Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Goldberg Variations, BWV 988 – Ralph Kirkpatrick

79065Meu primeiro contato com a música de Bach se deu através de um LP da Archiv que continha as Variações Goldberg, e o executante era Ralph Kirpatrick. Este velho LP ainda faz parte de minha coleção, é um daqueles que tem valor sentimental, desde que me conheço por gente ele estava guardado em algum lugar. Não imagino como ele foi parar lá em casa, talvez meu irmão, que morava no Rio de Janeiro, o tenha trazido em alguma de suas visitas.
De qualquer forma, foi este velho LP que me mostrou a música de Bach, as suas inúmeras possibilidades, me mostrou como através de um tema se poderiam criar diversos outros temas.
Fiquei muito feliz quando dia destes consegui esse cd com o mesmo Kirkpatrick tocando as mesmas Goldberg. Dizem que a primeira impressão é a que fica, e concordo com isso. Ouvi muito esse LP na minha infância e adolescência. Ele me marcou profundamente.
Ralph Kirkpatrick foi também um importante musicólogo, biógrafo de Scarlatti, e foi o cara que organizou o catálogo da obras do mesmo Scarlatti.
Ah, de “brinde” os senhores ainda levam uma faixa com uma Fantasia Cromática e Fuga, além do Concerto Italiano BWV 971 E Quatro Duetos.
Excelente CD. E com certeza, ao menos para mim, IM-PER-DÍ-VEL!

1-32 Goldberg Variations, BWV 988
33-34 Chromatic Fantasy and Fugue, BWV 903
35-38 – Four Duets
39-41 – Italian Concerto, BWV 971

Ralph Kirkpatrick – Cembalo

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Kirkpatrick-Ralph-02
Ralph Kirkpatrick (1911-1984)

6 comments / Add your comment below

  1. Hmmmm… ao contrário da maior parte dos colegas pqpianos, e especialmente do Grão Mestre PQP, preciso confessar que (perdoai-me, oh perdoai-me!!) não consigo achar graça nas Variações Goldberg… Por outro lado, gosto DEMAAAAAIS tanto da Fantasia Cromática e Fuga, quanto do Concerto Italiano. Portanto, fica sendo UM PRESENTAÇO, de qualquer modo!!

    1. A caixa de onde tirei esse cd tem todas as gravações que o Kirkpatrick realizou das obras de Bach, ainda nos anos 50. Depois disso, parece que o cara veio a se dedicar a Scarlatti.

  2. Vitor n, o MEGA de vez em quando dá problema, mas acho que é por causa do grande número de acessos. Vá tentando, uma hora vc consegue.

Deixe uma resposta