Igor Stravinsky (1882-1971) – Violin Concerto in D, Bela Bártok (1881-1945)- Violin Concerto No2, Dmitri Shostakovich (1906-1975)- Concerto No. 1 in A minor for Violin and Orchestra, Op. 99, Sergey Prokofiev (1891-1953) – Violin Concerto No. 2 In G Minor, Op. 63

O que estes quatro concertos para violino têm em comum além do fato de serem os mais representativos do século XX é a excepcional violinista que os interpreta, Viktoria Mullova. Sou fã desta grande violinista desde que comprei sua gravação para os Concertos de Tchaikovsky e de Sibelius, sob a direção do Seiji Ozawa e sua Orquestra Sinfônica de Boston, ainda nos anos 80.

Mullova interpreta nestes dois cds os quatro principais concertos para violino do século XX. Quatro verdadeiras provas de fogo, e Mullova os encara com tamanha competência que nos tira o fôlego muitas vezes. Destaque para a cadenza do terceiro movimento do concerto de Shostakovich, além do belíssimo 2º Concerto de Prokofiev.
Nesta série de concertos ela estará acompanhada pela Royal Philarmonic Orchestra, dirigida por Andre Previn.

Igor Stravinsky (1882-1971) – Violin Concerto in D, Bela Bártok (1881-1945)- Violin Concerto No2, Dmitri Shostakovich (1906-1975)- Concerto No. 1 in A minor for Violin and Orchestra, Op. 99, Sergey Prokofiev (1891-1953) – Violin Concerto No. 2 In G Minor, Op. 63

CD 1

01 Stravinsky – Violin Concerto in D – I – Toccata
02 Stravinsky – Violin Concerto in D – II – Aria
03 Stravinsky – Violin Concerto in D – III – Aria II
04 Stravinsky – Violin Concerto in D – IV – Capriccio
05 Bartok – Violin Concerto No2 – Allegro non troppo
06 Bartok – Violin Concerto No2 ´Andante tranquilo
07 Bartok – Violin Concerto No2 – Allegro molto

CD 2

01 Shostakovich – Concerto No. 1 in A minor for Violin and Orchestra, Op. 99I. Nocturne. Adagio
02 Shostakovich – Concerto No. 1 in A minor for Violin and Orchestra, Op. 99II. Scherzo. Allegro non troppo
03 Shostakovich – Concerto No. 1 in A minor for Violin and Orchestra, Op. 99III. Passacaglia. Andante
04 Shostakovich – Concerto No. 1 in A minor for Violin and Orchestra, Op. 99IV. Burlesca. Allegro con brio
05 Prokofiev – Violin Concerto No. 2 In G Minor, Op. 63 – Allegro moderato
06 Prokofiev – Violin Concerto No. 2 In G Minor, Op. 63 – Andante assai
07 Prokofiev – Violin Concerto No. 2 In G Minor, Op. 63 – Allegro ben marcato

Viktoria Mullova – Violin
Royal Philarmonic Orchestra
Andre Previn – Director

CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

20 comments / Add your comment below

  1. Tenho o Concerto p/ violino e orq. de Brahms com Mullova, Abbado e Filarmônica de Berlim, ao vivo de Tóquio. A mulé manda muito bem. Conheces FDP??

  2. Gostei muito do blog de vocês, mas gostaria de dar duas sugestões: Eu achei interessante esses cds com os “modernos”, mas gostaria que vocês postassem mais concertos para violino tradicionais (Beethoven, Bruch, Brahms, Mendelsohn e Tchaikovsky) e com interpretes já consagrados (Mutter, Menuhin, Accardo, etc)

    Outra sugestão: O que vocês têm contra Verdi e Puccini? Ambos compuseram óutras obras além de óperas… Sugiro o Requiem de Verdi para começar…grande obra

  3. Fabio, todos os concertos que vc sugere já foram postados com violinistas famosos (Oistrakh, Heifetz, Mutter, Vengerov, etc.). Basta procurar em postagens mais antigas. Por exemplo, logo que começamos o blog, postei uma série de gravações de Oistrakh e Heifetz. Com o Accardo, por exemplo, postei a integral dos concertos de Paganini.
    Com relação à Puccini e Verdi, eles virão com o tempo. Don´t worry.

  4. Desculpe, eu não tinha encontrado os 6 concertos do Paganini com o Accardo, mas o Concerto de Mendelssohn eu só encontrei com o Vengerov, com o qual eu não me dou muito bem apesar de respeita-lo em Mozart. Foi por isso que falei dos demais violinistas.

    Falando em violinista, sugiro também vocês postarem algo do grande Sarasate e também do Joachim.

    Com relação a Verdi e Puccini, ficarei aguardando!

    Vocês pretendem postar óperas também ou vão só se concentrar na música clássica?

  5. Eu acho um saco PucciVerdi, mas amo o Réquiem que Giuseppe escreveu, talvez por engano: é música de primeira com a orquestração pobre de sempre. Nalguma coisa ele tinha que errar, né?

  6. Fábio, estou preparando uma série de postagens de Mendelssohn que anda meio sumido daqui do blog. Na verdade, nunca demos muita atenção á ele.
    Que lhe parece a Kyung-Wha Chung, pequena notável, como todos os orientais que se dedicam ao violino (vide Sarah Chang, etc) ? Sua gravação do concerto de Mendelssohn é histórica.

  7. FDP:

    Realmente, esses orientais (especialmente os chineses) são bons! Não conheço essa violinista, mas tenho uma gravação do Lelang Chen (acho que é assim que se escreve) tocando o Concerto para Violino de Mendelssohn com a Royal Philarmonic Orchestra. Ele ganhou o concurso Yehudi Menuhin e chegou a tocar junto com o grande violinista russo. Há também um bom pianista (Lang Lang) e um tenor (Yu Qiang Dai) chineses.

    Mas a sua sugestão é excelente!!!

    PQP: Quais os seus compositores de ópera favoritos? Já notei que não gosta muito de Verdi e Puccini….eheh

  8. Não gostar de Puccini: castigo: ” Arder toda eternidade no último círculo do inferno, ao lado dos traidores, Judas e Brutus” e sendo obrigado à tortura de ouvir o ”Concerto para violino do Tchai”‘ sem parar ….ahahahah….
    Requiém de Verdi, sugiro em DVD com o Karajan e um ”timinho fraco” de 1967, Pavarotti [ novinho em folha] , Nicolai Ghiaurov , Price e Cossotto ; e em Cd com Fritz Reiner, com a Viena e no elenco ninguém menos do que Jussi Bjorling; precisa mais PQP?

  9. e este Cd para ser completo faltou o Concerto do Berg , a memória de um anjo, e a Tizigane do Ravel!
    Mas tem gente que gosta do Concerto do Tchai…ahahah…
    E nestes concertos modernos são excelentes Isaac Stern e Perlman.

  10. PQP não gosta de Puccini , Verdi e nem de Wagner;; pergunta que não quer calar: PQP gosta de óperas? …ahahah….falta só ele não gostar do Monteverdi,Haendel , Mozart e do Strauss também, aí ”fecha o pano”…aahahah…ou será que ele é fã dos Donizetti e Bellinis da vida, fã do Bel Canto…ehehe…

  11. Caro FDP:
    não consigo descompactar completamente o CD2.
    Achei que era problema do download, então baixei de novo e tentei novamente descompactar. Deu o mesmo problema.
    Será que aconteceu com mais alguém?
    O Win rar só descompacta as faixas 5 e 6 do CD2.
    Qual será o problema?

  12. Obrigado por tudo PQP, grande trabalho! Os dois arquivos estão OK Grande Sertão. O problema do CD2 é que descompactando direto usando “full path” excede os 256 caracteres tolerados pelo Windows. Simplesmente renomeia o arquivo rar do disco 2 para “1” ou “a” (somente um caractere) para ele descompactar legal!

  13. Após baixar vários discos deste blog me animei a fazer um comentário e um pedido de ajuda.

    O blog é muito bom. Tenho recomendado-o a amigos e aprendido muito não só com as publicações mas também com os textos-comentários e com os replies.

    O pedido de ajuda é o seguinte: tb tive problemas ao baixar o disco 2 desta postagem. Mas fiz como orientado e aí o winrar funcionou. No entanto, os arquivos do Shostacovitch não tocam em nenhum player que tenho. Pensei que fosse por causa dos nomes grandes mas não é possível renomeá-los – o windows explorer não disponibliza esta opção !!!

    Alguém teve este problema ? Poderia me ajudar ??

    Obrigado e grande abraço

  14. PQP,
    Estou sentindo falta no blog do Nikos Skalkottas, o “Mozart dodecafônico”. Tenho as 32 peças para piano dele, com uma pianista israelense. Amamos Bach sobre todas as coisas, mas até Ele se renascesse hoje faria música diferente…
    Abraço
    Regina
    (nada contra óperas, entretanto)

  15. Caro FDP:
    O CD2 não está reproduzindo as faixas
    eu descopactei normalmente mais as músicas não estão reproduzindo.Será que aconteceu com mais alguém?
    Qual será o problema?

  16. Caramba…..ninguém reparou que o segundo movimento (aria) do concerto pra violino do Stravinsky REPETE ou no minimo lembra (propositalmente eu imagino) o tema do 1° quarteto de Schoenberg? É o tema que abre o quarteto….É IMPRESSIONANTE, ARREPIEI…

Deixe uma resposta