Felix Mendelssohn-Bartholdy – Symphonies 4 & 5 – Abbado, LSO

61bTk5JzUIL._SY300_A Quarta Sinfonia de Mendelssohn, também conhecida como “Italiana”, é sem dúvida, a minha favorita entre as sinfonias deste compositor. Ela é alegre, festiva, ideal para se ouvir neste final de inverno, pois também a vejo prenunciando a Primavera, mais ainda que a Primeira Sinfonia, de Schumann, que foi intitulada “Primavera”. Mesmo seu segundo movimento, um “andante con molto” tem este mesmo ar primaveril, e por que não dizer bucólico também, lembrando aquelas longas e preguiçosas tardes de primavera de nossas infâncias. Em minha opinião, Claudio Abbado realizou a melhor gravação desta sinfonia, ainda nos anos 80, frente à perfeita Sinfônica de Londres. Sempre digo que sou suspeito para falar desta gravação, pois comprei este LP naquela época e o ouvia incansavelmente. Devo conhecer cada nuance, cada detalhe dela.

Em seguida temos a 5ª Sinfonia, também um primor nas mãos de Abbado. Nosso mentor, PQPBach, por diversas ocasiões, já declarou sua admiração e paixão por esta sinfonia. E não poderia se diferente.

Um belo CD, para ouvir sem se cansar, neste início de Primavera.

PS – Antes que reclamem, o CD que estou postando pertence à caixa que a DG lançou recentemente, com quarenta cds com gravações do Claudio Abbado, ou seja, não é o mesmo da capa que botei aí em cima, mas a gravação é a mesma.

1. Symphony No.4 In A, Op.90 – ”Italian” – 1. Allegro Vivace
2. Symphony No.4 In A, Op.90 – ”Italian” – 2. Andante Con Moto
3. Symphony No.4 In A, Op.90 – ”Italian” – 3. Con Moto Moderato
4. Symphony No.4 In A, Op.90 – ”Italian” – 4. Saltarello (Presto)

5. Symphony No.5 In D Minor, Op.107 – ”Reformation” – 1. Andante – Allegro Con Fuoco
6. Symphony No.5 In D Minor, Op.107 – ”Reformation” – 2. Allegro Vivace
7. Symphony No.5 In D Minor, Op.107 – ”Reformation” – 3. Andante
8. Symphony No.5 In D Minor, Op.107 – ”Reformation” – 4. Choral ”Ein’ Feste Burg Ist Unser Gott!” (Andante Con Moto – Allegro Vivace – Allegro Maestoso – Più Animato Poco A Poco)

9. Wind Instruments Ov_ Op 24_ Andante con moto_ Allegro vivace

London Symphony Orchestra
Claudio Abbado – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

023-claudio-abbado
Claudio Abbado com certeza é um dos maiores regentes de sua geração.

3 comments / Add your comment below

  1. Que coincidência! Ontem mesmo eu tava escutando a Italiana. Realmente, essas estão entre as maiores obras já escritas, ao lado, é claro, das de Schubert, Schumann e muitos outros. Mendelssohn era um gênio, um ícone de sua geração, e até hoje continua um ícone. E Abbado, dos tempos de hoje, também é. Obrigado.

  2. Na minha opinião e dentre as que ouvi até hoje — e foram muitas — , a Sinfonia “A Reforma” está entre as cinco sinfonias que mais gosto.

Deixe uma resposta