Manuel de Falla (1876 — 1946) – El Amor Brujo / El Corregidor y la Molinera

Sou um admirador de alguns nacionalismos e, dentre eles, está o do grande Manuel de Falla, compositor espanhol. Além de grande pianista e compositor, de Falla participa da história literária de seu país ao tentar – figura de proa que era na Espanha – impedir o assassinato de seu amigo Federido García Lorca pelas milícias franquistas em 1936. Em vão. Seus últimos anos foram vividos no exílio, na Argentina. El Amor Brujo é uma bela peça, mas ainda é melhor na versão de câmara original que ora apresentamos. É incomum ouvi-la assim. Já El Corregidor y la Molinera é a primeira versão de O Chapéu de Três Bicos, que depois apareceu reescrita e com novo nome para o Balé Russo de Diaguilev.

São duas peças bem espanholas, mas sem aqueles medonhos violonistas ventiladores-de-guitarras do flamenco. Aqui não há guitarras e os instrumentos não parecem necessitar ser abanados continuamente para funcionar. (Igualmente, não há dançarinas matadoras de baratas.) De Falla é elegante e traz à linguagem típica espanhola uma estranha austeridade, pois melodiosa e rítmica.

Ah, a gravação é ex-ce-len-te.

El amor brujo
1. Love The Magician: Act 1: Intro E Scena – Allegro Furioso Ma In Tempo Moderato – Claire Powell
2. Love The Magician: Act 1: Tranquillo E Misterioso – Claire Powell
3. Love The Magician: Act 1: Song Of Sorrowful Love – Allegro – Claire Powell
4. Love The Magician: Act 1: Dance Of the End Of The Day – Allegro Ma Non Troppo E Pesante – Claire Powell
5. Love The Magician: Act 1: Intermezzo – Allegro – Claire Powell
6. Love The Magician: Act 2: Andante (Con Mistero) – Claire Powell
7. Love The Magician: Act 2: Dance Of The Will-O-The-Wisp – Allegro Ritmico – Claire Powell
8. Love The Magician: Act 2: Interludio – Allegro Moderato – Claire Powell
9. Love The Magician: Act 2: Song Of The Will-O-The-Wisp – Spell To Rekindle Lost Love – Claire Powell
10. Love The Magician: Act 2: Dance And Song Of The Cunning Witch – Allegretto – Claire Powell
11. Love The Magician: Act 2: Finale – Claire Powell

Claire Powell (Mezzo Soprano)
Conductor: Nicholas Cleobury
Orchestra: Aquarius
Written: 1914-1915;
Spain Date of Recording: 7/1988
Venue: EMI Abbey Road Studios, London
Length: 33 Minutes 45 Secs.
Language: Spanish

El corregidor y la molinera
12. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 1: (Intro) – Jill Gomez
13. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 1: Solo – Jill Gomez
14. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 1, Danza – Allegro Ma Non Troppo – Jill Gomez
15. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 1: Moderato – Jill Gomez
16. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 1: Vivo – Jill Gomez
17. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 2: Allegro Ma Non Troppo – Jill Gomez
18. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 2: Poco Piu Vivo Che Prima – Jill Gomez
19. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 2: Lento – Jill Gomez
20. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 2: Tranquillo – Jill Gomez
21. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 2: Poco Piu Mosso – Aquarius/Nicholas Cleobury
22. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 2: Allegro – Aquarius/Nicholas Cleobury
23. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 2: Calmo – Aquarius/Nicholas Cleobury
24. The Magistrate And The Miller’s Wife: Act 2: Come Prima – Aquarius/Nicholas Cleobury Jill Gomez (Soprano)
Conductor: Nicholas Cleobury
Orchestra: Aquarius
Written: 1916-1917; Spain
Date of Recording: 7/1988
Venue: EMI Abbey Road Studios, London
Length: 41 Minutes 9 Secs.
Language: Spanish

BAIXE AQUI (Parte 1) – DOWNLOAD HERE (Part 1)

BAIXE AQUI (Parte 2) – DOWNLOAD HERE (Part 2)

11 comments / Add your comment below

  1. “São duas peças bem espanholas, mas sem aqueles medonhos violonistas ventiladores-de-guitarras do flamenco.”

    Como se ser música espanhola implicasse em violões tocados a “rasgueos”. É fazer pouco da cultura musical espanhola.

    Pois tradução de post de cd de Villa em análogo blog espanhol:

    “São duas peças bem brasileiras, mas sem batucada contínua nem dançarinas semi-nuas.”

    Foi piada sua, tá certo. Foi piada minha, tá certo? O blog é bom! E esse cd também!

  2. PQP,
    violonistas ventiladores de guitarras do flamenco e dançarinas matadoras de baratas. Eu nunca lí uma descrição tão engraçada . Tens que pensar em como descrever as castanholas… k k k k
    Que o lobo mau te abençoe!

  3. Quanta maldade, PQP… “violonistas ventiladores de guitarras do flamenco e dançarinas matadoras de baratas” ? Só por curiosidade, Paco de Lucia entra nesta categoria? Estava até pensando em postar um cd maravilhoso dele tocando exatamente Manuel de Falla..

  4. Paco de Lucia é maravilhoso e grande também é o filme do extraordinário Carlos Saura, feito com ele . Amor Brujo, filmado a partir do Ballet de Manuel de Falla, é o terceiro da trilogia flamenca de Saura que se iniciou com Bodas de Sangue e seguiu com CARMEN , para mim o mais extraordinário da trilogia.
    Antonio Gades, Cristina Hoyos, Laura del Sol e Juan Antonio Jimene são os dançarinos e a beleza e sensualidade de Laura até hoje não me sai da cabeça.Laura foi a mais importante Carmem que já vi.

  5. Paco de Lucia participou do disco ”Todos os tons” de Raphael Rabello brasileiro que não deve nada a ele, aliás não deve nada a quase ninguém no pop-jazz. Os dosi juntos ”quebram tudo!”

  6. Bom, eu não faço pouco de cultura alguma, mas não gosto de dança nem da música flamenca.

    Quanto a Paco, minha irmã passou anos me torturando com ele. Mas podes – deves! – postar, FDP. Eu não sou parâmetro de bom gosto.

    Abraços.

  7. aaaaah, eu queria ventiladores de guitarras e dançarinas matadoras de barata

    🙁

    não deixem de conferir o registro do Seiji Ozawa com a Teresa Berganza, o qual considero registro definitivo desta obra.

    Abraços

Deixe uma resposta