Maurice Ravel (1875-1937) – Concerto para piano em G Maior, Gaspard de la Nuit, Sonatine

Não sou (ou melhor, não somos) de atender tão prontamente a um pedido feito a nosso SAC, mas como se trata de um cd já postado, estou quebrando este galho. E é um cd que gosto muito, com a gigante Martha Argerich tocando Ravel. Primorosa gravação, ainda dos anos 60, 1967, para ser mais exato, com uma jovem Martha ao lado de um jovem Abbado. Sangue novo … a gravação das obras para piano solo são de 1975.

Quando postei pela primeira vez este cd, ainda não tínhamos de colocar o selo da amazon, e nem tínhamos ligação alguma com o pessoal do O Pensador Selvagem. Eu, FDP, PQP e Clara nem imaginávamos que a coisa iria ficar tão grande… e hoje já somos seis colaboradores…

Bem, eis Ravel.. um grande concerto, uma pianista em começo de carreira mas já mostrando todo seu potencial, e um maestro também se consolidando entre os grandes: todos os ingredientes estão aí, para nos proporcionar uma grande audição.

01 Klavierkonzert G-dur – 1. Allegramente

02 Klavierkonzert G-dur – 2. Adagio assai

03 Klavierkonzert G-dur – 3. Presto

04 Gaspard de la Nuit – 1. Ondine. Lent

05 Gaspard de la Nuit – 2. Le Gibet. Très lent

06 Gaspard de la Nuit – 3. Scarbo. Modéré

07 Sonatine – 1. Modéré

08 Sonatine – 2. Mouvement de Menuet

09 Sonatine – 3. Animé

Martha Argerich – Piano

Berliner Philarmoniker

Claudio Abbado – Conduktor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP

11 comments / Add your comment below

  1. Oi,

    Eu fiz um comentário no post das English Suites interpretadas por Glenn Gould porque fiz o download duas vezes e as duas achei que o CD 1 está incompleto, pois falta o track 23.

    Somente quero saber si você pode correger isto ou si é um pedido irrealizável.

    Obrigado pela resposta e também pela atenção. E, de novo, parabéns pelo blog

    j. p.

  2. Caro FDP

    Há muito procurava o Concerto em Sol Maior, agradeço a gentileza e solicito se possível o Concerto para a Mão Esquerda, que tenho apenas em vinil e estou impossibilitado de ouví-los.
    Também gostaria de dizer que tenho com o Emerson Quartet, o fabuloso Quarteto de Cordas em Fá Maior de Ravel, se houver interesse (e instruções de como subí-lo)adoraria compartilhá-lo com todos os grandes amigos deste blog.

    grande abraço

  3. Juan Pablo, assim que possível corrijo o problema.
    Rafael, também tenho o Concerto para a mão esquerda apenas em vinil, nunca consegui encontrá-la em cd. Fica a sugestão para uma boa alma poder vir a nos repassar.

  4. Rafael, por uma incrível coincidência consegui neste final de semana o Concerto para a mão esquerda, numa versão antológica com a Monique Hass. Assim que possível a postarei.

  5. Martita no Ravel é algo de muito lindo – mas dêem uma ouvida na gravação do Julius Katchen (com István Kértesz) que está na coleção “Great Pianists” da Philips. É de babar. Inclui, entre outras maravilhas, o “Concerto para a mão esquerda” supracitado, um “Terceiro” de Prokofiev de chorar na calçada e a melhor “Rapsódia sobre um tema de Paganini”, de Rachmaninoff, que já ouvi.

  6. Gosto muito das interpretações da Martha, mas andei escutando esta e achei muito confusa em relação a outras que tive a oportunidade de ouvir. Ela demonstra uma rapidez desnecessária e exagerada que acaba por deixar a obra um tanto quanto estranha. Achei que as partes orquestrais poderiam ser um pouco mais vigorosas e em alguns momentos achei dessonante demais, talvez por causa da produção. Informo ainda que nunca ouvi o cd original, mas confesso que se houver alguma diferença só salvaria a orquestração.
    Bem, sei que muitos descordam, afinal de contas não sou pianista, apenas um estudante de música pela UECE e apreciador de música erudita.
    Confesso que não estou me sentindo bem com essa opinião, afinal de contas, quem sou eu pra julgar Martha Argerich? Mas por outro lado, me sentiria covarde em não publicá-la.
    Vou conferir a gravação citada por nosso amigo Villa-Lobiano.
    Um abraço a todos!

  7. A propósito, adoraria que postassem outras gravações desse espetacular concerto do grandioso Maurice Ravel, pois tudo que já tive oportunidade de escutar foi pelo Youtube, com excessão de uma gravação com a Orquestra de Ljubljana na regência de Anton Nanut e piano de Mee Chou Lee. Gravação que, por sinal, me agrada bastante.

  8. Aprecio muito este blog, mas as vezes me decepciono com a falta de certas peças fundamentais de alguns compositores… de Ravel faltam por exemplo as Miroirs! não as consigo encontrar em lugar nenhum

  9. Aprecio muito este blog, mas as vezes me decepciono com a falta de certas peças fundamentais de alguns compositores… de Ravel faltam por exemplo as Miroirs!

Deixe uma resposta