.: interlúdio :.

Confesso que sei muito pouco sobre Wayne Shorter. Sei que nasceu nos anos 30 e ainda está vivo, o que é sempre bom; que tocou naquele quinteto mágico de Miles Davis, no final da década de 50; que é um excelente compositor, além de um grande saxofonista. Este “Night Dreamer”, de 1964, é apontado pelos críticos como um momento de transição entre o bop direto que fazia e sua ascensão como compositor. Descobri o disco recentemente e compartilho-o ainda fresco nos ouvidos. É grandioso e relaxante. Aproveitem.

Wayne Shorter – Night Dreamer (256)
Wayne Shorter: tenor saxophone, compositions
Lee Morgan: trumpet
McCoy Tyner, piano
Reggie Workman: bass
Elvin Jones: drums
Produzido por Alfred Lion para a Blue Note

download – 88MB
01 Night Dreamer 7’15
02 Oriental Folk Song 6’51
03 Virgo 7’07
04 Black Nile 6’28
05 Charcoal Blues 6’54
06 Armageddon 6’23
07 Virgo [alt. take] 7’03

Boa audição!
Blue Dog

2 comments / Add your comment below

  1. O Wayne Shorter pra mim ficou marcado pela criação do Weather Report com o Joe Zawinul. Nele tocaram primeiro o Airto Moreira( onde anda?) e depois o Dom Romão, ambos na percussão. Além do genio Jaco Pastorius, que morreu louco lá em sua cidade, Fort Lauderdale. Por sinal, meses depois de eu la´ter vivido uns tempos. É uma das mais belas cidades do planeta, e olhem que eu moro no Rio(lol)…Mas este quinteto aí só tem fera, todos foram solistas, até o batera Elvin Jones. Muito boa esta época do jazz.

  2. Em minha opinião, a carreira de Wayne Shorter é cheia de altos e baixos. Ele tem alguns trabalhos realmente sofríveis, até parecia que estava gravando por exigência da gravadora. De qualquer forma, esse quinteto acima é de tirar o chapéu… McCoy Tyner e Elvin Jones, uau…

Deixe um comentário