F.J. Haydn (1732- 1809) – deLirium – Concerto e Noturnos para Lira Organizzata, Divertimentos para Baryton

Grande performance do Ensemble Baroque de Limoges e do Quatuor Mosaiques sob a direção de Christophe Coin, deLirium é um trabalho esplêndido sobre a célebre Lira Organizzata. Espécie de “órgão de costura” só um pouco maior do que os utilizados pelos Beatles e Renato e seus Blue Caps no início dos anos 60, recebeu atenção de Franz Josef Haydn, que produziu meia dúzia de obrinhas para o instrumento. Hoje, é um instrumento de museu e não existem mais de 20 em todo o mundo. Esses trabalhos são normalmente executados ao órgão, porém, neste CD, as obrinhas são ouvidas pela primeira vez em 200 anos em um par de Lire Organizzate. Te mete! Matthias Loibner e Thierry Nouat tocam instrumentos reconstruídos pelo luthier Wolfgang Weichselbaumer e nos mostram a suavidade do pequeno organeto de som delicado e etéreo como o do dactilófono do Les Luthiers.

Lira OrgClaro que a Lira é a estrela do espetáculo, mas o CD vem com mais esquisitices ao incluir duas peças para Baryton, outro instrumento pra lá de estranho que o patrão Nikolaus Esterházy achava legal. Tão legal que Haydn foi obrigado a escrever mais de 100 peças para aquela geringonça de oitocentas cordas e de afinação impossível. (Talvez para Esterházy, a afinação fosse um desses detalhes periféricos.) Porém, como um de nossos comentaristas salientou de forma mui douta, Haydn é foda e não consegue fazer péssima música nem de má vontade – ou seria má música de péssima vontade?

O Noturno H. 2/32 lá do final do disco é das coisas mais engraçadas, felizes e haydnianas que conheço. É um crime lesa-humor desconhecê-lo, pois é a coisa mais fofinha, como diria minha filha…

P.S. – Música e fotos roubados do amigo Bibixy.

Franz Joseph Haydn – deLirium

Concerto No. 1 for 2 lire organizzate in C major, H. 7h/1
1. Allegro
2. Andante
3. Finale

BarytonDivertimento a 8, for baryton, 2 violins, viola, cello, bass & 2 horns in A minor/A major, H. 10/3
4. Adagio
5. Allegro
6. Finale

Notturno for 2 lire organizzate, 2 clarinets, 2 horns, 2 violas & bass in G major, H. 2/27
7. Largo
8. Adagio
9. Finale

Divertimento a 8, for baryton, 2 violins, viola, cello, bass & 2 horns in G major, H. 10/12
10. Moderato
11. Adagio
12. Presto

Notturno for 2 lire organizzate, 2 clarinets, 2 horns, 2 violas & bass in C major, H. 2/32
13. Allegro moderato
14. Andante
15. Finale

Ensemble Baroque de Limoges
Quatuour Mosaiques
Christophe Coin

BAIXE AQUI (Parte 1) – DOWNLOAD HERE (Part 1)

BAIXE AQUI (Parte 2) – DOWNLOAD HERE (Part 2)

7 comments / Add your comment below

Deixe uma resposta