Ludwig van Beethoven (1770-1827): Sinfonia No. 9 em ré menor Op. 125 “Choral” — Karl Böhm

frontA nona sinfonia de Beethoven. Primeira sinfonia que utilizou coro em sua composição. Ao longo da história, utilizada com fins políticos tanto por socialistas, conservadores e liberais. Aclamada como o hino nacional da União Europeia em 1972. Foi escolhida, por Carl Sagan e outros cientistas, dentre todas as obras musicais da humanidade para integrar o disco de ouro que juntamente com milhares de outras informações sobre a humanidade, foi acoplada à sonda Voyager, que hoje já está fora de nosso sistema solar. Foi a partir do tamanho necessário para gravar uma interpretação completa sua (60-75 minutos em média), que foi definido o diâmetro atual de um CD. Já foi postada dezenas de vezes aqui no blog. O que há mais para dizer sobre esta sinfonia que vocês não saibam?

Gosto bastante dessa interpretação de Karl Böhm. Ele sabe diminuir a velocidade na hora certa e ser rápido e conciso quando é necessário. Embora em algumas partes ele possa ser lento até demais.

Divirtam-se.

Beethoven: Symphonie No. 9

Ludwig van Beethoven (1770-1827):

Symphony No. 9 in D minor Op. 125 “Choral”
01 I. Allegro ma non troppo, un poco majestoso
02 II. Molto vivace
03 III. Adagio molto e cantabile
04 IV. Presto
05 V. ‘O Freunde, nicht diese Töne’ – Allegro assai

Konzertvereinigung Wiener Staatsopernchor
Wiener Philharmoniker
Karl Böhm, conductor
Jessye Norman, soprano
Brigitte Fassbaender, mezzo-soprano
Plácido Domingo, tenor
Walter Berry, bass

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Karl Böhm.
Karl Böhm.

Luke

11 comments / Add your comment below

      1. Pqpbach – Não me leve a mal na questão de HvK! Procurei me aprofundar um pouco nas biografias do maestro nestes dois dias e me enteirei de episódios da vida dele que desconhecia. Vou usar os dias de natal para continuar e aprofundar cada vez mais o estudo acerca de HvK. Segundo me consta, ele não só era nazista como usou a musica classica em proveito proprio deformando-a e passando-a para as novas gerações, o que considero abominável..
        Não sei se devo por fora os discos que tenho dele.
        É uma virada!! Aguardo uma palavra sua na qual confio integralmente!!!
        abraços
        manuel

  1. Acho que essa é a melhor interpretação do adagio da Nona que já ouvi. Se não é a melhor, é a minha preferida. Como um todo, eu ainda prefiro as interpretações de Furtwangler e Toscanini, mas Böhm sempre estará no meu Top 3 de regentes favoritos, junto com os outros dois mencionados.

  2. Não acho a melhor, mas está no top 3. A melhor pra mim é a do Fricsay. A do Karajan nem está no meu top, porque escutei só uma vez e achei apenas regular. Nunca mais escutei.

  3. Ops…chuvarada de pedras no inicio do verão…Beethoven era forte, irascível, enérgico, inteligente e sensível. Certamente que a interpretação das suas obras teria que se dar dentro destes parametros, o que é mais lógico. Muito além, não é o melhor. Muito aquém, também não. Leva quem consegue o equilíbrio. Porém isto não é regra. Dentre Abbado, Walter, Kleiber, Fricsay ou Böhm, fico com Herbert von Karajan, o magnífico!!! É opinião pessoal.
    abraços

  4. Apenas mais uma opinião: Fricsay and Suitner.
    Nota: não me lembro de nenhuma versão da 9ª que achasse má. Prefiro, contudo, tempos mais lentos e por isso, esta do Böhm é magnífica assim como a de Giulini.

  5. Muito bom, Rui. Você prefere tempos mais lentos e procura interpretes que satisfaçam essa condição porque assim, você pode com certeza usufruir ao máximo das suas preferidas: ponto pacífico. Mas você diz também que não se lembra de nenhuma versão da 9ª que achasse má. Vejo aqui imparcialidade e ausência de radicalismos. Penso que esta é a visão do verdadeiro amante da Música Erudita!
    abraços a todos.

Deixe um comentário