Brahms (1833-1897): Quinteto com Piano, Op. 34 e Quinteto de Cordas, Op. 111 – Pavel Haas Quartet, Boris Giltburg (piano) e Pavel Nikl (viola) ֎

BRAHMS

Quinteto com Piano em fá menor, Op. 34

Quinteto de Cordas em sol maior, Op. 111

Pavel Haas Quartet

Boris Giltburg, piano

Pavel Nikl, viola

Um disco com dois quintetos de Brahms – o Quinteto com Piano e o Segundo Quinteto de Cordas (quarteto mais segunda viola) – em interpretações que (acredito) nossos leitores de Portugal vão chamar: uma power! Tanto que eu sugiro não ouvir com volume muito alto, especialmente no fone de ouvido.

O Quarteto Pavel Haas já nos visitou tocando três quartetos do grande Ludovico, mas era um disco de início de carreira deles, que começou em 2002. A formação daquela gravação, que você poderá acessar aqui, era Veronika Jarůškova, violino; Eva Karová, violino (Op. 18, 4 e Op. 135); Maria Fuxová, violino (Op. 95); Pavel Nikl, viola; Peter Jarůšek, violoncelo. Confira a formação atual logo após as faixas do disco.

Pavel Nikl

Pavel Nikl e Veronika Jarůškova são fundadores do quarteto, mas Pavel Nikl precisou se afastar por razões pessoais. No entanto, ele continua colaborando com o grupo, como é o caso no disco da postagem.

O pianista na primeira peça é Boris Giltburg, que desde 2002 tem se destacado em vários concursos para piano e já tem uma carreira de concertista consolidada. Entre seus projetos está o ciclo das Sonatas para Piano de Beethoven, para a Naxos, assim como um disco com os Concertos Nos. 1 e 2. Ele tem se destacado bastante por suas interpretações de Rachmaninov. Veja como a Gramophone aprecia suas características: His originality stems from a convergence of heart and mind, served by immaculate technique and motivated by a deep and abiding love for one of the 20th century’s greatest composer- pianists.

Boris adorando os Arcos da Lapa…

Uma frase que pesquei em uma das críticas do disco é reveladora sobre a natureza das duas peças: Where the String Quintet is radiant and vivacious, the Piano Quintet of almost 30 years earlier is stormy and impetuous. Arriscando uma traição: Onde o Quinteto de Cordas é radiante e vivaz, o Quinteto com Piano de quase trinta anos antes é tempestuoso e cheio de ímpeto. Eu conhecia mais o Quinteto com Piano (já com duas postagens aqui no Blog, aqui e aqui), mas esta gravação me revelou aspectos do Quinteto de Cordas que eu, definitivamente, conhecia pouco. Fica, assim, a dica…

Johannes Brahms (1833 – 1897)

Quinteto com Piano em fá menor, Op. 34

  1. Allegro non troppo
  2. Andante, un poco adagio
  3. Scherzo. Allegro – Trio
  4. Finale. Poco sestenuto – Allegro non troppo

Quinteto de Cordas No. 2 em sol maior, Op. 111

  1. Allegro non troppo, ma con brio
  2. Adagio
  3. Un poco allegretto
  4. Vivace ma non troppo presto

Pavel Haas Quartet

Veronika Jarůšková, violino
Marek Zwiebel, violino
Karel Untermüller, viola
Peter Jarůšek, violoncelo

Com Boris Giltburg, piano (Op. 34)

Pavel Nikl, viola (Op. 111)

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 301 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 167 MB

Over 20 years of performing, the Haas Quartet have lost none of their east European spunk and folksy edge, qualities just as valuable when playing Brahms. Fiery passions and the crispest of rhythms mark outer movements, while slow movements bask in heartfelt nostalgia. Either way, everybody wins.
The Times, Maio de 2022

Aproveite!
René Denon

Pavel Haas Quartet na ante-sala do Music Hall do PQP Bach em São Gonçalo…

4 comments / Add your comment below

  1. ha ha ha Caro René, diria que aqui, em Portugal, utilizamos esse ‘power’ no masculino quase sempre. Esta música tem um power. Ou: é um power esta interpretação. Grande abraço e bom fim de semana. Vou ouvir, claro

Deixe um comentário