Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847) – Viola Sonata

Gostaria de contribuir nesta homenagem também. Mendelssohn é um dos meus compositores preferidos e sua fase de meninice é um deleite. As dozes sinfonias para cordas, escritas quando Mendelssohn ainda fazia xixi na cama, deixariam o menino Mozart envergonhado. Não ficam para trás os dois concertos para dois pianos, o concerto para piano e violino, os quartetos de cordas, o primoroso octeto para cordas (já comentado por aqui). Que adolescência produtiva e promissora! Infelizmente o mestre não teve o mesmo pique e entusiasmo quando chegou à fase adulta. Mas mesmo assim, nos deixou pérolas inesquecíveis também nessa fase (quartetos, trios para piano, oratórios Elias e Paulus, sinfonias, concertos,…).

Trago aqui uma pequena jóia escrita por um garoto de 15 anos de idade: a quase desconhecida sonata para viola e piano (1824).

CDF

Faixas:

01 – Adagio-allegro
02 – Menuetto (allegro molto)
03 – Andante con variazioni

Ulrich Koch (Viola)
Roland Keller (piano)

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

6 comments / Add your comment below

  1. Parabéns CDF, apesar de eu estar um pouco atrasado para baixar este post, manifesto a sua preciosidade.
    Não o conhecia e é simplesmente fantastico!
    Gosto muito do Mendelssohn e há tempos procuro os octetos comentados e não encontro.
    É inacreditável o deleite dessas sonatas.

    Um abraço!

  2. Tengo mucho tiempo buscando una interpretacin diferente a la de Paul Coletti y Leslie Howard, me parece una obra brillante, pero el link esta caido, si se pudiera resubur lo agradeceria mucho.

Deixe uma resposta