Antonin Dvorák (1841-1904): Trios para Piano (Beaux Arts Trio)

Estes trios de Dvorak interpretados pelo Beaux Arts Trio já eram para ter sido postados há algum tempo, mas na correria do dia a dia, acabei esquecendo. O que é uma pena, pois trata-se de uma gravação histórica, uma das melhores já realizadas dessas obras tão peculiares. O que temos aqui é um precioso registro, realizado ainda lá no final da década de 1960, e assim se passaram cinquenta e poucos anos, mas quem se importa?

Voltar a estas obras depois de tantos anos me faz bem. Essa gravação me caiu em mãos ainda no começo do novo século, graças a gentileza de um querido amigo que sabia como eu era fã do Beaux Arts Trio, então gravou este CD pra mim. Não conhecia estas obras, Dvorák para mim até então limitava-se ao Concerto para Violoncelo e à Sinfonia nº 9. Desde a primeira audição me encantei com a delicadeza destas obras, e mais ainda com a performance deste conjunto, era um disco tão encantador e envolvente que deixei de lado alguns outros discos para ouvir este CD duplo mais atentamente.  Naquela época estava envolvido com a Universidade, e de certa forma ele foi a trilha sonora daquela período tão importante de minha vida.  Algumas vezes embalou meu sono no ônibus, quando voltava para casa de noite, depois das aulas.

Talvez o mais famoso destes trios, e mais gravado, seja o de op. 90, denominado ‘Dumky’, e assim se denominam as canções ucranianas que possuem um caráter elegíaco e reflexivo. Muito agradáveis de se ouvir em um final de semana sem maiores compromissos a não ser relaxar. E a interpretação do Beaux Arts Trio com certeza é um elemento a mais que tornam estes dois CDs IM-PER-DÍ-VEIS !!!

CD1
Piano Trio In B Flat, Op. 21
1. Allegro Molto
2. Adagio Molto E Mesto
3. Allegretto Scherzando
4. Finale (Allegro Vivace)

Piano Trio In G Minor, Op. 26
1. Allegro Moderato
2. Largo
3. Scherzo (Presto – Poco Meno Mosso)
4. Finale (Allegro Con Tanto)

CD 2
Piano Trio In F Minor, Op. 65
1. Allegro Ma Non Troppo – Poco Più Mosso, Quasi Vivace
2. Allegro Grazioso – Meno Mosso
3. Poco Adagio
4. Finale (Allegro Con Brio – Meno Mosso – Vivace)

Piano Trio In E Minor, Op. 90 “Dumky”
1. Lento Maestoso – Allegro Vivace, Quasi Doppio Movimento – Tempo I – Allegro Molto
2. Poco Adagio – Vivace Non Troppo
3. Andante – Vivace Non Troppo – Andante – Allegretto
4. Andante Moderato (Quasi Tempo Di Marcia) – Allegretto Scherzando – Meno Mosso – Allegro – Moderato 5. Allegro
6. Lento Maestoso – Vivace, Quasi Doppio Movimento – Lento – Vivace

Beaux Arts Trio
Cello – Bernard Greenhouse
Piano – Menahem Pressler
Violin – Isidore Cohen

BAIXAR AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

Deixe um comentário