Dmitri Shostakovich (1906-1975) – Integral das Sinfonias – Sinf. Nro. 6 (CD 5 de 11)

Lauro Machado Coelho faz uma notável defesa desta estranha Sexta em seu calhamaço Shostakovich – Vida, Música, Tempo (Ed. Perspectiva). É uma sinfonia curta, de considerável originalidade estrutural: é formado por um longo, belo e mórdido Largo, seguido de dois scherzi (Allegro e Presto). O Presto, muito circense, foi bisado na estréria, em 1939, sob a regência do genial Mravinski. Já a crítica oficial condenou como “Formalista” esta sinfonia “sem pé nem cabeça”: um Largo de vinte minutos e duas brincadeiras de 5 minutos cada… Eu acho esplêndido o primeiro movimento, que possui contatos com o Largo da Quinta e com trabalhos de Mahler e Sibelius, mas alguns especialistas admiram o grotesco e a cínica zombaria do finale. Ou seja, há controvérsias.

Não a vejo como uma obra menor, mas como uma quase não-sinfonia.

O quinto Cd desta coleção traz a Sexta junto à Décima. São obras tão diferentes que optei por separá-las, obedecendo a ordem cronológica. Então, este arquivo ficou bem pequeno.

CD 5

SYMPHONY No.6 in B Minor, Op.54

1. Largo
2. Allegro
3. Presto

Recorded: September 15, 1967

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

2 comments / Add your comment below

  1. oi!

    ainda não baixei o CD, mas tive privilégio imensamente maior – tocar a 6ª Sinfonia! – ontem – na OSPA

    apesar do clima negativo criado pelo maestrinho “enfant terrible” Joolz Gale, conseguimos superar (quase) todas as dificuldades técnicas e emocionais, e fazer uma estréia intensa e digna

    certamente é uma maravilhosa obra; “diferente” no aspecto formal, tanto ou menos quanto o são a 14ª e a 15ª

    quanto terminou o 1º movimento, me deu vontade de ir embora; sensação de missão cumprida, de plenitude, não de desprezo pelos 2 movimentos curtos!

    [ ] do a.

  2. Oi,Artur.Aqui é o Hélio,harpa na OSP,acho que vc lembra,não?Ouvi(e li)da sua indignação com o Joolz,certamente aqui muitos tb estão mas,…meu caro,o rapaz é talentosíssimo,convenhamos.Os padrões de execução mudam e em nosso tempo essas mudanças tem sido dramáticas,vc sabe.Quem não pode tocar rapidíssimo e bem vai ter que fazer outra coisa menos rápida,sei lá,…Dirigir táxi,talvez?hhh.Abç,desculpem invadir o o blog alheio.

Deixe um comentário