embaralhada. A seqüência correta é: Moderato – Andante sostenuto – Tempo I – Cadência – Allegro .

  2. Fricsay foi o maior de todos, arrisco dizer. FDP tem razão: ele torna tudo lindo, compreensível, articulado, lógico. Respeita o estilo do compositor, iluminando a partitura. Como dizia meu velho amigo Herbert Caro, foi um maestro “compreensivo”. Muito, demais.

  3. bom dia! ouvi o cd! realmente a leitura de dvorak é algo indescritível! fabulosa! arrebatadora!
    uma proposta: que tal postar todos os quartetos de dvorak com o quarteto de praga? creio que o que o prager quarttet faz com eles é o mesmo que fricsay e morini fizeram aqui com o concerto para violino1
    muito obrigado!

Deixe um comentário