Antonio Vivaldi (1678-1741): 6 Concerti per Violino

ughi

Excelente gravação de Concertos para Violino de Vivaldi. Aqui, Vivaldi comprova o que todos sabem: o fato de que era capz de compor música boa e feliz. A alegre aparência dos seus trabalhos estão entre as razões da vasta popularidade da sua música. Esta popularidade rapidamente o tornou famoso em países como a França, na época muito fechada em seus valores nacionais, e na Alemanha. Johann Sebastian Bach foi influenciado por Vivaldi, tendo transcrito alguns de seus concertos para o cravo e para o órgão, bem como alguns para orquestra, incluindo o famoso Concerto para Quatro Violinos e Violoncelo, Cordas e Baixo Contínuo (RV580). Contudo, nem todos os músicos demonstraram o mesmo entusiasmo: Igor Stravinsky afirmou em tom provocativo que Vivaldi não teria escrito centenas de concertos — escreveu 477 deles — mas um único, repetido centenas de vezes. Não sou um admirador hiper entusiasmado de Vivaldi, mas discordo do Igor.

Antonio Vivaldi (1678-1741): 6 Concerti per violino

Concerto in re maggiore per violino, archi e continuo op. 8
“Il cimento dell’armonia e dell’inventione”
n.11 – FI n.30 – RV 210
1. Allegro (5:18)
2. Largo (3:01)
3. Allegro (4:53)

Concerto in mi minore per violino, archi e continuo
“Il favorito” – FI n. 208 – RV 277
4. Allegro (4:45)
5. Andante (4:21)
6. Allegro (4:48)

Concerto in mi maggiore per violino, archi e continuo
“L’amoroso” – FI n. 127 – RV 271
7. Allegro (4:11)
8. Cantabile (2:16)
9. Allegro (3:44)

Concerto in la minore per 2 violini, archi e continuo op.3
“L’estro armonico” – n.8 – FI n. 177 – RV 522
10. Allegro (3:53)
11. Larghetto e spiritoso (4:13)
12. Allegro (3:36)

Concerto in do maggiore per violino, archi in 2 cori e continuo
“Per la Ss. Assontione di Maria Vergine” – FI n.13 – RV 581
13. Adagio e staccato – Allegro (5:24)
14. Largo (3:02)
15. Allegro (4:26)

Concerto in fa miaggiore per violino, archi e continuo
“Per la solennità di S.Lorenzo – FI n.20 – RV 286
16. Largo molto e spiccato (5:57)
17. Allegro (3:05)
18. Allegro non molto (5:09)

Uto Ughi, violino
I Virtuosi di Santa Cecilia

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Um Vivaldi com o sotaque da bota
Um Vivaldi com o sotaque da bota

PQP

9 comments / Add your comment below

  1. Vivaldi pra mim é um pouco como Mozart, é muito melhor quando para de tentar ser feliz e arregaça o violino sem dó com fúria e drama. Não é a toa que suas melhores peças são assim; das quatro estações a melhor é o verão juntamente com o primeiro movimento do inverno; seu stabat mater é lindo por sua dramaticidade e outro concerto ótimo por sua fúria é o RV 278.

  2. Thanks for this Vivaldi. The Venetian genius is so great that some do not understand. As Gore Vidal said: “A good deed ever goes unpunished”.

  3. Saborosa gravação, excelente seleção, ótimo solista. Vivaldi é o máximo, quanto mais melhor. Viva o Padreco Ruivo. Já chamei o velho gafanhoto (Stravinsky) de pateta uma vez por ter dito tal despautério, mas depois dei uma aliviada em favor dele, se bem lembro. rss

  4. O problema do Stravinsky era o recalque por ser apenas o segundo Igor mais relevante da história. 🙂 Curiosamente, o Érico Veríssimo nunca teve problemas por ser a segunda maior personalidade nascida em Cruz Alta e o Hitchcock jamais demonstrou desgosto por ser o segundo grande aniversariante de 13 de agosto. Que feio, Stravinsky! 😉

  5. O cara que fez a seleção dos concertos pra esse CD realmente manja dos paranauês: na minha opinião, só tem concertos ótimos aqui. Realmente uma delícia de audição.

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