Giuseppe Verdi (1813-1901) – La Traviata

Para desespero do mano pqp, volto a postar uma ópera, na verdade, a primeira ópera italiana do blog.
E vamos de Giuseppe Verdi, “La Traviata”, para desespero maior do mano pqp. Não me perguntem o por quê desta postagem, digamos que cansei daquelas integrais, e quero diversificar um pouco.
E esta Traviata é de primeiríssima qualidade. A química entre Anna Netrebko e Rollando Villazón é impressionante. sai faísca destes cds. Creio que os fãs de Callas não irão se decepcionar com esta mocinha. Villazón também se impõe como um dos grandes tenores da atualidade. Detalhes sobre a ópera pode se encontrar aqui.
Eis o comentário do editorialista da amazon:
This new Traviata belongs near the top of the fine recorded versions of the opera despite a serious vocal problem in the middle. The great news is in the casting of the two lovers: Rolando Villazon’s Alfredo is just about perfect. He sings with handsome, shaded tone, great attention to the text–his anger feels as real as his grief and passion–and absolute freedom throughout the range. He partners the stunning Anna Netrebko beautifully in their duets as well. She is breathtaking–delicate, sincere, proud–singing with beautiful tone and intelligent, graceful musicality. They’re an unforgettable couple. Baritone Thomas Hampson, on the other hand, despite his usual attention to detail and wise dramatic choices, is in very poor voice and he sounds strained and out of sorts all the time. Carlo Rizzi leads a very energetic performance and the orchestra and chorus, except for a few moments of being out-of-sync with eachother, are splendid. The rest of the cast are fine and the sound from this live recording is excellent. Very highly recommended. –Robert Levine

Giuseppe Verdi – La Traviata

CD 1

01 Prelude (Act 1)
02 ‘Dell’invito trascorsa Þ già l’ora’ (Act 1)
03 ‘Libiamo ne’lieti calici Brindisi (Act 1)
04 ‘Che Þ ciò_’ (Act 1)
05 ‘Un dì felice, eterea’ (Act 1)
06 Ebben_ che diavol fate_’ (Act 1)
07 ‘Si ridesta in ciel l’aurora’ (Act 1)
08 ‘E strano!’ – ‘Ah, fors’Þ lui’ (Act 1)
09 ‘Follie! Delirio vano Þ questo!’ – ‘Sempre libera’ (Act 1)
10 ‘Lunge da lei’ – ‘De’ miei bollenti spiriti’ (Act 2)
11 ‘Annina, donde vieni_’ – ‘Oh mio rimorso!’ (Act 2)
12 ‘Alfredo_’ ‘Per Parigi or or partiva’ (Act 2)
13 ‘Pura siccome un angelo’ (Act 2)
14 ‘Non sapete quale affetto’ (Act 2)
15 ‘Un dì, quando le veneri’ (Act 2)
16 ‘Ah! Dite alla giovine’ (Act 2)
17 ‘Imponete’ ‘Non amarlo ditegli’ (Act 2)
18 ‘Dammi tu forza, o cielo!’ (Act 2)
19 ‘Che fai_’ ‘Nulla’ (Act 2)
20 ‘Ah, vive sol quel core’ (Act 2)
21 ‘Di Provenza il mar, il suol’ (Act 2)

Disc: 2

1. Avrem lieta di maschere la notte
2. Noi siamo zingarelle
3. Di Madride noi siam mattadori
4. Alfredo! Voi!
5. Invitato a qui seguirmi
6. Ogni suo aver tal femmina
7. Di sprezzo degno se stesso rende
8. Alfredo, Alfredo, di questo core
9. Prelude
10. Annina? “Comandate?”
11. Teneste la promessa…Addio del passato
12. Largo a quadrupede
13. Signora…Che t’accadde…Parigi, o cara
14. Ah, non più! – “Ah! Gran Dio! Morir sì giovine”
15. Ah, Violetta! “Voi? Signor?”
16. Prendi, quest’è l’immagine

Anna Netrebko – Violetta
Rolando Villazón – Alfredo Germont
Thomas Hampson – Giorgio Germont
Concertvereinigung Wiener Staatsopernchor
Mozarteum Orchester
Wiener Philarmoniker
Carlo Rizzi – Conductor

CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP Bach

29 comments / Add your comment below

  1. FDP:

    Concordo com a diversificação, mas Rolando Villazón e Anna Netrebko estão looooonge de serem os melhores exemplos de Alfredo e Violeta. A Netrebko só encanta por sua beleza e por ser uma boa atriz, e para por ai. Ela está MUITO distante de Callas, Tebaldi, Nilsson, Marton, Tetrazzini ou qualquer das grandes divas do passado. Já o Villazón tem várias limitações, além daquela necessidade desconcertante de fazer caretas grotescas!! rs

    Já que você está nos dando o grande prazer de inserir óperas aqui, faça-o com os grandes nomes das décadas de 50 e 60, ou mesmo com os tenores “medianos” (esse adjetivo é só meu, ok?) das décadas de 70 e 80 (Pavarotti, etc)

    Sugestão (sei que o PQP vai ter um infarte ao ler isso): PUCCINI (por favor, socorram o PQP, rs), Turandot, com Birgit Nilsson e Franco Corelli em qualquer das montagens efetuadas no Metropolitan de NY na década de 60.

  2. Fábio, com certeza concordo com o fato de que a Netrebko e o Villazón estão longe de serem a melhor Violetta e o melhor Alfredo. A única gravação que tenho do Turandot é com o Placido e com a Eva Marton, mas este cd nem está mais comigo, deixei com minha mãe. Tentarei encontrar esta gravação da Nilsson o até mesmo da Tebaldi na Internet. Sou fã das duas, mais até que da própria Callas (sei que muitos irão me considerar blasfêmo ao fazer este comentário).
    Outra gravação que gosto muito da Traviata é a que o saudoso George Solti realizou com a Angela Georghiu, Frank Loppardo e o excelente Leo Nucci. Tenho este dvd e a produção é de arrasar, um luxo só, ao contrário desta minimalista versão da Netrebko que aqui postei.

  3. Nada de desespero. Eu não costumo pautar ninguém e já disse: se FDP fosse igual a mim, não teria a menor graça. Para que mais do mesmo?

    Podem postar óperas. Aceito até Puccini e Wagner… Do primeiro, não gosto musicalmente; do segundo, politicamente.

    (Não quero polemizar, OK? Não responderei sobre Wagner, tá?)

    Abraços e boa audição para vocês…

  4. Uma bela postagem!

    Verdade seja dita, a Violetta da Netrebko cenicamente é ótima, mas eu acho que nunca a escutaria, somente. Eu assisti essa Traviata em vídeo e, como espetáculo cênico, convence. Não somente pela beleza estonteante da Netrebko (que ajuda a compôr a personagem, vedade seja dita), mas também pela atuação, que eu gosto bastante (muito acima da média ao meu ver).

    Uma gravação que eu recomendo fortemente da Traviata é a da grande soprano brasileira Bidu Sayão (sou fá dessa mulher, suspeito demais pra falar dela rsrs), é uma das minhas preferidas =D

  5. POXA!!!!!!!!
    postaram La Traviata e não postaram Tristão e Isolda?????
    e ainda pensam em postar Puccini primeiro???????
    vou ter um enfarto…

    mas gostei também da diversificação, FDP. Mas seria uma boa a integral das óperas de Wagner (a partir de ‘Rienzi’).

    um abraço.

  6. Inspirada nos comentários do PQP nas postagem de Liguetti, e no uso das músicas deste por Kublick, gOstaria de propor aos organizadores do blog a postagem de trilhas sonoras de filmes (óbvio, filmes com música de qualidade)… e poderiam começar com o “Amadeus”.
    O Amadeus não pode faltar, na minha opinião um dos maiores e mais perfeitos filmes que já foram feitos, e (óbvio) com a melhor trilha sonora que conheço.

    um abraço.

  7. Eu particularmente acho a linda Netrebko absolutamente sem sal nem açúcar cantando, e tenho mais vontade de olhar indefinidamente a capa do disco do que ouví-lo com ela. Já o Hampson andou me desapontando muito, primeiro no Lied, depois na ópera.

  8. Com certeza, Exigente. Foi a primeira ópera que ouvi e ainda é a minha favorita.
    Wagneriano, assim que possível o Tristão virá. Ainda estou decidindo qual versão postar.

  9. Bem , das Traviattas gravadas mais recentemente parecem que se esqueceram da melhor de todas as gravações: a de George Solti de 94 com a belíssima e maravilhosa Angela Gheorghiu.No elenco ainda Frank Lopardo e Léo Nucci, e SIR George Solti a frente da Royal Opera.
    Qual Tristão? O de Windgassen/Nilsson/Ludwig regidos por Karl Böhm a frente do Coro e Orquestra do festival de Bayreuther em 1966 e produzido por Wieland Wagner!Alguém tem dúvida?

  10. Wagner é obrigatório que seja em Bayreuth,local onde, parece que infelizmente, o grande Furtwangler nunca o regeu.
    Uma simples questão de ”clima”.
    Em último lugar, por favor, as produções americanas do MET…..arrrggghhh.

  11. A Carmem ….será que dá para ser postada no ano de 2050,quando provavelmente não estarei mais sobre a face da Terra ou no caso de sobreviver certamente já estarei cego,surdo e mudo ….ahahahh….brincadeirinha,pode ser em 2045…ahaha.
    Também foi a primeira ópera que ouvi e mesmo assim virei fã do gênero…ehehe…

  12. prezado kaissor, para seu desespero a Carmen virá bem antes, possivelmente no final de semana. Os cds já estão ripados, falta apenas compactá-los e subi-los para o rapidshare.

  13. FDP:

    Eu recomendaria a você que postasse cds de óperas da geração de ouro dos anos 40/60. Exemplo: Nilsson/Corelli em Turandot (MET, Stokowski, 1961, gravado ao vivo), Callas/Di Stefano em “I Puritani” de Belini (1952), Del Monaco/Tebaldi em Otelo sob a regência do Karajan (1955), as gravações com Bjoerling e Di Stefano nos anos 40.

    Sobre Wagner recomendo as gravações da década de 60 com o Windgassem, Nilsson, etc.

    Mas, por favor, não poste Otello com o José Cura ou Manon com o Roberto Alagna como Des Griex (só se for como curiosidade sobre péssimos tenores…rs) e outras bobagens…

  14. Aliás, o colega que assinou comentário acima como “falsário chicote” tem um acervo considerável de óperas com excelente elenco em seu blog.

  15. Fábio, meu acervo de óperas não é tão vasto assim. Na verdade, nem montei um acervo muito grande em cd, a não ser quando se trata de Wagner. Aí posso dizer que meu acervo é respeitável. Windgasse, Nilsson, Ludwig, fazem parte deste acervo.

  16. Primeiro parabéns pelos posts, são sempre maravilhosos!
    sempre que posso vejo as novidades
    Sem querer pedir, já pedindo, poderiam postar
    La forza del destino???
    Vou ficar muito grata!

  17. Nat, não possuo nenhuma gravação de “La Forza del Destino”. Sugiro dares uma passeada no blog do falsário, lá vais encontrar uma coleção fantástica de óperas.
    htttp://maisumadofalsario.blogspot.com

  18. G.B.Gil, eu até baixei o arquivo contido neste link, mas o arquivo esta compactado com senha, por um acaso vc teria a senha para me passar, ficaria muito grato! obrigado.

  19. Olá Fábio td bem? Então, eu possuo em cv uma gravação de La Traviata com Renata Scotto e Gianni Raimondi que pelo visto quase ninguém conhece, pois quando dou cópia para alguém, todos ficam felizes pela qualidade de gravação, bem gostaria de poder compartilhar esta gravação aqui , como faço?

Deixe uma resposta