Claude Debussy – Quarteto de Cordas em Sol Menor, Maurice Ravel – Quarteto de Cordas – Orlando Quartet #DEBUSSY160

Ao procurar discos para postar dentro das comemorações aos 160 anos de nascimento de Debussy encontrei este do Orlando Quartet, lançado lá em 1983, mas ainda atual. Estou ouvindo esse belíssimo CD em um final de tarde de sábado de inverno, nublado, porém não está frio, a temperatura está amena, média de 17 graus. E a execução deste ótimo grupo de Câmara nos oferece uma interpretação muito sólida e consistente.

O Orlando Quartet foi formado em 1976 e esteve ativo até 1997. Seus músicos eram de países diferentes, mas o grupo formou-se em Amsterdam. Neste ano de 1997  seu primeiro violinista, o hungaro István Párkányi formou seu próprio grupo, o István Párkányi Quartet. Não gravaram muito, mas cada um de seus discos é uma pequena jóia, belamente lapidada.

Apesar de muitas vezes serem gravadas juntas, no mesmo disco, são obras que tem dez anos de diferença entre elas. O Quarteto de Debussy foi escrito em 1893 e o de Ravel entre 1902 – 03. Infelizmente estas foram as únicas incursões dos compositores neste estilo, e por que não dizer, também na música de câmara.

Claude Debussy – String Quartet in G Minor, Op. 10

1 Animé Et Très Décidé
2 Scherzo (Assez Vif Et Bien Rhythmé)
3 Andantino, Doucement Expressif
4 Très Modéré – Très Mouvementé – Très Animé

Maurice Ravel – String Quartet in F

5 Allegro Moderato. Très Doux
6 Assez Vif. Très Rhythmé
7 Très Lent
8 Vif Et Agité

Violin [I] – István Párkányi
Violin [II] – Heinz Oberdorfer
Viola – Ferdinand Erblich
Cello – Stefan Metz

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

3 comments / Add your comment below

  1. post ma-ra-vi-lho-so!!!!! simples assim! agora, como costumo fazer, farei três propostas/pedidos:
    primeiro: um álbum duplo da deutsche grammophon muito interessante com a obra pianistica de janacek com kubelik e firkusny.
    segundo: um post ambicioso, sendo que vocês já fizeram uma parte deles há alguns anos, quando justamente conheci o pqpbach e foi amor à primeira vista. vivaldi da phillips, toda a obra com a i musici, accardo & cia; mas desta vez, proponho revalidar os posts e também postar a segunda parte que vai do op. 8 ao 12. e a coletânea também da phillips da música sacra do padre ruivo, com ninguém menos que o grande vittorio negri e outros grandes. também poderiam aproveitar e postar a ópera tito manlio com o proprio negri, pela phillips, também
    terceiro: já que postaram essa gravação com o orlando quartet, que acham de postar a integral dos quartetos de schubert com o melos?
    sugestões que são pedidos, rogos. e estou certo que serei lido e atendido, como tenho sido muitas vezes, inclusive no caso dos quartetos de prokofiev, com o emerson.
    meu muito obrigado de coração!

  2. Creio que se embanaram com as palavras, “joia belamente dilapidada”, creio gostariam de dizer “joia belamente lapidada”!

Deixe um comentário