Nicolo Paganini (1782-1840) – Paganini for Two

De vez em quando um leitor pergunta por que o blog ainda não tem nada de Paganini, o gênio do violino do século XIX, para alguns o maior violinista de todos os tempos. Respondemos então que com o tempo ele seria postado, seguimos nossos instintos em nossas postagens, nada é planejado. Muitos planos elaborados são deixados para trás, pois em determinado momento ao fuçarmos nossos cds encontramos algum material que achamos importante postarmos.

Mas Paganini realmente estava fazendo falta por aqui. Meu irmão PQP diz que não gosta de Paganini por causa de seu virtuosismo exacerbado. Tudo em excesso, o coitado do solista sofre, e, segundo ele, seus ouvidos também sofrem. Meu irmão PQP com certeza está exagerando um tanto quanto em sua opinião, sei que no fundo, no fundo, ele admira o virtuose italiano, assim como de certa forma se rendeu à Dvorak quando postei seu concerto para violino com o excepcional Maxim Vengerov.

Mas antes de começarmos com os concertos para violino, vamos á esses magníficos duos para violino e violão, nas mãos de outros dois mestres em seus instrumentos, Gil Shaham e Goran Sollscher. FDP Bach porém confessa: apesar de ser um grande cd, sua versão favorita de algumas dessas peças é com a dupla John Williams / Itzak Perlman, cujo cd infelizmente se encontra perdido, talvez emprestado para algum “amigo” que se “esqueceu” de devolve-lo. É a minha versão favorita por ser fã de John Williams desde minha adolescência.

Por não ter tido até então nenhum contato com o violonista sueco Goran Sollscher, fui atrás de sua biografia. E pude verificar, como os senhores podem ler aqui, que o cara não é pouca coisa não. Virtuose do instrumento, tem um repertório bem vasto, que vai de Bach á Beatles. E sua parceria aqui com Gil Shaham lhes valeu excelentes críticas pela imprensa especializada. Estou ansioso aguardando o novo cd dessa dupla, onde interpretam Schubert, a grande paixão da nossa colega Clara Schumann (claro que trata-se de uma paixão platônica, afinal Clara será sempre fiel ao seu Robert). Gil Shaham já me era conhecido, mas nunca tinha ouvido com atenção suas interpretações. Bem, que podemos dizer além de que ele segue a tradição dos grandes violinistas judeus, como Perlman, Heifetz, Mintz, Stern, Szering, entre tantos outros? Além de tocar com um Stradivarius 1699, claro, do qual consegue tirar sons que possivelmente não conseguiria com outro instrumento.

Enfim, fiquemos pois com esse belíssimo cd, que tenho certo certeza lhes proporcionará momentos de intenso prazer.

Nicólo Paganini (1782-1840) – Paganini for Two

1. Sonata concertata M.S. 2 per chitarra e violino in A major – Allegro spiritoso

2. Sonata concertata M.S. 2 Sonata per chitarra e violino in A major – Adagio, assai espressivo

3. Sonata concertata M.S. 2 per chitarra e violino in A major – Rondeau. Allegretto con brio, scherzando

4. Sei sonate M.S. 27 (op.3) per violino e chitarra / Sonata n.1 – in A major – Larghetto

 5. Sei sonate M.S. 27 (op.3) per violino e chitarra / Sonata n.1 – in A major – Presto Variato – Variazione

6. Sei sonate M.S. 27 (op.3) per violino e chitarra / Sonata n.4 – in A minor – Andante largo

7. Sei sonate M.S. 27 (op.3) per violino e chitarra / Sonata n.4 – in A minor – Allegretto

8. Sei sonate M.S. 27 (op.3) per violino e chitarra / Sonata n.6 – in E minor – Andante

9. Sei sonate M.S. 27 (op.3) per violino e chitarra / Sonata n.6 – in E minor – Allegro vivo e spiritoso – Minore

10. Grand Sonata M.S.3 per chitarra e violino – in A major

11. Centone di sonate M.S.112 per violino e chitarra – Lettera A: / Sonata n.2 – in D major – Adagio cantabile

12. Centone di sonate M.S.112 per violino e chitarra – Lettera A: / Sonata n.2 – in D major – Rondoncino. Andantino, Tempo di Polacca – Minore

13. Centone di sonate M.S.112 per violino e chitarra – Lettera A: / Sonata n.4 – in A major – Adagio cantabile

14. Centone di sonate M.S.112 per violino e chitarra – Lettera A: / Sonata n.4 – in A major – Rondo. Andantino. Allegretto – Minore – Maggiore

15. Cantabile M.S.109 – in D major – per violino e chitarra (pianoforte)

16. Sonata a preghiera M.S.23 – in F minor per violino IV corda e chitarra – transcrip. f. guitar L.Hannibal – 1. Introduction. Allegro

17. Sonata a preghiera M.S.23 – in F minor per violino IV corda e chitarra – transcrip. f. guitar L.Hannibal – 2. Thème. Tempo alla Marcia

18. Sonata a preghiera M.S.23 – in F minor per violino IV corda e chitarra – transcrip. f. guitar L.Hannibal – Var. I 

19. Sonata a preghiera M.S.23 – in F minor per violino IV corda e chitarra – transcrip. f. guitar L.Hannibal – Var. II. Vigoroso –

20. Sonata a preghiera M.S.23 – in F minor per violino IV corda e chitarra – transcrip. f. guitar L.Hannibal – Var. III.

21. Sonata a preghiera M.S. 23 – in F minor per violino IV corda e chitarra – transcrip. f. guitar L.Hannibal – 3. Finale

22. Allegro vivace a movimento perpetuo M.S.72 (op.11) in C major – per violino e chitarra – Revision of guitar part Lars Hannibal

Gil Shaham – Violin

Göram Söllscher – Guitar

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

23 comments / Add your comment below

  1. Excelente postagem, só fiquei um pouco preocupado pelo fato de haver transcrições atribuídas a um certo Hannibal. Medo!

    Sabe, gostava de ouvir os Caprichos pelo Accardo. O que desaprovo são aqueles concertos…

    Abraço, mano!

  2. Senhores, peço perdão por esta postagem incompleta. A fiz ontem a tarde, no serviço, entre telefonemas que não tinham nada a ver com a questão, portanto não poderia ter dado nada mais errado, desde esquecer o básico, como colocar o link, até esta questão levantada pelo Aldo, de que estã faltando quase a metade do cd. Tentarei corriigir o problema no correr da manhã.
    ATT.
    FDP Bach,

  3. Caro PQP,
    lembre-se de que Hannibal era uma pessoa extremamente culta, e admirador de Glenn Gould.. daí podes ver sua erudição.. até transcrições de obras de Paganini ele fez.. hehehehehehe..
    Att.
    FDP Bach.

  4. Percebo que tem a disposiçao de postar os concertos do Paganini. Espero ancioso por isso, e curioso sobre qual intérprete. Tenho uma sugestão, que embora tenha achado o CD na internet, nao consegui comprar. Trata-se de uma excelente interpretação de Philippe Hirschhorn do concerto #1, quando ganhou o prêmio rainha Elisabeth, salvo engano, em 1967 ( Gidon Kremer terminou em terceiro).

    Sendo redundante, parabéns pelo blog. É a primeira vez que comento, mas baixo pelo menos duas músicas todos os dias. Muito Obrigado

  5. Sensacional essa obra! Acabo de ouvir e, certamente, me encantar por mais um grandioso músico!

    Deixo o meu ‘muito obrigado’ a vocês pela contribuição que têm feito à cultura, principalmente à formação da minha própria, he he he.

    Já pude conhecer, por intermédio de vocês, belíssimas obras, e as tenho indicado a amigos e conhecidos. Posso dizer até que ganhei um pouco mais de vida, afinal, música não é vida interior, como diz o Artur?

    Saudações!

  6. Minha nossa! Nem acredito que achei essas obras primas…
    Já fazia algum tempo que eu procurava Paganini.
    Muito obrigado mesmo!
    Abraços!

    Daniel Micali

  7. Kra tem uma coleção que é executada pelo Salvatore Accardo com várias músicas do paganini,ele tem muito na net mas é por torrent, aí jah sabe né? Bom era se vc pudesse postar essa coleção também, e outra fundamental do Paganini, que são as Sonatas para Violino.Aposto que nao soh eu, mas milhares de adimiradores de Paganini iriam te agradecer or isso. Valeu!

  8. Caro agente 47,
    Já postei anteriormente os concertos para violino de Paganini com o Salvatore Accardo. Procure aí ao lado nas categorias. Com relação a outro material, não posso lhe ajudar, por não possui-los.. sugiro procurar nos torrents.

  9. Como estudante de violão erudito, tenho que falar uma coisa: ” aaahhhh, BARALHO!!!
    ADEUS ABENÇOE A ALMA QUE POSTOU ISSO!!!!”
    xD

  10. Eu sou alucinado por esses cds “for two” com o Gil Shaham e pelo que vi é uma trilogia por enquanto, Schubert/Paganini/Dvorak pois é, não consigo o Dvorak de jeito nenhum… Por favor se alguém o tiver e puder postar saiba que estará salvando uma vida!!

  11. Gostaria de dizer que o trabalho de você é muito bom, porém gostaria de fazer um pedido, teria como colocar mais coisas sobre paganini e sobre locatelli? Sobre paganini peço principalmente sobre as variações, gosto muito da variação God Save the King.

Deixe uma resposta