Shostakovich (1906-1975): Symphony No. 10 / Wagner (1813-1883): Prelude & Liebestod from Tristan und Isolde

MI0001135162

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Eu tinha 16 anos e simplesmente precisava ouvir a Sinfonia Nº 10 de Shostakovich. Era o inverno de 1973. Como o PQP Bach não existia, escrevi uma carta — sim, papel, correio, envelope — para a Rádio da Universidade, dirigida ao programa Atendendo o Ouvinte. Duas semanas depois, pude ouvir esta maravilha. E ouvi exatamente esta legendária gravação de Mravinsky com a espetacular orquestra de Leningrado. Mrava e Shosta foram grandes colaboradores até a 13ª Sinfonia, quando o primeiro teve medo de regê-la. Sim, vá pesquisar!

Eu não sabia que o Allegro da décima era “dedicado” a Stalin, que morrera um ano antes após torturar minuciosamente Shostakovich e nem da sequência de notas D-S-C-H, apresentadas pela primeira vez no Allegretto e que eram uma afirmação do compositor: eu ainda estou aqui. A décima é uma obra genial e pessoalíssima, que todos devem conhecer.

O Wagner é uma bela sobremesa com espresso.

Symphony No. 10 in E minor, Op. 93
1 Moderato 22:03
2 Allegro 3:59
3 Allegretto 10:56
4 Andante – Allegro 11:07

Tristan und Isolde, opera, WWV 90
5 Prelude & Liebestod

Leningrad Philharmonic Orchestra
Evgeny Mravinsky

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Mravinsky: fera
Mravinsky: fera

PQP

5 comments / Add your comment below

  1. Esta música é, para mim, ainda muito difícil… Aproveitei mais o prelúdio com a interminável morte de amor, do Wagner. De qualquer forma, postagem ótima. Este disco é mencionado no Guia de Música dos críticos da Gramophone, o Penguin Guide…

    Quanto a foto do “cara amarradíssima” do maestro, não consigo resistir a arriscar o comentário: ele deve estar pensando “e esse troço não termina… que horas serão agora?”

    Vou tentar ouvir ainda mais uma vez a sinfonia…

    Abraços

    Mário

  2. Caros,
    Mravinsky é uma verdadeira lenda, um dos maestros mais extraordinários do século XX. Basta ver seus vídeos disponíveis no you tube e já se percebe o foco total na música e não na gestualidade espalhafatosa. É bonito de ver.
    Eis um link para baixar a versão FLAC (sem perda de qualidade) deste disco.
    https://1drv.ms/u/s!Agq_AysPzgeMgirBaHVMKZkYXr47
    Arquivo .rar, 276Mb
    Abs

    1. Mano… que porra é essa. Primeira vez que ouço Shostakovich, Mravinsky e a Leningrad. Minha vida toda foi uma mentira…

      Muito obrigado PQP & cia, meus Budas da música.

Deixe um comentário