J. S. Bach (1685-1750) – Obras para alaúde

As peças de papai para alaúde eram tanto composições específicas para o instrumento como transcrições para violino ou violoncelo solo. As que foram concebidas para o alaúde foram a Suíte BWV 997 e o Prelúdio BWV 999, enquanto a Suíte BWV 995 foi transcrita da Suíte para cello BWV 1011 e a Fuga BWV 1000 foi tomada da Sonata para violino BWV 1001. Os executantes reclamam das dificuldades. Muitas destas peças seriam desconfortáveis para tocar, parecendo terem sido compostas para o cravo. Sei lá. A coisa se complica mais aqui, pois Andreas Martin escolheu tocá-las na tiorba ou alaúde baixo, o qual é mais utilizado no baixo contínuo de formações barrocas.

As performances de Andreas Martin são limpas e notavelmente expressivas, com o tom mais pesado e grave da tiorba. Outro dia, posto a obra completa para alaúde, mas, por ora, fiquem com este extraordinário CD.

Atenção para a belíssima fuga — faixa 8 — da Suíte BWV 997!

Bach – Obras para alaúde

1. Suite for lute in G minor, BWV 995
– Prelude
2. Suite for lute in G minor, BWV 995
– Allemande
3. Suite for lute in G minor, BWV 995
– Courante
4. Suite for lute in G minor, BWV 995
– Sarabande
5. Suite for lute in G minor, BWV 995
– Gavotte
6. Suite for lute in G minor, BWV 995
– Gigue
7. Suite for lute in C minor, BWV 997 (BC L170)
– Prelude
8. Suite for lute in C minor, BWV 997 (BC L170)
– Fuga
9. Suite for lute in C minor, BWV 997 (BC L170)
– Sarabande
10. Suite for lute in C minor, BWV 997 (BC L170)
– Gigue
11. Prelude for lute in C minor, BWV 999 (BC L171)
12. Fugue for lute in G minor, BWV 1000

Andreas Martin, tiorba

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

5 comments / Add your comment below

  1. Caro PQP,
    Esse CD é realmente muito excelente!
    Tenho estado insone e ávido por ouvir mais desde que descobri seu blog. Não fosse a faculdade, que me toma quase todo o tempo, eu participaria mais aqui.
    Ainda estou a procura de mais peças para violão e fagote, instrumentos preferidos.
    Obrigado por difundir essas preciosidades conosco.
    Abraço

  2. Eles reclamam porque algumas destas obras foram compostas para o “Cravo-Alaúde” (Lautenwerke) um híbrido de, pasme, cravo e alaúde que bach encomendou. Seu pai gostava do som do alaúde e resolveu mandar por esse som em um cravo… aí poderia tirar gracinhas com os alaudistas mostrando o quanto ele era virtuoso, hehehe…

Deixe uma resposta