K. Penderecki (1933) – Symphony No. 7 ‘Seven Gates of Jerusalem’

Apesar de não amá-lo como Clara Schumann, costumo gostar das obras de Penderecki. Porém, ouvi este disco com frieza e desatenção. Explico: muitas vezes estou trabalhndo enquanto ouço música e, desta vez, Penderecki apenas logrou captar minha atenção quando de um discurso que há lá pelo final da Sinfonia. Não direi que é ruim, direi somente que não me chamou a atenção, mesmo que tenha ouvido a obra por duas vezes. Também estou meio cheio desses caras modernos que quase só fazem música religiosa. Haja Deus para agüentar as repetidas louvações de Pärt e Penderecki! Devem ser pagos para fazê-las, não? Acho que vou publicar a Missa de Bernstein; servirá como espanador para o ranço católico — argh! — que grassa nesta postagem. (Peço desculpas aos crentes por minha franqueza). Tenho aquela super gravação do Nagano para a Harmonia Mundi. Me aguardem.

Penderecki – Symphony No. 7 ‘Seven Gates of Jerusalem’

1. Sym No.7: Part I: Magnus Dominus Et Laudabilis Nimis
2. Sym No.7: Part II: Si Oblitus Fuero Tui, Lerusalem
3. Sym No.7: Part III: De Profundis
4. Sym No.7: Part IV: Si Oblitus Fuero Tui, Lerusalem
5. Sym No.7: Part V: Lauda, Lerusalem, Dominum
6. Sym No.7: Part VI: ‘Hajeta Alai Jad Adonai’
7. Sym No.7: Part VII: Haec Dicit Dominus: Ecce Ego Do Coram Vobis Viam Vitae Et Viam Mortis

Ewa Podles (Alto)
Izabella Klosinska (Soprano)
Gustaw Holoubek (Spoken Vocals)
Bozena Harasimowicz (Soprano)
Romuald Tesarowicz (Bass)
Wieslaw Ochman (Tenor)

Warsaw National Choir
Warsaw National Philharmonic Orchestra
Kazimierz Kord

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

12 comments / Add your comment below

  1. PQP
    é uma bela obra essa. Pára de falar mal de Pärt de quem eu tenho quase tudo. As Missas sao um saco, mas salvam-se outras coisas. Bach tb não ficava na fila do gargalo?
    Dr Cravinhos.

    1. Bom dia, Dr Cravinhos!

      Onde posso encontrar as partituras desta bela Simphony nº 7 de K. Penderecki, pois quero muito estuda-la e trabalhar com ela.
      Poderá me ajudar com esta informação?

      Aguardo vossa resposta,
      Paul.

  2. Tenho um preconceito injustificado (pleonasmo) contra músicas religiosas e/ou vocais, ainda não tive coragem para baixar nenhuma. Talvez eu escute algo de Bach qualquer dia desses.

    Comentário nada a ver: PQP, onde tem boas lojas de CDs eruditos em Porto Alegre? Na Cultura o prazo de entrega é imenso e o preço maior ainda. E na Amazon, bem, as coisas são em dólares, mais o frete.

  3. Minha fornecedora é a maravilhosa Margarida, cuja loja — Sala dos Clássicos Eruditos — fica na Galeria Chaves, rua dos Andradas, 1444, conj. 26. Até o telefone sei de cor: (51) 3286 2990. Ela consegue tudo e tem acervo maior do que o da Cultura e da FNAC. E cobra menos!

  4. Obrigado PQP!

    Se quando eu for lá ver alguém saindo com uma pilha de discos barrocos, já saberei quem é 😛 creio que o mesmo valha para você e uma pilha de discos clássicos.

  5. O link está quebrado. O rapidshare deletou o arquivo. poderia postar de novo? Perdi m eu cd de mp3 que tinha essa obra do Penderécki.
    Ah, parabéns pelo blog

  6. Quanto a compositores contemporâneos de música religiosa, talvez venham ainda mais por aí caso eu retome mesmo minha idéia de começar a compor. Portanto, sinto muito pelos que não gostam. 😛

Deixe um comentário