Kaija Saariaho (1952 – ): Notes on Light, Orion, Mirage

“Finalmente”, alguém dirá, “algo novo nessas plagas”. É verdade, as composições são bem recentes e escritas pela compositora finlandesa Kaija Saariaho, considerada uma das mais importantes compositoras do momento. Nascida em Helsink em 1952 e graduada em composição em 1980. Escreveu música eletrônica nos anos 1980 como ninguém, fazendo também uma mistura com instrumentos clássicos. Ela tem sido muito bem recebida pelo público, apesar dela não fazer concessões. Sua música lembra muito o som “New Age”, mas claro, muito superior.

A primeira obra do disco é um concerto para violoncelo chamado Notes on Light (2006). O concerto tem 5 movimentos, cada um com um título inusitado: “ secret translucent”, “on fire”, “awakening”, “eclipse” e “heart of light”. Apesar de não conter nada realmente surpreendente em sua linguagem, essa peça é muito bem escrita, transportando-nos para um outro mundo. Orion é uma obra orquestral escrita por alguém com grande domínio e talento.

Mas a melhor peça do disco é Mirage (2008) para soprano, violoncelo e orquestra. Karita Mattila é realmente uma das mais importantes sopranos de todos os tempos, e aqui ela simplesmente brilha. Só esta peça já vale a compra deste disco.

Enfim, não podemos ficar tão pessimistas assim com relação à música da nossa época.

CDF

Disco:

1. Notes On Light – Translucent, Secret
2. Notes On Light – On Fire
3. Notes On Light – Awakening
4. Notes On Light – Eclipse
5. Notes On Light – Heart Of Light
6. Orion – Memento Mori
7. Orion – Winter Sky
8. Orion – Hunter
9. Mirage

Anssi Kartunnen (cello),
Karita Mattila (soprano)
Christoph Eschenbach (Conductor), Orchestre de l’Opéra de Paris

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

6 comments / Add your comment below

  1. Hmm… Ao baixar o arquivo, constatei que faltavam as quatro últimas músicas. Isto sem contar que a quinta está incompleta.
    Poderiam verificar? =]
    É uma pena que esse tópico não tenha mais comentários. Seria uma mostra do (des)interesse da população “erudita” frente a uma música mais “moderna”?
    Continuem com o bom trabalho!
    Beijo! =*

  2. Gostaria muito de baixar este cd, mas infelizmente o Rapidshare comunica que houve um erro. Será que dá para vc postar o link de novo? Fico sempre agradecida por existir esse blog. Vale muito!

  3. Gostaria muito de baixar este cd, mas infelizmente o Rapidshare comunica que houve um erro. Será que vc podia colocar outro link para mim? Fico sempre agradecida por existir esse blog. Muito obrigada mesmo.

Deixe uma resposta